Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Receputi, Caian Cremasco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-10122019-170438/
Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre as compreensões sobre \"experimentação\" de professores que lecionam em cursos de Licenciatura em Química de 89 diferentes universidades brasileiras, localizadas em 26 Estados, abrangendo 275 professores. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as Representações Sociais (RS) sobre \"experimentação\" dos formadores de professores de Química, participantes, ou não, de subprojetos PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a abordagem estrutural da Teoria das RS, que estabelece a existência de um Núcleo Central (NC) que confere significado à representação. Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário com 13 questões, das quais quatro referem-se à técnica de livre associação de palavras a partir do termo indutor \"experimentação\", enquanto as demais visam caracterizar os sujeitos da pesquisa. Para o tratamento das informações e determinação das RS desses grupos, empregou-se a Análise Prototípica proposta por Vergès e a Análise de Similitude. Posteriormente, utilizaram-se proposições da análise de conteúdo, segundo a abordagem de Bardin para atribuir significado aos termos destas RS. Os resultados mostram RS distintas para os dois grupos pois, enquanto o termo constituinte do NC da RS sobre \"experimentação\" para os Coordenadores do PIBID é investigação, para os não- Coordenadores do PIBID, o termo que constitui o NC da RS é laboratório. Identificou-se que tanto Coordenadores como não-Coordenadores do PIBID apresentam uma percepção sobre \"experimentação\" voltada, em grande parte, para os aspectos educacionais, para a formação de professores de Química. Porém, enquanto os Coordenadores do PIBID tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemáticas desse espaço, os não-Coordenadores tendem a pensar no desenvolvimento das atividades experimentais no contexto do Ensino Superior e no desenvolvimento de pesquisas. Conclui-se que há diferenças na RS sobre \"experimentação\" dos Coordenadores e não-Coordenadores do PIBID. Estas diferenças se dão, principalmente, pelas práticas desenvolvidas no âmbito do subprojeto PIBID-Química, as quais aproximam o Coordenador da realidade da escola da Educação Básica, modificando suas percepções sobre esse contexto e sobre a sua atuação na formação dos futuros professores, conduzindo à reelaboração de sua visão sobre o ensino e a prática docente. Este é um importante indício de que o PIBID tem contribuído para a formação continuada dos professores dos cursos de Licenciatura em Química, o que se reflete na formação dos licenciandos, sejam eles participantes PIBID ou não.
id USP_a7391a1a8c4e42200e2e666677939459
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10122019-170438
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações SociaisPerceptions of teachers of initial teacher education courses on \"experimentation\", in the Social Representations Theory approach.Coordenador de ÁreaExperimentaçãoexperimentationFormação de professoresinitial teacher educationPIBIDPIBIDproject supervisorRepresentação Social.social representation.Esta Dissertação apresenta um estudo sobre as compreensões sobre \"experimentação\" de professores que lecionam em cursos de Licenciatura em Química de 89 diferentes universidades brasileiras, localizadas em 26 Estados, abrangendo 275 professores. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as Representações Sociais (RS) sobre \"experimentação\" dos formadores de professores de Química, participantes, ou não, de subprojetos PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a abordagem estrutural da Teoria das RS, que estabelece a existência de um Núcleo Central (NC) que confere significado à representação. Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário com 13 questões, das quais quatro referem-se à técnica de livre associação de palavras a partir do termo indutor \"experimentação\", enquanto as demais visam caracterizar os sujeitos da pesquisa. Para o tratamento das informações e determinação das RS desses grupos, empregou-se a Análise Prototípica proposta por Vergès e a Análise de Similitude. Posteriormente, utilizaram-se proposições da análise de conteúdo, segundo a abordagem de Bardin para atribuir significado aos termos destas RS. Os resultados mostram RS distintas para os dois grupos pois, enquanto o termo constituinte do NC da RS sobre \"experimentação\" para os Coordenadores do PIBID é investigação, para os não- Coordenadores do PIBID, o termo que constitui o NC da RS é laboratório. Identificou-se que tanto Coordenadores como não-Coordenadores do PIBID apresentam uma percepção sobre \"experimentação\" voltada, em grande parte, para os aspectos educacionais, para a formação de professores de Química. Porém, enquanto os Coordenadores do PIBID tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemáticas desse espaço, os não-Coordenadores tendem a pensar no desenvolvimento das atividades experimentais no contexto do Ensino Superior e no desenvolvimento de pesquisas. Conclui-se que há diferenças na RS sobre \"experimentação\" dos Coordenadores e não-Coordenadores do PIBID. Estas diferenças se dão, principalmente, pelas práticas desenvolvidas no âmbito do subprojeto PIBID-Química, as quais aproximam o Coordenador da realidade da escola da Educação Básica, modificando suas percepções sobre esse contexto e sobre a sua atuação na formação dos futuros professores, conduzindo à reelaboração de sua visão sobre o ensino e a prática docente. Este é um importante indício de que o PIBID tem contribuído para a formação continuada dos professores dos cursos de Licenciatura em Química, o que se reflete na formação dos licenciandos, sejam eles participantes PIBID ou não.This Master Thesis presents a study concerning the understanding about \"experimentation\" of 275 teachers of undergraduate courses on Chemistry initial teacher education of 89 different Brazilian universities, located in 26 States. This study aims to investigate the Social Representations (SR) on \"experimentation\" of these Chemistry teachers that are participants, or not, of PIBID-Chemistry subprojects. We adopted the SR Theory structural approach, which allows the recognition of a Central Core (CC) that confers meaning to the representation. To gather the