Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do Bildungsroman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gildnéia Ramos Blohem
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-30012014-095207/
Resumo: Este trabalho inicia-se com a apresentação do autor, sua importância literária e seu contexto histórico, e tem por objetivo analisar a trajetória de Aniceto Hevia, narrador autodiegético do romance Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas. O romance se articula em torno aos problemas e experiências das classes socialmente marginalizadas e dos conflitos sociais e econômicos do proletariado no Chile entre o fim do século XIX e o início do XX. Observaremos o Bildungsroman Clássico, gênero discursivo originado na Alemanha, em meio à difusão das ideias burguesas de fins do século XVIII. O intuito aqui é observar como o livro de Rojas, inscrito em um contexto afastado pelo tempo, espaço e circunstâncias sócio econômicas do paradigma do Bildungsroman, mantém afinidades de ponto de vista e de conteúdo em relação ao gênero clássico em questão.
id USP_a7a0680174153ad885559dcec280a089
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30012014-095207
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do BildungsromanHijo de Ladrón by Manuel Rojas: a form of the BildungsromanBildungsroman genderGênero BildungsromanHispanic American literatureLiteratura hispano-americanaManuel RojasManuel RojasEste trabalho inicia-se com a apresentação do autor, sua importância literária e seu contexto histórico, e tem por objetivo analisar a trajetória de Aniceto Hevia, narrador autodiegético do romance Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas. O romance se articula em torno aos problemas e experiências das classes socialmente marginalizadas e dos conflitos sociais e econômicos do proletariado no Chile entre o fim do século XIX e o início do XX. Observaremos o Bildungsroman Clássico, gênero discursivo originado na Alemanha, em meio à difusão das ideias burguesas de fins do século XVIII. O intuito aqui é observar como o livro de Rojas, inscrito em um contexto afastado pelo tempo, espaço e circunstâncias sócio econômicas do paradigma do Bildungsroman, mantém afinidades de ponto de vista e de conteúdo em relação ao gênero clássico em questão.This work begins with the introduction to the author, to his literary importance as well as to his historical context, and it has the purpose of analyzing Hevia Anicetos pathway, who is the autodiegetic narrator in the novel Hijo de Ladrón by Manuel Rojas. The novel revolves around the problems and the experiences lived by the socially marginalized classes, and also around the social and economic conflicts experienced by the proletariat in Chile from the end of the 19th Century to the beginning of the 20th Century. We will observe the Classic Bildungsroman, which is a discursive gender originated in Germany in the midst of the dissemination of bourgeois ideas from the end of the 18th Century. Our purpose here is to observe how Rojas book, which is inserted in a context kept away by time, space and socio-economic circumstances of the Bildungsroman paradigm, maintains content and viewpoint affinities in relation to the classical gender in question.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHosiasson, Laura JaninaSantos, Gildnéia Ramos Blohem2013-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-30012014-095207/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-30012014-095207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do Bildungsroman
Hijo de Ladrón by Manuel Rojas: a form of the Bildungsroman
title Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do Bildungsroman
spellingShingle Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do Bildungsroman
Santos, Gildnéia Ramos Blohem
Bildungsroman gender
Gênero Bildungsroman
Hispanic American literature
Literatura hispano-americana
Manuel Rojas
Manuel Rojas
title_short Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do Bildungsroman
title_full Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do Bildungsroman
title_fullStr Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do Bildungsroman
title_full_unstemmed Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do Bildungsroman
title_sort Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas: uma forma do Bildungsroman
author Santos, Gildnéia Ramos Blohem
author_facet Santos, Gildnéia Ramos Blohem
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hosiasson, Laura Janina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gildnéia Ramos Blohem
dc.subject.por.fl_str_mv Bildungsroman gender
Gênero Bildungsroman
Hispanic American literature
Literatura hispano-americana
Manuel Rojas
Manuel Rojas
topic Bildungsroman gender
Gênero Bildungsroman
Hispanic American literature
Literatura hispano-americana
Manuel Rojas
Manuel Rojas
description Este trabalho inicia-se com a apresentação do autor, sua importância literária e seu contexto histórico, e tem por objetivo analisar a trajetória de Aniceto Hevia, narrador autodiegético do romance Hijo de Ladrón, de Manuel Rojas. O romance se articula em torno aos problemas e experiências das classes socialmente marginalizadas e dos conflitos sociais e econômicos do proletariado no Chile entre o fim do século XIX e o início do XX. Observaremos o Bildungsroman Clássico, gênero discursivo originado na Alemanha, em meio à difusão das ideias burguesas de fins do século XVIII. O intuito aqui é observar como o livro de Rojas, inscrito em um contexto afastado pelo tempo, espaço e circunstâncias sócio econômicas do paradigma do Bildungsroman, mantém afinidades de ponto de vista e de conteúdo em relação ao gênero clássico em questão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-30012014-095207/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-30012014-095207/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257493664694272