Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-12012023-143637/ |
Resumo: | Esta dissertação investiga as imbricações entre narrativa e literalidade na pintura do estadunidense Kerry James Marshall, do belga Luc Tuymans e da sueca Mamma Andersson, concentrando-se em suas obras do final da década de 1980 até meados da década de 2010. Estuda-se o modo como estas pinturas simultaneamente convidam o espectador ao interior de suas narrativas e o confrontam com a dimensão literal de sua presença material. Como grande parte da produção pictórica das últimas décadas, a obra dos três artistas parte de imagens de diferentes mídias visuais e textuais, cujos sentidos são re-elaborados numa pintura que, de modo aut0-reflexivo, comenta sua própria tradição, aludindo a0 seu papel enquanto instituição, à sua declarada obsolescência e às suas capacidades plásticas. A pintura de Kerry James Marshall elabora este comentário conscientemente, em telas onde não apenas o tema mas a escolha de materiais, as cores e os tipos de pincelada referem-se a procedimentos específicos, e com frequência contraditórios, da história da arte. Priorizando em sua obra a figuração de pessoas negras, as insere neste contexto complexo da pintura ocidental, do Renascimento ao modernismo, que simultaneamente excluiu e se fundou sobre a sua repressão. A obra de Luc Tuymans compreende a pintura enquanto prática anacrônica, e busca demonstrar sua obsolescência na própria aparências de suas telas esmaecidas. Seu trabalho sempre parte de imagens prévias, cujo sentido histórico é diluído e fragmentado, mas continua latente nas obras finais. Na pintura de Mamma Andersson, percebe-se uma preocupação maior com o próprio material plástico e suas possibilidades, tanto aquela de criar espaços e sugerir narrativas quanto aquela de evidenciar-se enquanto tinta e pincelada. A obra da pintora com frequência brinca com as combinações entre estes dois modos, partindo sempre de fotografias que são projetadas e tracejadas na tela. |
id |
USP_a7b59824cb03305b5d3b41afb08c0445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12012023-143637 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson-Contemporary paintingKerry James MarshallKerry James MarshallLiteralidadeLiteralityLuc TuymansLuc TuymansMamma AnderssonMamma AnderssonNarrativaNarrativePintura contemporâneaEsta dissertação investiga as imbricações entre narrativa e literalidade na pintura do estadunidense Kerry James Marshall, do belga Luc Tuymans e da sueca Mamma Andersson, concentrando-se em suas obras do final da década de 1980 até meados da década de 2010. Estuda-se o modo como estas pinturas simultaneamente convidam o espectador ao interior de suas narrativas e o confrontam com a dimensão literal de sua presença material. Como grande parte da produção pictórica das últimas décadas, a obra dos três artistas parte de imagens de diferentes mídias visuais e textuais, cujos sentidos são re-elaborados numa pintura que, de modo aut0-reflexivo, comenta sua própria tradição, aludindo a0 seu papel enquanto instituição, à sua declarada obsolescência e às suas capacidades plásticas. A pintura de Kerry James Marshall elabora este comentário conscientemente, em telas onde não apenas o tema mas a escolha de materiais, as cores e os tipos de pincelada referem-se a procedimentos específicos, e com frequência contraditórios, da história da arte. Priorizando em sua obra a figuração de pessoas negras, as insere neste contexto complexo da pintura ocidental, do Renascimento ao modernismo, que simultaneamente excluiu e se fundou sobre a sua repressão. A obra de Luc Tuymans compreende a pintura enquanto prática anacrônica, e busca demonstrar sua obsolescência na própria aparências de suas telas esmaecidas. Seu trabalho sempre parte de imagens prévias, cujo sentido histórico é diluído e fragmentado, mas continua latente nas obras finais. Na pintura de Mamma Andersson, percebe-se uma preocupação maior com o próprio material plástico e suas possibilidades, tanto aquela de criar espaços e sugerir narrativas quanto aquela de evidenciar-se enquanto tinta e pincelada. A obra da pintora com frequência brinca com as combinações entre estes dois modos, partindo sempre de fotografias que são projetadas e tracejadas na tela.This dissertation investigates the imbrications between narrative and literality on the painting of Kerry James Marshall (American), Luc Tuymans (Belgian), and Mamma Andersson (Swede), focusing on their works from the lat 1980s until the mid 2010s. It observes the way these paintings simultaneously invite the spectator to the interior of their narratives and confront him with the literal dimension of their material presence. Like many other pictorial productions of the last decades, the work of the three artists comes from images of different visual and textual medias, the content of which is re-elaborated on a kind of painting that, in a self-reflexive manner, comments its own tradition, alluding to its role as an institution, its declared obsolescence, and its plastic capacities. Marshalls painting