Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-27022024-083806/ |
Resumo: | Esta pesquisa analisa e compara quatro produções audiovisuais de contextos culturais, políticos e midiáticos diversos, mas que têm em comum um significativo diálogo com obras literárias fundamentais em seus respectivos contextos nacionais: O Idiota, de Dostoiévski, e Dom Casmurro, de Machado de Assis. As produções analisadas são: os filmes O Idiota (1958), de Ivan Píriev; Capitu (1968), de Paulo César Saraceni; e as minisséries O Idiota (2003), de Vladímir Bortko; e Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho. Para isso, a pesquisa explora a imagem cultural associada a cada escritor e sua obra e o desenvolvimento e o funcionamento da indústria audiovisual no Brasil e na Rússia, por meio de um recorte de dados históricos baseados em críticos literários e cinematográficos, do repertório filmográfico de cada país e da obra produzida por cada um dos quatro diretores. A pesquisa também traz análises específicas dos quatro objetos, assim como encontra questões comuns pertinentes a eles, possibilitando a comparação de temas relacionados a: relação com as respectivas tradições literárias, características dos circuitos audiovisuais nacionais e internacional, representação das figuras femininas, funções da instância narrativa, além de manifestações de formas de ressentimento e nostalgia |
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Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom CasmurroShadows and Fantasies: Audiovisual adaptations of The Idiot and Dom CasmurroAdaptação literáriaCinemaCinemaDostoiévskiDostoyevskyLiterary adaptationMachado de AssisMachado de AssisTelevisãoTelevisionEsta pesquisa analisa e compara quatro produções audiovisuais de contextos culturais, políticos e midiáticos diversos, mas que têm em comum um significativo diálogo com obras literárias fundamentais em seus respectivos contextos nacionais: O Idiota, de Dostoiévski, e Dom Casmurro, de Machado de Assis. As produções analisadas são: os filmes O Idiota (1958), de Ivan Píriev; Capitu (1968), de Paulo César Saraceni; e as minisséries O Idiota (2003), de Vladímir Bortko; e Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho. Para isso, a pesquisa explora a imagem cultural associada a cada escritor e sua obra e o desenvolvimento e o funcionamento da indústria audiovisual no Brasil e na Rússia, por meio de um recorte de dados históricos baseados em críticos literários e cinematográficos, do repertório filmográfico de cada país e da obra produzida por cada um dos quatro diretores. A pesquisa também traz análises específicas dos quatro objetos, assim como encontra questões comuns pertinentes a eles, possibilitando a comparação de temas relacionados a: relação com as respectivas tradições literárias, características dos circuitos audiovisuais nacionais e internacional, representação das figuras femininas, funções da instância narrativa, além de manifestações de formas de ressentimento e nostalgiaThe thesis analyzes and compares four audiovisual productions from different cultural, political and media contexts, but which have in common a significant dialogue with fundamental literary works in their respective national contexts: The Idiot, by Dostoievsky, and Dom Casmurro, by Machado de Assis. The audiovisual productions analyzed are: the films The Idiot (1958), by Ivan Pyryev; Capitu (1968), by Paulo César Saraceni; and the miniseries The Idiot (2003), by Vladimir Bortko; and Capitu (2008), by Luiz Fernando Carvalho. For that, the thesis explores the cultural image associated with each writer and their work and the development and functioning of the audiovisual industry in Brazil and Russia, through a selected historical period based on literary and cinematographic critics, the film repertoire of each country, and the work produced by those four directors. The thesis also presents specific analyzes of the four objects, as well as common questions related to them, allowing the comparison of themes related to: the respective literary traditions, the national and international cinematographic circuits characteristics, representation of female figures, functions of the narrative instances, as well as manifestations of resentment and nostalgiaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOtsuka, Edu TerukiCorrêa, Gabriel de Oliveira Ribeiro do Valle2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-27022024-083806/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-27T11:49:03Zoai:teses.usp.br:tde-27022024-083806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-27T11:49:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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