Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Helio Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-25052018-150027/
Resumo: A autoavaliação por parte das Equipes de Atenção Básica à Saúde (EAB) é um dos componentes da fase de desenvolvimento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB). Motivado pela experiência de participação como pesquisador no processo de avaliação externa do programa, este estudo buscou identificar avanços e dificuldades auto referidos pelas EAB do DRS III - Araraquara que aderiram ao segundo ciclo do PMAQ-AB. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de corte transversal no tempo, que se valeu de dados primários obtidos a partir de um questionário construído pelo pesquisador similar à matriz de intervenção do instrumento Auto Avaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade (AMAQ), a fim de identificar os Objetivos/Metas (O/M) alcançados, considerados como avanços, e os não alcançados ou parcialmente alcançados, tomados como dificuldades. As entrevistas foram feitas com profissionais componentes das EAB que participaram da autoavaliação e da construção da Matriz de intervenção. Participaram do estudo 47 equipes de 16 municípios distribuídos pelas quatro regiões de saúde do DRS III. Os O/M relatados pelos entrevistados foram avaliados segundo o número de avanços e dificuldades, por região de saúde, por município e pelas subdimensões existentes nas dimensões 3 - Unidade Básica de Saúde e 4 - Educação Permanente, Processo de Trabalho e Atenção integral à Saúde. Constatou-se a existência de 236 O/M definidas nas matrizes de intervenção das equipes participantes. Destes, 156 (66%) foram avanços e 80 (34%) foram dificuldades - sete (3%) parcialmente alcançados e 73 (31%) não alcançados. Dos 156 O/M alcançados, 83% correspondem a duas subdimensões da dimensão 4: Atenção Integral à Saúde, com 67 (43%) e Organização do Processo de Trabalho com 63 O/M alcançados (40%). Considerando que os achados evidenciam o predomínio de avanços na melhoria do acesso e da qualidade, reforça-se a importância da auto avaliação das equipes, da ampliação e consolidação da cultura avaliativa no sentido do aprimoramento dos processos de produção do cuidado em saúde e do PMAQ como parte de uma política indutora de mudanças nas práticas na Atenção Básica, contribuindo para a melhor assistência e ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde.
id USP_acce1b5254e2dcd2c249e1ec2a9cd57a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25052018-150027
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipesAdvances and difficulties to improve access and quality in primary careAccessAcessoAtenção básicaAvaliação em saúdeHealth assessmentPrimary careQualidadeQualityA autoavaliação por parte das Equipes de Atenção Básica à Saúde (EAB) é um dos componentes da fase de desenvolvimento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB). Motivado pela experiência de participação como pesquisador no processo de avaliação externa do programa, este estudo buscou identificar avanços e dificuldades auto referidos pelas EAB do DRS III - Araraquara que aderiram ao segundo ciclo do PMAQ-AB. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de corte transversal no tempo, que se valeu de dados primários obtidos a partir de um questionário construído pelo pesquisador similar à matriz de intervenção do instrumento Auto Avaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade (AMAQ), a fim de identificar os Objetivos/Metas (O/M) alcançados, considerados como avanços, e os não alcançados ou parcialmente alcançados, tomados como dificuldades. As entrevistas foram feitas com profissionais componentes das EAB que participaram da autoavaliação e da construção da Matriz de intervenção. Participaram do estudo 47 equipes de 16 municípios distribuídos pelas quatro regiões de saúde do DRS III. Os O/M relatados pelos entrevistados foram avaliados segundo o número de avanços e dificuldades, por região de saúde, por município e pelas subdimensões existentes nas dimensões 3 - Unidade Básica de Saúde e 4 - Educação Permanente, Processo de Trabalho e Atenção integral à Saúde. Constatou-se a existência de 236 O/M definidas nas matrizes de intervenção das equipes participantes. Destes, 156 (66%) foram avanços e 80 (34%) foram dificuldades - sete (3%) parcialmente alcançados e 73 (31%) não alcançados. Dos 156 O/M alcançados, 83% correspondem a duas subdimensões da dimensão 4: Atenção Integral à Saúde, com 67 (43%) e Organização do Processo de Trabalho com 63 O/M alcançados (40%). Considerando que os achados evidenciam o predomínio de avanços na melhoria do acesso e da qualidade, reforça-se a importância da auto avaliação das equipes, da ampliação e consolidação da cultura avaliativa no sentido do aprimoramento dos processos de produção do cuidado em saúde e do PMAQ como parte de uma política indutora de mudanças