elaborates on this comment consciously, in works where not only the theme but the choice of material, the colors, and the types of brushwork refer to specific, and frequently contradictory, procedures, of art history. Prioritizing the figuration of black people in his oeuvre, he inserts them onto this complex context of ocidental painting, from Renaissance to modernism, which has simultaneously excluded and founded itself upon their repression. The work of Tuymans comprehends painting as an anachronistic practice, and seeks to demonstrate its obsolescence in the very appearance of his dimmed pictures. His work always comes from previous images, from which the historical sense is diluted and fragmented but remains latent on the final oeuvres. On Anderssons paintings, there is a noticeable concern with the plastic material itself, and its possibilites; the one of creating spaces and suggesting narratives as much as the one in which it emphasizes itself as paint and brushwork. Her oeuvre frequently plays with combinations between these two realms, always starting with photographs which are projected onto the canvas and traced.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoldberg, Sonia SalzsteinCosta, Paula Mermelstein2022-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-12012023-143637/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-12T17:57:30Zoai:teses.usp.br:tde-12012023-143637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-12T17:57:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson - |
title |
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson |
spellingShingle |
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson Costa, Paula Mermelstein Contemporary painting Kerry James Marshall Kerry James Marshall Literalidade Literality Luc Tuymans Luc Tuymans Mamma Andersson Mamma Andersson Narrativa Narrative Pintura contemporânea |
title_short |
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson |
title_full |
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson |
title_fullStr |
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson |
title_full_unstemmed |
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson |
title_sort |
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson |
author |
Costa, Paula Mermelstein |
author_facet |
Costa, Paula Mermelstein |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goldberg, Sonia Salzstein |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Paula Mermelstein |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporary painting Kerry James Marshall Kerry James Marshall Literalidade Literality Luc Tuymans Luc Tuymans Mamma Andersson Mamma Andersson Narrativa Narrative Pintura contemporânea |
topic |
Contemporary painting Kerry James Marshall Kerry James Marshall Literalidade Literality Luc Tuymans Luc Tuymans Mamma Andersson Mamma Andersson Narrativa Narrative Pintura contemporânea |
description |
Esta dissertação investiga as imbricações entre narrativa e literalidade na pintura do estadunidense Kerry James Marshall, do belga Luc Tuymans e da sueca Mamma Andersson, concentrando-se em suas obras do final da década de 1980 até meados da década de 2010. Estuda-se o modo como estas pinturas simultaneamente convidam o espectador ao interior de suas narrativas e o confrontam com a dimensão literal de sua presença material. Como grande parte da produção pictórica das últimas décadas, a obra dos três artistas parte de imagens de diferentes mídias visuais e textuais, cujos sentidos são re-elaborados numa pintura que, de modo aut0-reflexivo, comenta sua própria tradição, aludindo a0 seu papel enquanto instituição, à sua declarada obsolescência e às suas capacidades plásticas. A pintura de Kerry James Marshall elabora este comentário conscientemente, em telas onde não apenas o tema mas a escolha de materiais, as cores e os tipos de pincelada referem-se a procedimentos específicos, e com frequência contraditórios, da história da arte. Priorizando em sua obra a figuração de pessoas negras, as insere neste contexto complexo da pintura ocidental, do Renascimento ao modernismo, que simultaneamente excluiu e se fundou sobre a sua repressão. A obra de Luc Tuymans compreende a pintura enquanto prática anacrônica, e busca demonstrar sua obsolescência na própria aparências de suas telas esmaecidas. Seu trabalho sempre parte de imagens prévias, cujo sentido histórico é diluído e fragmentado, mas continua latente nas obras finais. Na pintura de Mamma Andersson, percebe-se uma preocupação maior com o próprio material plástico e suas possibilidades, tanto aquela de criar espaços e sugerir narrativas quanto aquela de evidenciar-se enquanto tinta e pincelada. A obra da pintora com frequência brinca com as combinações entre estes dois modos, partindo sempre de fotografias que são projetadas e tracejadas na tela. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-12012023-143637/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-12012023-143637/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256885633220608 |