information, we employed a questionnaire with 13 questions, of which four refer to the technique of free association of words to the inductor term \"experimentation\", while the others aim at the characterization of the research subjects. For the analysis of this information and determination of the social representations\' CC of these groups, we used the Prototypic Analysis proposed by Vergès and the Similitude Analysis. Subsequently, propositions of content analysis, accordingly to Bardin\'s approach, allowed the assignment of meaning to the CC terms of these SR. The results show different SR for the two groups. The term constituent of the SR\' CC concerning \"experimentation\" means investigation for the supervisors of the PIBID program. In the case of the non-supervisors of this program, the term that constitutes the CC of the RS is laboratory. The perception of both groups about \"experimentation\" focused, in large part, on educational aspects, for the training of the future Chemistry teachers. However, while the PIBID supervisors tend to relate the development of experimental activities to the school context, taking into account the particularities and problems of this space, non-supervisors tend to think about the development of experimental activities in the context of Higher Education and research development. It was possible to conclude that the participation on the PIBID project has contributed to the PIBID supervisor\' SR resignification of \"experimentation\", which implies in the modification of their conceptions about the formation of teachers. This result should reflect on the undergraduate students formation to become teachers, whether they are PIBID participants or not.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Daisy de BritoReceputi, Caian Cremasco2019-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-10122019-170438/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-20T18:09:01Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-170438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-20T18:09:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais
Perceptions of teachers of initial teacher education courses on \"experimentation\", in the Social Representations Theory approach.
title Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais
spellingShingle Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais
Receputi, Caian Cremasco
Coordenador de Área
Experimentação
experimentation
Formação de professores
initial teacher education
PIBID
PIBID
project supervisor
Representação Social.
social representation.
title_short Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais
title_full Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais
title_fullStr Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais
title_full_unstemmed Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais
title_sort Percepções De Professores De Licenciaturas Em Química Sobre \"Experimentação\", na Perspectiva Da Teoria Das Representações Sociais
author Receputi, Caian Cremasco
author_facet Receputi, Caian Cremasco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Daisy de Brito
dc.contributor.author.fl_str_mv Receputi, Caian Cremasco
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador de Área
Experimentação
experimentation
Formação de professores
initial teacher education
PIBID
PIBID
project supervisor
Representação Social.
social representation.
topic Coordenador de Área
Experimentação
experimentation
Formação de professores
initial teacher education
PIBID
PIBID
project supervisor
Representação Social.
social representation.
description Esta Dissertação apresenta um estudo sobre as compreensões sobre \"experimentação\" de professores que lecionam em cursos de Licenciatura em Química de 89 diferentes universidades brasileiras, localizadas em 26 Estados, abrangendo 275 professores. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as Representações Sociais (RS) sobre \"experimentação\" dos formadores de professores de Química, participantes, ou não, de subprojetos PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a abordagem estrutural da Teoria das RS, que estabelece a existência de um Núcleo Central (NC) que confere significado à representação. Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário com 13 questões, das quais quatro referem-se à técnica de livre associação de palavras a partir do termo indutor \"experimentação\", enquanto as demais visam caracterizar os sujeitos da pesquisa. Para o tratamento das informações e determinação das RS desses grupos, empregou-se a Análise Prototípica proposta por Vergès e a Análise de Similitude. Posteriormente, utilizaram-se proposições da análise de conteúdo, segundo a abordagem de Bardin para atribuir significado aos termos destas RS. Os resultados mostram RS distintas para os dois grupos pois, enquanto o termo constituinte do NC da RS sobre \"experimentação\" para os Coordenadores do PIBID é investigação, para os não- Coordenadores do PIBID, o termo que constitui o NC da RS é laboratório. Identificou-se que tanto Coordenadores como não-Coordenadores do PIBID apresentam uma percepção sobre \"experimentação\" voltada, em grande parte, para os aspectos educacionais, para a formação de professores de Química. Porém, enquanto os Coordenadores do PIBID tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemáticas desse espaço, os não-Coordenadores tendem a pensar no desenvolvimento das atividades experimentais no contexto do Ensino Superior e no desenvolvimento de pesquisas. Conclui-se que há diferenças na RS sobre \"experimentação\" dos Coordenadores e não-Coordenadores do PIBID. Estas diferenças se dão, principalmente, pelas práticas desenvolvidas no âmbito do subprojeto PIBID-Química, as quais aproximam o Coordenador da realidade da escola da Educação Básica, modificando suas percepções sobre esse contexto e sobre a sua atuação na formação dos futuros professores, conduzindo à reelaboração de sua visão sobre o ensino e a prática docente. Este é um importante indício de que o PIBID tem contribuído para a formação continuada dos professores dos cursos de Licenciatura em Química, o que se reflete na formação dos licenciandos, sejam eles participantes PIBID ou não.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-10122019-170438/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-10122019-170438/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256930647539712