REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Receputi, Caian Cremasco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Magro Pereira, Thaiara, Vogel, Marcos, Brito Rezende, Daisy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo relatar o processo de investigação, análise e os respectivos resultados referentes ao estudo acerca das representações sobre “experimentação” de 172 Coordenadores de Área do PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais (RS). Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário semiestruturado com questões referentes à técnica de livre associação de palavras ao termo indutor “experimentação”. Posteriormente, utilizaram-se proposições da Análise de Conteúdo para atribuir significado aos termos desta RS. A análise dos resultados conduziu às conclusões: i) investigação é o termo mais saliente do NC da RS sobre “experimentação” para estes sujeitos; ii) os Coordenadores de Área tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemas desse espaço; e, finalmente, iii) há relação entre a compreensão sobre “experimentação” dos licenciandos bolsistas do PIBID-Química e aquela dos Coordenadores de Área desses projetos. This article presents the results of an investigation concerning the understanding of 172 Supervisors of PIBID-Chemistry projects about “experimentation”. We adopted the perspective of the Theory of Social Representations (SR). To obtain the information, we used a semi-structured free association of words questionnaire. We adopted the Prototypical and Similitude analyzes to perform the analysis of the information. Subsequently, we used the Content Analysis propositions to assign meaning to the terms of the SR. The results analysis led to three main conclusions: i) investigation is the most salient term of the CC of the individuals’ SR concerning experimentation; ii) commonly, Supervisors relate the development of experimental activities to the school context, considering the specificity and problems related to the referred space; and finally, iii) there is a relationship between the understanding of experimentation that students who are PIBID-Chemistry scholarship holders and the Supervisors’ SR, as described in the present paper.
id UFMG-11_fcae2e53629e46a9d16bfe2645bd9d0f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/19580
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”Coordenador de Área do PIBID; Experimentação; Representação Social.A presente pesquisa tem como objetivo relatar o processo de investigação, análise e os respectivos resultados referentes ao estudo acerca das representações sobre “experimentação” de 172 Coordenadores de Área do PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais (RS). Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário semiestruturado com questões referentes à técnica de livre associação de palavras ao termo indutor “experimentação”. Posteriormente, utilizaram-se proposições da Análise de Conteúdo para atribuir significado aos termos desta RS. A análise dos resultados conduziu às conclusões: i) investigação é o termo mais saliente do NC da RS sobre “experimentação” para estes sujeitos; ii) os Coordenadores de Área tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemas desse espaço; e, finalmente, iii) há relação entre a compreensão sobre “experimentação” dos licenciandos bolsistas do PIBID-Química e aquela dos Coordenadores de Área desses projetos. This article presents the results of an investigation concerning the understanding of 172 Supervisors of PIBID-Chemistry projects about “experimentation”. We adopted the perspective of the Theory of Social Representations (SR). To obtain the information, we used a semi-structured free association of words questionnaire. We adopted the Prototypical and Similitude analyzes to perform the analysis of the information. Subsequently, we used the Content Analysis propositions to assign meaning to the terms of the SR. The results analysis led to three main conclusions: i) investigation is the most salient term of the CC of the individuals’ SR concerning experimentation; ii) commonly, Supervisors relate the development of experimental activities to the school context, considering the specificity and problems related to the referred space; and finally, iii) there is a relationship between the understanding of experimentation that students who are PIBID-Chemistry scholarship holders and the Supervisors’ SR, as described in the present paper.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1958010.1590/21172020210125Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580/26815Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReceputi, Caian Cremasco Magro Pereira, ThaiaraVogel, MarcosBrito Rezende, Daisy2021-05-01T02:03:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/19580Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T02:03:45Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”
title REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”
spellingShingle REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”
Receputi, Caian Cremasco
Coordenador de Área do PIBID; Experimentação; Representação Social.
title_short REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”
title_full REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”
title_fullStr REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”
title_sort REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”
author Receputi, Caian Cremasco
author_facet Receputi, Caian Cremasco
Magro Pereira, Thaiara
Vogel, Marcos
Brito Rezende, Daisy
author_role author
author2 Magro Pereira, Thaiara
Vogel, Marcos
Brito Rezende, Daisy
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Receputi, Caian Cremasco
Magro Pereira, Thaiara
Vogel, Marcos
Brito Rezende, Daisy
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador de Área do PIBID; Experimentação; Representação Social.
topic Coordenador de Área do PIBID; Experimentação; Representação Social.
description A presente pesquisa tem como objetivo relatar o processo de investigação, análise e os respectivos resultados referentes ao estudo acerca das representações sobre “experimentação” de 172 Coordenadores de Área do PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais (RS). Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário semiestruturado com questões referentes à técnica de livre associação de palavras ao termo indutor “experimentação”. Posteriormente, utilizaram-se proposições da Análise de Conteúdo para atribuir significado aos termos desta RS. A análise dos resultados conduziu às conclusões: i) investigação é o termo mais saliente do NC da RS sobre “experimentação” para estes sujeitos; ii) os Coordenadores de Área tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemas desse espaço; e, finalmente, iii) há relação entre a compreensão sobre “experimentação” dos licenciandos bolsistas do PIBID-Química e aquela dos Coordenadores de Área desses projetos. This article presents the results of an investigation concerning the understanding of 172 Supervisors of PIBID-Chemistry projects about “experimentation”. We adopted the perspective of the Theory of Social Representations (SR). To obtain the information, we used a semi-structured free association of words questionnaire. We adopted the Prototypical and Similitude analyzes to perform the analysis of the information. Subsequently, we used the Content Analysis propositions to assign meaning to the terms of the SR. The results analysis led to three main conclusions: i) investigation is the most salient term of the CC of the individuals’ SR concerning experimentation; ii) commonly, Supervisors relate the development of experimental activities to the school context, considering the specificity and problems related to the referred space; and finally, iii) there is a relationship between the understanding of experimentation that students who are PIBID-Chemistry scholarship holders and the Supervisors’ SR, as described in the present paper.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580
10.1590/21172020210125
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580
identifier_str_mv 10.1590/21172020210125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580/26815
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163613708288