Prescrições curriculares e formação docente para o ensino de ciências: possíveis implicações das escolhas do Currículo da Cidade para a formação de estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-103622/
Resumo: O presente estudo busca analisar a recontextualização das orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de ciências nas prescrições curriculares da rede municipal de ensino de São Paulo, focalizando seus impactos na formação de professores e no cumprimento da função social da escola. Embasada no conceito de Alfabetização Científica e nos elementos relacionados ao Discurso Pedagógico, a pesquisa visa entender as mudanças nos textos da BNCC e do Currículo da Cidade em relação ao ensino de ciências, especialmente no que se refere ao Discurso Pedagógico. A análise documental concentrou-se em duas prescrições curriculares: a BNCC e o Currículo da Cidade. Além disso, foi examinado o material de um processo de formação continuada oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e um grupo focal com formadores(as) envolvidos(as) nesse processo também foi conduzido. Os resultados revelaram uma maior aproximação de elementos característicos do conceito de Alfabetização Científica nas prescrições curriculares do Currículo da Cidade, em comparação com a BNCC. Ambos os documentos focalizaram aspectos mais internalistas da ciência, relacionados aos produtos e processos das ciências naturais. A ênfase dada às competências e habilidades na BNCC, em comparação com os direitos e objetivos de aprendizagem no Currículo da Cidade, revelou um destaque maior à natureza da ciência na BNCC, enquanto o Currículo da Cidade enfatizou termos e conceitos. Quanto ao Discurso Pedagógico, ambos os documentos demonstraram uma ênfase global maior no Discurso Instrucional. Na recontextualização das prescrições curriculares da BNCC nos processos de formação continuada, observou-se uma significativa ênfase nos elementos da Alfabetização Científica, sugerindo que essa recontextualização pode estar mais diretamente relacionada ao Currículo da Cidade do que à BNCC. No contexto específico da formação continuada para professores do ensino fundamental I, verificou-se um distanciamento desses profissionais do movimento formativo, sugerindo que os conhecimentos valorizados nas ações formativas estão mais relacionados a Língua Portuguesa e Matemática. A análise dos conhecimentos e dos elementos do Discurso Pedagógico na formação continuada mostrou uma proximidade não apenas com a Alfabetização Científica, mas também com elementos do Discurso Regulador, indicando uma orientação mais diretiva para adequar as práticas docentes ao que é proposto pelo Currículo da Cidade. O estudo reconhece limitações e destaca a necessidade de pesquisas mais aprofundadas para desvelar questões emergentes ao longo da investigação.
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Embasada no conceito de Alfabetização Científica e nos elementos relacionados ao Discurso Pedagógico, a pesquisa visa entender as mudanças nos textos da BNCC e do Currículo da Cidade em relação ao ensino de ciências, especialmente no que se refere ao Discurso Pedagógico. A análise documental concentrou-se em duas prescrições curriculares: a BNCC e o Currículo da Cidade. Além disso, foi examinado o material de um processo de formação continuada oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e um grupo focal com formadores(as) envolvidos(as) nesse processo também foi conduzido. Os resultados revelaram uma maior aproximação de elementos característicos do conceito de Alfabetização Científica nas prescrições curriculares do Currículo da Cidade, em comparação com a BNCC. Ambos os documentos focalizaram aspectos mais internalistas da ciência, relacionados aos produtos e processos das ciências naturais. A ênfase dada às competências e habilidades na BNCC, em comparação com os direitos e objetivos de aprendizagem no Currículo da Cidade, revelou um destaque maior à natureza da ciência na BNCC, enquanto o Currículo da Cidade enfatizou termos e conceitos. Quanto ao Discurso Pedagógico, ambos os documentos demonstraram uma ênfase global maior no Discurso Instrucional. Na recontextualização das prescrições curriculares da BNCC nos processos de formação continuada, observou-se uma significativa ênfase nos elementos da Alfabetização Científica, sugerindo que essa recontextualização pode estar mais diretamente relacionada ao Currículo da Cidade do que à BNCC. No contexto específico da formação continuada para professores do ensino fundamental I, verificou-se um distanciamento desses profissionais do movimento formativo, sugerindo que os conhecimentos valorizados nas ações formativas estão mais relacionados a Língua Portuguesa e Matemática. A análise dos conhecimentos e dos elementos do Discurso Pedagógico na formação continuada mostrou uma proximidade não apenas com a Alfabetização Científica, mas também com elementos do Discurso Regulador, indicando uma orientação mais diretiva para adequar as práticas docentes ao que é proposto pelo Currículo da Cidade. O estudo reconhece limitações e destaca a necessidade de pesquisas mais aprofundadas para desvelar questões emergentes ao longo da investigação.The present study seeks to analyze the recontextualization of the guidelines found in the National Common Curricular Base (BNCC) for science teaching within the curricular prescriptions of municipal public schools in São Paulo, observing their impacts on teacher training and the fulfillment of the schools social function, based on the concept of Scientific Literacy and on Pedagogical Discourse classifications. The research aims to understand the changes in the texts of BNCC and in those of the City Curriculum concerning science teaching, especially changes related to Pedagogical Discourse. The documentary analysis focused on two official curriculum prescriptions: the BNCC and the City Curriculum. Furthermore, we examined the material from a continuing training offered by the Municipal Department of Education of São Paulo; and conducted a focus group with some instructors involved in this process. The results revealed a greater approximation of Scientific Literacy elements in the curricular prescriptions of the City Curriculum, compared to the BNCC. Both documents focused rather on internalist aspects of science, related to the products and processes of natural sciences. The emphasis in the BNCC competencies and skills, compared to the City Curriculum rights and learning objectives, revealed a greater importance of themes around the nature of science in the BNCC, while the City Curriculum highlighted terminologies and concepts. Regarding Pedagogical Discourse, both documents demonstrated a greater overall emphasis on Instructional Discourse. Regarding the recontextualization of BNCC curricular prescriptions within continuing teacher training courses, a significant emphasis was observed on Scientific Literacy elements, suggesting that said recontextualization may be more directly related to the City Curriculum than to the BNCC. In the specific context of the continued training of elementary and middle school teachers, these professionals have distanced themselves from the training movement, suggesting that the knowledge valued in training initiatives is more strongly associated to Portuguese Language and Mathematics. The analysis of the employed knowledge and the observation of the elements of the Pedagogical Discourse in continuing education showed a proximity not only to Scientific Literacy but also to elements of the Regulatory Discourse, indicating a more directive orientation to adapt teaching practices to what is proposed by the City Curriculum. The study recognizes limitations, and highlights the need for more in-depth research to uncover emerging issues which appeared throughout the investigation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGalian, Claudia Valentina AssumpçãoPereira, Rafael Gonçalves2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22042024-103622/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-30T19:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-22042024-103622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-30T19:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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