Dom Casmurro e a câmera: Desafios da adaptação do narrador autoconsciente e não-confiável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19032024-132810/ |
Resumo: | Narradores autoconscientes e não-confiáveis têm estado no centro de debates no campo da narratologia literária há décadas; mais recentemente, o debate estendeu-se também para os meios audiovisuais. Esta pesquisa propõe o estudo comparativo de adaptações para cinema e televisão da obra literária Dom Casmurro (1899) sob o enfoque da teoria da adaptação e por meio da análise narratológica, concentrando-se especificamente nas questões da narração autoconsciente e não-confiável. A tese baseia-se na análise de duas adaptações do romance: Capitu (1968) e Capitu (2008), respectivamente para cinema e televisão. Articulam-se análises dessas adaptações para traçar um quadro tendo como eixo principal a estrutura narrativa, no esforço de compreender os desafios que a adaptação de narradores autoconscientes e nãoconfiáveis impõe. |
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Dom Casmurro e a câmera: Desafios da adaptação do narrador autoconsciente e não-confiável-AdaptaçãoAdaptationCinemaCinemaMachado de AssisMachado de AssisNarratologiaNarratologyTelevisãoTelevisionNarradores autoconscientes e não-confiáveis têm estado no centro de debates no campo da narratologia literária há décadas; mais recentemente, o debate estendeu-se também para os meios audiovisuais. Esta pesquisa propõe o estudo comparativo de adaptações para cinema e televisão da obra literária Dom Casmurro (1899) sob o enfoque da teoria da adaptação e por meio da análise narratológica, concentrando-se especificamente nas questões da narração autoconsciente e não-confiável. A tese baseia-se na análise de duas adaptações do romance: Capitu (1968) e Capitu (2008), respectivamente para cinema e televisão. Articulam-se análises dessas adaptações para traçar um quadro tendo como eixo principal a estrutura narrativa, no esforço de compreender os desafios que a adaptação de narradores autoconscientes e nãoconfiáveis impõe.Self-conscious unreliable narrators have been in the center of debates in the literary narratology field for decades, more recently the debate was extended to audiovisual media also. This research proposes a comparative study of film and television adaptations of the literary work Dom Casmurro (1899) from the approach of adaptation theory and through narratological analysis, focusing specifically on the issues of self-conscious and unreliable narration. The thesis is based on the analysis of two adaptations of the novel: Capitu (1968) and Capitu (2008), for cinema and television, respectively. Analyses of these adaptations are articulated to delineate a frame which has as its main axis narrative structure, in trying to comprehend the challenges the adaptation of self-conscious unreliable narrator poses.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHamburger, Esther ImperioPires, Carolina Soares2023-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19032024-132810/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-19T17:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-19032024-132810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-19T17:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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