Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seno, Wesley Peron
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-29072008-142133/
Resumo: Esta pesquisa tem como enfoque a preparação do professor para atuação na educação a distância (EaD). Para tratar essa questão foram identificadas, baseado em um referencial teórico, as competências consideradas básicas ao professor para sua adequada atuação nessa modalidade de ensino. A partir da compreensão de que a aquisição de tais competências pode contribuir para uma melhor preparação docente foi criado um modelo de referência que fornece diretrizes para sistematizar o processo de capacitação para o ensino a distância. Essas diretrizes indicam o que deve ser feito para que as competências identificadas sejam tratadas, de forma sistemática, em um processo de capacitação. Para o desenvolvimento do modelo de referência foi utilizada como fonte orientadora a Soft Systems Methodology - SSM de Checkland, a qual deu sustentação e confiabilidade a esse processo. A concepção do modelo também considerou alguns aspectos referentes às abordagens analítica e sistêmica, conceitos relacionados à sinergia, eficácia e eficiência, além de uma inspiração obtida a partir dos processos de certificação/orientação da ABET - Accreditation Board for Engineering and Technology. Como resultado da verificação do comportamento do modelo na prática e de suas possíveis contribuições a uma situação real, foram indicadas melhorias ao processo de capacitação docente de uma determinada instituição de ensino. A indicação das melhorias demonstra a viabilidade e utilidade do modelo, tendo em vista o propósito ao qual foi criado. A identificação das competências e a concepção do modelo de referência para a sistematização do processo de capacitação docente para a educação a distância, bem como sua flexibilidade de utilização, são algumas das contribuições deste trabalho.
id USP_a0f7a48926079f4fd8a814134d44f394
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29072008-142133
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referênciaTeacher qualification for distance education focuses on competences: a frameworkCapacitação de professoresCompetencesCompetênciasDistance educationEducação a distânciaSoft systems methodologySoft systems methodologyTeacher's qualificationEsta pesquisa tem como enfoque a preparação do professor para atuação na educação a distância (EaD). Para tratar essa questão foram identificadas, baseado em um referencial teórico, as competências consideradas básicas ao professor para sua adequada atuação nessa modalidade de ensino. A partir da compreensão de que a aquisição de tais competências pode contribuir para uma melhor preparação docente foi criado um modelo de referência que fornece diretrizes para sistematizar o processo de capacitação para o ensino a distância. Essas diretrizes indicam o que deve ser feito para que as competências identificadas sejam tratadas, de forma sistemática, em um processo de capacitação. Para o desenvolvimento do modelo de referência foi utilizada como fonte orientadora a Soft Systems Methodology - SSM de Checkland, a qual deu sustentação e confiabilidade a esse processo. A concepção do modelo também considerou alguns aspectos referentes às abordagens analítica e sistêmica, conceitos relacionados à sinergia, eficácia e eficiência, além de uma inspiração obtida a partir dos processos de certificação/orientação da ABET - Accreditation Board for Engineering and Technology. Como resultado da verificação do comportamento do modelo na prática e de suas possíveis contribuições a uma situação real, foram indicadas melhorias ao processo de capacitação docente de uma determinada instituição de ensino. A indicação das melhorias demonstra a viabilidade e utilidade do modelo, tendo em vista o propósito ao qual foi criado. A identificação das competências e a concepção do modelo de referência para a sistematização do processo de capacitação docente para a educação a distância, bem como sua flexibilidade de utilização, são algumas das contribuições deste trabalho.This research focuses on improving teacher skills for distance education (DE). To treat this issue teacher\'s basic competences have been identified for his/her suitable performance in this relative new teaching modality. Once we accept that it is always possible to improve teacher\'s teaching capacity, a framework has been created to systematize the qualification process for distance teaching. This framework provides guidelines that indicate what must be done so that the identified competences could be treated in a systematic way. Checkland\'s Soft Systems Methodology - SSM has been used as a reference model providing reliability and support for the process of the framework creation. The conception of the framework also considered some concepts related to analytic and systemic approaches, as well as synergy, efficacy and efficiency. In addition, the conceptualized model has been inspired on ABET (Accreditation Board for Engineering and Technology) certification/orientation process. As a result of the model application to a real situation, improvements have been indicated to teacher\'s qualification process of a college. These improvements demonstrate the feasibility and utility of the created framework. The contributions of this thesis are related to the desirable skills and competences that warranty mastery to the teachers involved in DE and to the flexibility of the framework which could be used in different situations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBelhot, Renato VairoSeno, Wesley Peron2007-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-29072008-142133/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-29072008-142133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência
Teacher qualification for distance education focuses on competences: a framework
title Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência
spellingShingle Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência
Seno, Wesley Peron
Capacitação de professores
Competences
Competências
Distance education
Educação a distância
Soft systems methodology
Soft systems methodology
Teacher's qualification
title_short Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência
title_full Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência
title_fullStr Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência
title_full_unstemmed Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência
title_sort Capacitação docente para a educação a distância sob a óptica de competências: um modelo de referência
author Seno, Wesley Peron
author_facet Seno, Wesley Peron
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Belhot, Renato Vairo
dc.contributor.author.fl_str_mv Seno, Wesley Peron
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação de professores
Competences
Competências
Distance education
Educação a distância
Soft systems methodology
Soft systems methodology
Teacher's qualification
topic Capacitação de professores
Competences
Competências
Distance education
Educação a distância
Soft systems methodology
Soft systems methodology
Teacher's qualification
description Esta pesquisa tem como enfoque a preparação do professor para atuação na educação a distância (EaD). Para tratar essa questão foram identificadas, baseado em um referencial teórico, as competências consideradas básicas ao professor para sua adequada atuação nessa modalidade de ensino. A partir da compreensão de que a aquisição de tais competências pode contribuir para uma melhor preparação docente foi criado um modelo de referência que fornece diretrizes para sistematizar o processo de capacitação para o ensino a distância. Essas diretrizes indicam o que deve ser feito para que as competências identificadas sejam tratadas, de forma sistemática, em um processo de capacitação. Para o desenvolvimento do modelo de referência foi utilizada como fonte orientadora a Soft Systems Methodology - SSM de Checkland, a qual deu sustentação e confiabilidade a esse processo. A concepção do modelo também considerou alguns aspectos referentes às abordagens analítica e sistêmica, conceitos relacionados à sinergia, eficácia e eficiência, além de uma inspiração obtida a partir dos processos de certificação/orientação da ABET - Accreditation Board for Engineering and Technology. Como resultado da verificação do comportamento do modelo na prática e de suas possíveis contribuições a uma situação real, foram indicadas melhorias ao processo de capacitação docente de uma determinada instituição de ensino. A indicação das melhorias demonstra a viabilidade e utilidade do modelo, tendo em vista o propósito ao qual foi criado. A identificação das competências e a concepção do modelo de referência para a sistematização do processo de capacitação docente para a educação a distância, bem como sua flexibilidade de utilização, são algumas das contribuições deste trabalho.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-29072008-142133/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-29072008-142133/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257479299203072