nas práticas na Atenção Básica, contribuindo para a melhor assistência e ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde.Self-assessment by the Primary Care Teams is one of the components of the development phase of the Program for Improving Access and Quality in Primary Care (PMAQ-AB). Motivated by the experience of the researcher\'s participation in the external evaluation process of the program, this study sought to identify advances and self-reported difficulties by the Basic Attention Teams-EAB of DRS III - Araraquara who joined the cycle one of PMAQ-AB. From a descriptive and crosssectional approach in time, we used primary data obtained from a questionnaire previously constructed by the researcher, based on the intervention matrix of the instrument Self-Assessment for Improving Access and Quality (AMAQ), in order to capture Objectives / Targets -O / M achieved (advances) and not achieved or partially achieved (difficulties), according to answers from a professional of the team that represented it. A total of 47 teams from 16 municipalities of the four health regions of DRS III participated in the study. The O / M reported by the interviewees were evaluated according to the number and percentage of advances and difficulties, by health region, by municipality and by subdimension of dimensions 3 - Basic Health Unit and 4 - Permanent Education, Work Process and Comprehensive Care. 236 O/M were elaborated by the participating teams. Of these, 156 (66%) were reached; seven (3%) partially achieved, and 73 (31%) of all O / M elaborated were not reached. Of the 156 O / M achieved, 83% of them correspond to two subdimensions of dimension 4: Comprehensive Health Care with 67 O / M (43%) and Work Process Organization with 63 achieved (40%). Considering the findings, the importance of PMAQ-AB as an initiative that promotes changes in health practice in AB is reinforced, reflecting better care and broadening access to health services by its users.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBava, Maria do Carmo Gullaci Guimarães CacciaPorto, Helio Souza2018-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-25052018-150027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T16:08:03Zoai:teses.usp.br:tde-25052018-150027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T16:08:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipes
Advances and difficulties to improve access and quality in primary care
title Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipes
spellingShingle Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipes
Porto, Helio Souza
Access
Acesso
Atenção básica
Avaliação em saúde
Health assessment
Primary care
Qualidade
Quality
title_short Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipes
title_full Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipes
title_fullStr Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipes
title_full_unstemmed Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipes
title_sort Avanços e dificuldades para melhoria do acesso e qualidade na atenção básica: uma avaliação a partir das próprias equipes
author Porto, Helio Souza
author_facet Porto, Helio Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bava, Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Helio Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Access
Acesso
Atenção básica
Avaliação em saúde
Health assessment
Primary care
Qualidade
Quality
topic Access
Acesso
Atenção básica
Avaliação em saúde
Health assessment
Primary care
Qualidade
Quality
description A autoavaliação por parte das Equipes de Atenção Básica à Saúde (EAB) é um dos componentes da fase de desenvolvimento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB). Motivado pela experiência de participação como pesquisador no processo de avaliação externa do programa, este estudo buscou identificar avanços e dificuldades auto referidos pelas EAB do DRS III - Araraquara que aderiram ao segundo ciclo do PMAQ-AB. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de corte transversal no tempo, que se valeu de dados primários obtidos a partir de um questionário construído pelo pesquisador similar à matriz de intervenção do instrumento Auto Avaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade (AMAQ), a fim de identificar os Objetivos/Metas (O/M) alcançados, considerados como avanços, e os não alcançados ou parcialmente alcançados, tomados como dificuldades. As entrevistas foram feitas com profissionais componentes das EAB que participaram da autoavaliação e da construção da Matriz de intervenção. Participaram do estudo 47 equipes de 16 municípios distribuídos pelas quatro regiões de saúde do DRS III. Os O/M relatados pelos entrevistados foram avaliados segundo o número de avanços e dificuldades, por região de saúde, por município e pelas subdimensões existentes nas dimensões 3 - Unidade Básica de Saúde e 4 - