Seleção e organização dos conteúdos de ciências no ensino fundamental: o que diz o cotidiano de uma escola pública de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Olga Aguilar
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-01082011-161637/
Resumo: O currículo tem sido nos últimos anos um tema de discussão que saiu das universidades e passou a ocupar os espaços da escola. Temos presenciado tentativas das instituições educacionais, através da elaboração de diversos materiais e de vários cursos de formação de professores, de apresentar o tema da forma ampla como é realmente, envolvendo quase tudo o que acontece na escola, inclusive os fazeres dos professores e alunos na sala de aula. Em vários Estados brasileiros foram produzidos pelas Secretarias de Educação documentos com diretrizes curriculares. São Paulo foi além disso, ao elaborar também Cadernos para alunos e professores, na tentativa de implantar um novo currículo no Estado. No presente trabalho, apresentamos um estudo de caso numa escola pública de São Paulo, investigando o currículo praticado de Ciências em três salas de aula no ano de 2009 de modo presencial, sob o foco da escolha e a organização dos conteúdos por uma professora de Ciências. Esse estudo também abrangeu produtos e avaliações dos alunos e reuniões de horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Analisamos o que realmente aconteceu nessa escola da rede pública em relação às questões de currículo e pudemos confrontar essa realidade com a política de currículo atual do Estado. A sinceridade e a coragem da professora em nos mostrar essa verdade nos permitiu concluir que o currículo continua a ser a ser visto pelos professores como sinônimo de programa e listagem de conteúdos. O livro didático e a história de vida da professora têm grande influência na seleção e organização dos conteúdos, assim como sua maneira de ver o ensino como uma transmissão de conhecimento. Os cadernos da Secretaria, que fazem parte do sistema de ensino ao qual pertence a escola pública, apesar de terem aberto uma possibilidade de mudar essa velha ideia do que é currículo, mostrando o ensino através de competências e habilidades, com estratégias onde os alunos participam mais das aulas, criou um desconforto no trabalho da professora e teve resultados pontuais. Os professores gostam de trabalhar com estratégias e recursos motivadores da aprendizagem, mas por apresentarem problemas de formação e falta de tempo em preparar as novas aulas, tais elementos não chegam aos objetivos que os levou a serem criados e em muitos momentos o antigo modo de ensinar prevalece. Discutimos neste trabalho, portanto, o estágio de transição que estamos entre dois paradigmas: o de currículo moderno e o de pós-moderno. Enfim, sabemos que é esperado que o currículo ideal dificilmente irá coincidir com o currículo real, mas percebemos que uma aproximação entre eles ainda está longe dos fazeres da/na escola pública.
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spelling Seleção e organização dos conteúdos de ciências no ensino fundamental: o que diz o cotidiano de uma escola pública de São PauloSelection and organization of the contents of Science in Elementary School: the daily routine of a public school in São PauloApplied CurriculumCiênciasCurrículo praticadoElementary SchoolEnsino FundamentalSciencesO currículo tem sido nos últimos anos um tema de discussão que saiu das universidades e passou a ocupar os espaços da escola. Temos presenciado tentativas das instituições educacionais, através da elaboração de diversos materiais e de vários cursos de formação de professores, de apresentar o tema da forma ampla como é realmente, envolvendo quase tudo o que acontece na escola, inclusive os fazeres dos professores e alunos na sala de aula. Em vários Estados brasileiros foram produzidos pelas Secretarias de Educação documentos com diretrizes curriculares. São Paulo foi além disso, ao elaborar também Cadernos para alunos e professores, na tentativa de implantar um novo currículo no Estado. No presente trabalho, apresentamos um estudo de caso numa escola pública de São Paulo, investigando o currículo praticado de Ciências em três salas de aula no ano de 2009 de modo presencial, sob o foco da escolha e a organização dos conteúdos por uma professora de Ciências. Esse estudo também abrangeu produtos e avaliações dos alunos e reuniões de horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Analisamos o que realmente aconteceu nessa escola da rede pública em relação às questões de currículo e pudemos confrontar essa realidade com a política de currículo atual do Estado. A sinceridade e a coragem da professora em nos mostrar essa verdade nos permitiu concluir que o currículo continua a ser a ser visto pelos professores como sinônimo de programa e listagem de conteúdos. O livro didático e a história de vida da professora têm grande influência na seleção e organização dos conteúdos, assim como sua maneira de ver o ensino como uma transmissão de conhecimento. Os cadernos da Secretaria, que fazem parte do sistema de ensino ao qual pertence a escola pública, apesar de terem aberto uma possibilidade de mudar essa velha ideia do que é currículo, mostrando o ensino através de competências e habilidades, com estratégias onde os alunos participam mais das aulas, criou um desconforto no trabalho da professora e teve resultados pontuais. Os professores gostam de trabalhar com estratégias e recursos motivadores da aprendizagem, mas por apresentarem problemas de formação e falta de tempo em preparar as novas aulas, tais elementos não chegam aos objetivos que os levou a serem criados e em muitos momentos o antigo modo de ensinar prevalece. Discutimos neste trabalho, portanto, o estágio de transição que estamos entre dois paradigmas: o de currículo moderno e o de pós-moderno. Enfim, sabemos que é esperado que o currículo ideal dificilmente irá coincidir com o currículo real, mas percebemos que uma aproximação entre eles ainda está longe dos fazeres da/na escola pública.The curriculum has been in the last years an issue that has left universities and entered school boundaries. We have been seeing attempts from educational institutions, through the creation of various materials and training courses for teachers, to show the issue in a broad way, as it really is, involving almost everything that happens in school, including the duties of both teachers and students in classroom. In many Brazilian states the Education Secretaries have produced documents with curriculum guidelines. Sao Paulo state went further by creating also Notebooks for students and teachers, in an attempt to adopt a new curriculum in the state. In this work, we present a case study conducted in a public school of Sao Paulo, investigating in person the curriculum of Sciences applied in three classrooms during the year of 2009, focusing the choice and organization of the contents by a Sciences teacher. This study also included products and evaluations of the students as well as meetings of joint pedagogical work hours (HTPC in Portuguese). We analysed what actually happened in this public school with regard to curriculum issues and could compare this reality with the government current curriculum policy. The honesty and courage of this teacher to show us this fact allowed us to conclude that the curriculum is still seen by teachers as a synonym of programme and contents list. The Student Book and the life experience of the teacher play an important role in the selection and organization of the contents, as well as her way of interpreting education as a transmission of knowledge. The Notebooks created by the Secretary, that are part of the teaching system to which this school belongs, despite having open the possibility to change the old idea of curriculum, showing education through competences and skills, with strategies to encourage more participation of the students in class, created uneasiness to this teacher and had punctual results. Teachers like to work with motivating learning strategies and resources, but because of problematic teaching skills and lack of time to prepare new lessons, those elements do not meet the goals that originated their creation and in many times the old teaching way prevails. We discuss in this work, therefore, the transition stage in which we are between two paradigms: the modern curriculum and the post-modern curriculum. Ultimately we know it is expected that the ideal curriculum hardly meets the real curriculum, but we noticed that the reductions of the gap between them is still very far from the duties in public school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Sonia Godoy Bueno CarvalhoSantana, Olga Aguilar2011-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-01082011-161637/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-01082011-161637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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