A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maximo, Shaila Regina Herculano Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-28062021-175501/
Resumo: A produção de materiais audiovisuais por crianças tem aumentado nos últimos anos e, por isso, as formas de produção de cultura infantil ganharam nova roupagem. No campo da ciência, os vídeos desenvolvidos por crianças e publicados no Youtube poderiam ter, a princípio, o papel de divulgação científica. Mas nem sempre essa é a realidade e as produções podem trazer, na prática, objetivos de outra natureza. Tendo isso em vista, o objetivo dessa pesquisa foi analisar vídeos denominados científicos por seus produtores e que tenham crianças como protagonistas a fim de verificar se seus conteúdos têm o intuito de promover ciência ou se há outros objetivos por trás dessa produção. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso na análise e comparação de dois vídeos de canais diferentes, apresentados por crianças, com a temática das ciências da natureza, na rede social Youtube. O conteúdo foi analisado do ponto de vista da análise do discurso, da argumentação e da cultura de mídia. Concluímos que, nos dois casos, as produções estão mais a serviço da autopromoção da criança e da lucratividade com a rede social do que fazendo o papel de divulgação científica. Apesar disso, podem ser utilizados como conteúdo para instigar a curiosidade das crianças e despertar o anseio pela busca de respostas para explicar os fenômenos naturais que as cercam
id USP_a6aaa73468952335a0756c0e53ba0372
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28062021-175501
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no YoutubeScientific dissemination by children: a comparison of productions on YoutubeChildCriançaDivulgação científicaScience popularizationVideosVídeosYoutubeYoutubeA produção de materiais audiovisuais por crianças tem aumentado nos últimos anos e, por isso, as formas de produção de cultura infantil ganharam nova roupagem. No campo da ciência, os vídeos desenvolvidos por crianças e publicados no Youtube poderiam ter, a princípio, o papel de divulgação científica. Mas nem sempre essa é a realidade e as produções podem trazer, na prática, objetivos de outra natureza. Tendo isso em vista, o objetivo dessa pesquisa foi analisar vídeos denominados científicos por seus produtores e que tenham crianças como protagonistas a fim de verificar se seus conteúdos têm o intuito de promover ciência ou se há outros objetivos por trás dessa produção. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso na análise e comparação de dois vídeos de canais diferentes, apresentados por crianças, com a temática das ciências da natureza, na rede social Youtube. O conteúdo foi analisado do ponto de vista da análise do discurso, da argumentação e da cultura de mídia. Concluímos que, nos dois casos, as produções estão mais a serviço da autopromoção da criança e da lucratividade com a rede social do que fazendo o papel de divulgação científica. Apesar disso, podem ser utilizados como conteúdo para instigar a curiosidade das crianças e despertar o anseio pela busca de respostas para explicar os fenômenos naturais que as cercamThe production of audiovisual materials for children has increased in recent years and, therefore, as ways of producing children\'s culture have gained a new guise. In the field of science, videos shown by children and published on Youtube may, in principle, have the role of scientific dissemination, but this is not always the reality and the productions can bring another objectives. Bearing this in mind, the objective of this work is to analyze videos called scientific by their producers and that present children as protagonists in order to verify if their contents are intended to promote science or if there are other aims behind this production. The case study methodology was used in the analysis and comparison of two videos from different channels, presented by children, with the theme of science, on YouTube social network. The content was analyzed from the point of view of discourse analysis, argumentation and media culture. It was concluded that, in two cases, productions are more a service for the promotion of children and profitability with a social network instead of playing promoting scientific dissemination. Despite this, it can be used as content to instill children\'s curiosity and to awaken the desire to research for answers to explain the natural phenomena that surround itBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Emerson Izidoro dosMaximo, Shaila Regina Herculano Almeida2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-28062021-175501/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-01T19:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-28062021-175501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-01T19:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube
Scientific dissemination by children: a comparison of productions on Youtube
title A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube
spellingShingle A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube
Maximo, Shaila Regina Herculano Almeida
Child
Criança
Divulgação científica
Science popularization
Videos
Vídeos
Youtube
Youtube
title_short A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube
title_full A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube
title_fullStr A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube
title_full_unstemmed A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube
title_sort A divulgação científica por crianças: uma comparação de produções no Youtube
author Maximo, Shaila Regina Herculano Almeida
author_facet Maximo, Shaila Regina Herculano Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Emerson Izidoro dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Maximo, Shaila Regina Herculano Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Child
Criança
Divulgação científica
Science popularization
Videos
Vídeos
Youtube
Youtube
topic Child
Criança
Divulgação científica
Science popularization
Videos
Vídeos
Youtube
Youtube
description A produção de materiais audiovisuais por crianças tem aumentado nos últimos anos e, por isso, as formas de produção de cultura infantil ganharam nova roupagem. No campo da ciência, os vídeos desenvolvidos por crianças e publicados no Youtube poderiam ter, a princípio, o papel de divulgação científica. Mas nem sempre essa é a realidade e as produções podem trazer, na prática, objetivos de outra natureza. Tendo isso em vista, o objetivo dessa pesquisa foi analisar vídeos denominados científicos por seus produtores e que tenham crianças como protagonistas a fim de verificar se seus conteúdos têm o intuito de promover ciência ou se há outros objetivos por trás dessa produção. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso na análise e comparação de dois vídeos de canais diferentes, apresentados por crianças, com a temática das ciências da natureza, na rede social Youtube. O conteúdo foi analisado do ponto de vista da análise do discurso, da argumentação e da cultura de mídia. Concluímos que, nos dois casos, as produções estão mais a serviço da autopromoção da criança e da lucratividade com a rede social do que fazendo o papel de divulgação científica. Apesar disso, podem ser utilizados como conteúdo para instigar a curiosidade das crianças e despertar o anseio pela busca de respostas para explicar os fenômenos naturais que as cercam
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-28062021-175501/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-28062021-175501/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257436025520128