Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Gabriel de Oliveira Ribeiro do Valle
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-27022024-083806/
Resumo: Esta pesquisa analisa e compara quatro produções audiovisuais de contextos culturais, políticos e midiáticos diversos, mas que têm em comum um significativo diálogo com obras literárias fundamentais em seus respectivos contextos nacionais: O Idiota, de Dostoiévski, e Dom Casmurro, de Machado de Assis. As produções analisadas são: os filmes O Idiota (1958), de Ivan Píriev; Capitu (1968), de Paulo César Saraceni; e as minisséries O Idiota (2003), de Vladímir Bortko; e Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho. Para isso, a pesquisa explora a imagem cultural associada a cada escritor e sua obra e o desenvolvimento e o funcionamento da indústria audiovisual no Brasil e na Rússia, por meio de um recorte de dados históricos baseados em críticos literários e cinematográficos, do repertório filmográfico de cada país e da obra produzida por cada um dos quatro diretores. A pesquisa também traz análises específicas dos quatro objetos, assim como encontra questões comuns pertinentes a eles, possibilitando a comparação de temas relacionados a: relação com as respectivas tradições literárias, características dos circuitos audiovisuais nacionais e internacional, representação das figuras femininas, funções da instância narrativa, além de manifestações de formas de ressentimento e nostalgia
id USP_a022cfcf12227676fbd52ab1a2bd43d7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27022024-083806
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom CasmurroShadows and Fantasies: Audiovisual adaptations of The Idiot and Dom CasmurroAdaptação literáriaCinemaCinemaDostoiévskiDostoyevskyLiterary adaptationMachado de AssisMachado de AssisTelevisãoTelevisionEsta pesquisa analisa e compara quatro produções audiovisuais de contextos culturais, políticos e midiáticos diversos, mas que têm em comum um significativo diálogo com obras literárias fundamentais em seus respectivos contextos nacionais: O Idiota, de Dostoiévski, e Dom Casmurro, de Machado de Assis. As produções analisadas são: os filmes O Idiota (1958), de Ivan Píriev; Capitu (1968), de Paulo César Saraceni; e as minisséries O Idiota (2003), de Vladímir Bortko; e Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho. Para isso, a pesquisa explora a imagem cultural associada a cada escritor e sua obra e o desenvolvimento e o funcionamento da indústria audiovisual no Brasil e na Rússia, por meio de um recorte de dados históricos baseados em críticos literários e cinematográficos, do repertório filmográfico de cada país e da obra produzida por cada um dos quatro diretores. A pesquisa também traz análises específicas dos quatro objetos, assim como encontra questões comuns pertinentes a eles, possibilitando a comparação de temas relacionados a: relação com as respectivas tradições literárias, características dos circuitos audiovisuais nacionais e internacional, representação das figuras femininas, funções da instância narrativa, além de manifestações de formas de ressentimento e nostalgiaThe thesis analyzes and compares four audiovisual productions from different cultural, political and media contexts, but which have in common a significant dialogue with fundamental literary works in their respective national contexts: The Idiot, by Dostoievsky, and Dom Casmurro, by Machado de Assis. The audiovisual productions analyzed are: the films The Idiot (1958), by Ivan Pyryev; Capitu (1968), by Paulo César Saraceni; and the miniseries The Idiot (2003), by Vladimir Bortko; and Capitu (2008), by Luiz Fernando Carvalho. For that, the thesis explores the cultural image associated with each writer and their work and the development and functioning of the audiovisual industry in Brazil and Russia, through a selected historical period based on literary and cinematographic critics, the film repertoire of each country, and the work produced by those four directors. The thesis also presents specific analyzes of the four objects, as well as common questions related to them, allowing the comparison of themes related to: the respective literary traditions, the national and international cinematographic circuits characteristics, representation of female figures, functions of the narrative instances, as well as manifestations of resentment and nostalgiaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOtsuka, Edu TerukiCorrêa, Gabriel de Oliveira Ribeiro do Valle2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-27022024-083806/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-27T11:49:03Zoai:teses.usp.br:tde-27022024-083806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-27T11:49:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
Shadows and Fantasies: Audiovisual adaptations of The Idiot and Dom Casmurro
title Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
spellingShingle Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
Corrêa, Gabriel de Oliveira Ribeiro do Valle
Adaptação literária
Cinema
Cinema
Dostoiévski
Dostoyevsky
Literary adaptation
Machado de Assis
Machado de Assis
Televisão
Television
title_short Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
title_full Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
title_fullStr Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
title_full_unstemmed Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
title_sort Sombras e fantasias: adaptações audiovisuais de O Idiota e Dom Casmurro
author Corrêa, Gabriel de Oliveira Ribeiro do Valle
author_facet Corrêa, Gabriel de Oliveira Ribeiro do Valle
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Otsuka, Edu Teruki
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Gabriel de Oliveira Ribeiro do Valle
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação literária
Cinema
Cinema
Dostoiévski
Dostoyevsky
Literary adaptation
Machado de Assis
Machado de Assis
Televisão
Television
topic Adaptação literária
Cinema
Cinema
Dostoiévski
Dostoyevsky
Literary adaptation
Machado de Assis
Machado de Assis
Televisão
Television
description Esta pesquisa analisa e compara quatro produções audiovisuais de contextos culturais, políticos e midiáticos diversos, mas que têm em comum um significativo diálogo com obras literárias fundamentais em seus respectivos contextos nacionais: O Idiota, de Dostoiévski, e Dom Casmurro, de Machado de Assis. As produções analisadas são: os filmes O Idiota (1958), de Ivan Píriev; Capitu (1968), de Paulo César Saraceni; e as minisséries O Idiota (2003), de Vladímir Bortko; e Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho. Para isso, a pesquisa explora a imagem cultural associada a cada escritor e sua obra e o desenvolvimento e o funcionamento da indústria audiovisual no Brasil e na Rússia, por meio de um recorte de dados históricos baseados em críticos literários e cinematográficos, do repertório filmográfico de cada país e da obra produzida por cada um dos quatro diretores. A pesquisa também traz análises específicas dos quatro objetos, assim como encontra questões comuns pertinentes a eles, possibilitando a comparação de temas relacionados a: relação com as respectivas tradições literárias, características dos circuitos audiovisuais nacionais e internacional, representação das figuras femininas, funções da instância narrativa, além de manifestações de formas de ressentimento e nostalgia
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-27022024-083806/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-27022024-083806/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091117231112192