O direito no cenário dos esportes eletrônicos: sobre o conceito de esporte e a disciplina jurídica dos e-sports
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-26092022-101904/ |
Resumo: | Existe atualmente um debate sobre a possibilidade dos esportes eletrônicos (e-sports) serem juridicamente tratados como esportes no Brasil. Nele, opiniões favoráveis ou contrárias costumam ser construídas a partir da verificação da correspondência, ou não, entre características associadas aos esportes tradicionais e características associadas aos e-sports. Contudo, embora para discussões de ordem filosófica esse metódo possa se mostrar apropriado, no campo do direito, sua adoção pode acabar ocultando questões importantes que são próprias do discurso jurídico. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é responder a seguinte pergunta: ainda que os esportes eletrônicos possam ser considerados, sob uma perspectiva histórica, social, cultural e filosófica, como esportes, seria adequada a aplicação da legislação desportiva para o cenário dos e-sports? Para isso, dividimos o trabalho em quatro capítulos: (i) no primeiro, é feita uma descrição sobre os principais agentes envolvidos no cenário dos esportes eletrônicos; (ii) no segundo, são elencados aspectos a partir dos quais o fenômeno dos esportes eletrônicos pode ser análisado; (iii) no terceiro, é enfrentada a questão sobre a possibilidade de os esportes eletrônicos serem considerados, atualmente, como esportes; e (iv) no quarto, é enfrentada a questão sobre se os esportes eletrônicos devem receber o mesmo tratamento jurídico que é dado aos esportes tradicionais. Partindo de uma concepção inferencial de conceitos jurídicos, em oposição a concepção ontológica que prevalece no debate comum, a conclusão do trabalho é no sentido de que a aplicação da legislação desportiva brasileira para o cenário dos esportes eletrônicos pode se mostrar inadequada e insuficiente, deixando de resolver questões importantes para aquela indústria e gerando ainda mais problemas de insegurança jurídica. |
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O direito no cenário dos esportes eletrônicos: sobre o conceito de esporte e a disciplina jurídica dos e-sportsThe Law in the electronic sports scene: on the concept of sport and the legal discipline of e-sportsE-sportsDireitoE-sports. SportsElectronic sportsEsportesEsportes eletrônicosFilosofia do DireitoLawPhilosophy of lawExiste atualmente um debate sobre a possibilidade dos esportes eletrônicos (e-sports) serem juridicamente tratados como esportes no Brasil. Nele, opiniões favoráveis ou contrárias costumam ser construídas a partir da verificação da correspondência, ou não, entre características associadas aos esportes tradicionais e características associadas aos e-sports. Contudo, embora para discussões de ordem filosófica esse metódo possa se mostrar apropriado, no campo do direito, sua adoção pode acabar ocultando questões importantes que são próprias do discurso jurídico. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é responder a seguinte pergunta: ainda que os esportes eletrônicos possam ser considerados, sob uma perspectiva histórica, social, cultural e filosófica, como esportes, seria adequada a aplicação da legislação desportiva para o cenário dos e-sports? Para isso, dividimos o trabalho em quatro capítulos: (i) no primeiro, é feita uma descrição sobre os principais agentes envolvidos no cenário dos esportes eletrônicos; (ii) no segundo, são elencados aspectos a partir dos quais o fenômeno dos esportes eletrônicos pode ser análisado; (iii) no terceiro, é enfrentada a questão sobre a possibilidade de os esportes eletrônicos serem considerados, atualmente, como esportes; e (iv) no quarto, é enfrentada a questão sobre se os esportes eletrônicos devem receber o mesmo tratamento jurídico que é dado aos esportes tradicionais. Partindo de uma concepção inferencial de conceitos jurídicos, em oposição a concepção ontológica que prevalece no debate comum, a conclusão do trabalho é no sentido de que a aplicação da legislação desportiva brasileira para o cenário dos esportes eletrônicos pode se mostrar inadequada e insuficiente, deixando de resolver questões importantes para aquela indústria e gerando ainda mais problemas de insegurança jurídica.There is currently a debate about the possibility of e-sports being legally treated as sports in Brazil. In this debate, favorable or contrary opinions are usually built from the verification of the correspondence, or not, between characteristics associated with traditional sports and characteristics associated with e-sports. However, although for philosophical discussions this method may prove appropriate, in the field of law, its adoption may end up hiding important issues that are typical of the legal discourse. In this context, the objective of this work is to answer the following question: although electronic sports can be considered, from a historical, social, cultural and philosophical perspective, as sports, the application of sports legislation to the scenario of e-sports would be adequate? For this purpose, we divided the work into four chapters: (i) in the first one, a description is made of the main agents involved in the electronic sports scene; (ii) in the second, we listed aspects from which the phenomenon of electronic sports can be analyzed; (iii) in the third, we addressed the issue of whether electronic sports may be currently considered sports; and (iv) in the fourth, we addressed the question of whether electronic sports should receive the same legal treatment as traditional sports. Starting from an inferential conception of legal concepts, in opposition to the ontological conception that prevails in the common debate, the conclusion of the work that the application of Brazilian sports legislation to the electronic sports scenario may prove to be inadequate and insufficient, failing to resolve important issues for that industry and creating even more problems of legal uncertainty.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaranhão, Juliano Souza de AlbuquerqueMoricochi, André de Castro2021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-26092022-101904/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-19T18:46:29Zoai:teses.usp.br:tde-26092022-101904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-19T18:46:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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