Confiança nas relações entre líderes e liderados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Luiz Bruno
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.12.2013.tde-17022014-205225
Resumo: Este trabalho explora o tema confiança nas relações entre líderes e liderados, tendo como base a teoria do flow, de Mihaly Csikszentmihalyi, e a trípode do trabalho, de Gillian Stamp (Bioss International). O principal objetivo foi testar a hipótese de que líderes e liderados em condições de flow estão associados a níveis altos de confiança mútua entre líderes e liderados. O método de pesquisa foi um estudo de campo, conduzido em nove empresas, com 643 respondentes a um questionário a respeito de suas percepções sobre o quanto seus trabalhos estão exigindo o melhor de suas capacidades e 1.036 questionários respondidos por líderes e liderados relativos à qualidade da liderança recebida e, em particular, à percepção de confiança do líder para o liderado, nessa relação. Os dados foram tratados nas categorias gerais da população e na categoria particular da relação de pares entre líderes e liderados. Foram conduzidas análises inferenciais com base nos dados coletivos e foram conduzidos testes de hipóteses para as relações específicas de pares de líderes e liderados. Os resultados comparativos demonstram que a hipótese central deste estudo se confirma. Quando líderes e liderados se sentem em condições ótimas de flow a percepção de confiança mútua é alta. O contrário também se confirma, quando ambos - o líder e o liderado - estão em condições não ótimas de flow, a percepção de confiança mútua é baixa. Complementarmente, 46 entrevistas foram conduzidas com o objetivo de comparar como líderes e liderados compreendem e definem o significado do tema confiança e associar as definições obtidas com as teorias básicas da confiança encontradas. Esses resultados qualitativos mostraram que a Teoria Sociológica da Confiança é a que melhor reflete as experiências práticas dos participantes. E, também, que líderes e liderados, quando em flow e numa condição de confiança mútua, relatam experiências qualitativamente diferentes com relação ao trabalho, em particular nas dimensões de autonomia, na confiança recebida para o uso dos próprios julgamentos e nos processos participativos.
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O método de pesquisa foi um estudo de campo, conduzido em nove empresas, com 643 respondentes a um questionário a respeito de suas percepções sobre o quanto seus trabalhos estão exigindo o melhor de suas capacidades e 1.036 questionários respondidos por líderes e liderados relativos à qualidade da liderança recebida e, em particular, à percepção de confiança do líder para o liderado, nessa relação. Os dados foram tratados nas categorias gerais da população e na categoria particular da relação de pares entre líderes e liderados. Foram conduzidas análises inferenciais com base nos dados coletivos e foram conduzidos testes de hipóteses para as relações específicas de pares de líderes e liderados. Os resultados comparativos demonstram que a hipótese central deste estudo se confirma. Quando líderes e liderados se sentem em condições ótimas de flow a percepção de confiança mútua é alta. O contrário também se confirma, quando ambos - o líder e o liderado - estão em condições não ótimas de flow, a percepção de confiança mútua é baixa. Complementarmente, 46 entrevistas foram conduzidas com o objetivo de comparar como líderes e liderados compreendem e definem o significado do tema confiança e associar as definições obtidas com as teorias básicas da confiança encontradas. Esses resultados qualitativos mostraram que a Teoria Sociológica da Confiança é a que melhor reflete as experiências práticas dos participantes. E, também, que líderes e liderados, quando em flow e numa condição de confiança mútua, relatam experiências qualitativamente diferentes com relação ao trabalho, em particular nas dimensões de autonomia, na confiança recebida para o uso dos próprios julgamentos e nos processos participativos. This work explores the theme of trust in the relationship between leaders and subordinates based on Mihaly Csikszentmihalyi\'s flow theory and Gillian Stamp\'s tripod of work (Bioss International). The main objective was to test the hypothesis that leaders and subordinates when in a condition called flow are associated with high levels of mutual trust between leaders and subordinates. The research method was a field study conducted with nine companies, with 643 respondents to a questionnaire as whether their perceptions of how their jobs are demanding at the best of their abilities and 1,036 questionnaires answered by leaders and subordinates related to the quality of leadership received and, in particular, the perception of leader\'s trust between leaders and subordinates in this relationship. The data were treated in both the general categories of the population and the particular category of relationship between pairs of leaders and subordinates. Inferential analyzes were conducted based on the collective data. Hypothesis tests were conducted for the specific pairs of leaders and subordinates. The comparative confirms the hypothesis of this study. When leaders and subordinates are in optimal conditions of flow perception of mutual trust is high. The opposite was also confirmed: when both the leader and their specific subordinates are under non optimal flow, the perception of mutual trust is low. Additionally, 46 interviews were conducted with the objective of comparing how leaders and subordinates understand and define the meaning of the subject trust and associate their definitions obtained with the basic theories of trust found. These qualitative results showed that the Sociological Theory of Trust is that better reflects the practical experiences of the participants. And, also, that when leaders and subordinates are in flow and in a condition of mutual trust, reported qualitatively different experiences with regard to work, particularly on the dimensions of autonomy, for the trust they receive in using their judgments and in participatory processes. https://doi.org/10.11606/T.12.2013.tde-17022014-205225info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:10:17Zoai:teses.usp.br:tde-17022014-205225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:47:03.404785Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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