Uma caminhada pela Estrada de Ferro Araraquarense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236994 |
Resumo: | O patrimônio ferroviário e industrial em ruínas é cenário de muitas cidades do interior paulista, que tiveram sua origem e desenvolvimento influenciados pelas estradas de ferro, até culminar na debacle desse modal, com o incremento das rodovias, e a consequente marginalização dos antigos leitos férreos. Assim, a cidade de Araraquara, como sede da Estrada de Ferro Araraquarense, possui um patrimônio ferroviário e industrial que agora pode ser percebido nas fricções entre tempo e espaço, mediante o entendimento do seu processo de transformação urbana. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa, é produzir uma intelecção dessa paisagem de contrastes, por meio do caminhar como prática estética, para evidenciar as situações que deflagrem os impasses, dilemas e embaraços ainda existentes no seu antigo leito férreo. Uma distinção que se faz por meio de um procedimento historiográfico e dialético entre passado e presente, mas, também por uma modalidade de pesquisa que imerge no território em busca das pistas de um lugar desafiador, revelado pela percepção atenta e pela cartografia como método que pode fazer-ver os entre-lugares desse caminho e, assim, trazer um outro olhar, mais experiencial em torno dessa paisagem. |
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Uma caminhada pela Estrada de Ferro AraraquarenseA walk along the Araraquarense RailroadArquitetura e UrbanismoPercepçãoPatrimônio Ferroviário e IndustrialCartografiaArchitecture and UrbanismPerceptionRailway and Industrial HeritageCartographyO patrimônio ferroviário e industrial em ruínas é cenário de muitas cidades do interior paulista, que tiveram sua origem e desenvolvimento influenciados pelas estradas de ferro, até culminar na debacle desse modal, com o incremento das rodovias, e a consequente marginalização dos antigos leitos férreos. Assim, a cidade de Araraquara, como sede da Estrada de Ferro Araraquarense, possui um patrimônio ferroviário e industrial que agora pode ser percebido nas fricções entre tempo e espaço, mediante o entendimento do seu processo de transformação urbana. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa, é produzir uma intelecção dessa paisagem de contrastes, por meio do caminhar como prática estética, para evidenciar as situações que deflagrem os impasses, dilemas e embaraços ainda existentes no seu antigo leito férreo. Uma distinção que se faz por meio de um procedimento historiográfico e dialético entre passado e presente, mas, também por uma modalidade de pesquisa que imerge no território em busca das pistas de um lugar desafiador, revelado pela percepção atenta e pela cartografia como método que pode fazer-ver os entre-lugares desse caminho e, assim, trazer um outro olhar, mais experiencial em torno dessa paisagem.The railway and industrial heritage in ruins is the scene of many cities in the interior of São Paulo, whose origin and development were influenced by the railways, until culminating in the debacle of this modal, with the increase of highways, and the consequent marginalization of the old railroad beds. Thus, the city of Araraquara, as the headquarters of the Estrada de Ferro Araraquarense, has a railway and industrial heritage that can now be perceived in the frictions between time and space, through the understanding of its urban transformation process. In this sense, the objective of this research is to produce an intellection of this landscape of contrasts, through walking as an aesthetic practice, to highlight the situations that trigger the impasses, dilemmas and embarrassments that still exist in its old iron bed. A distinction that is made through a historiographical and dialectical procedure between past and present, but also through a research modality that immerses in the territory in search of clues of a challenging place, revealed by attentive perception and by cartography as a method that can to make-see the in-between-places of this path and, thus, bring another, more experiential look around this landscapeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fiorin, Evandro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Laís da Silva2022-10-11T11:11:59Z2022-10-11T11:11:59Z2022-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23699433004056090P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:12:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236994Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:54:38.858204Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O patrimônio ferroviário e industrial em ruínas é cenário de muitas cidades do interior paulista, que tiveram sua origem e desenvolvimento influenciados pelas estradas de ferro, até culminar na debacle desse modal, com o incremento das rodovias, e a consequente marginalização dos antigos leitos férreos. Assim, a cidade de Araraquara, como sede da Estrada de Ferro Araraquarense, possui um patrimônio ferroviário e industrial que agora pode ser percebido nas fricções entre tempo e espaço, mediante o entendimento do seu processo de transformação urbana. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa, é produzir uma intelecção dessa paisagem de contrastes, por meio do caminhar como prática estética, para evidenciar as situações que deflagrem os impasses, dilemas e embaraços ainda existentes no seu antigo leito férreo. Uma distinção que se faz por meio de um procedimento historiográfico e dialético entre passado e presente, mas, também por uma modalidade de pesquisa que imerge no território em busca das pistas de um lugar desafiador, revelado pela percepção atenta e pela cartografia como método que pode fazer-ver os entre-lugares desse caminho e, assim, trazer um outro olhar, mais experiencial em torno dessa paisagem. |
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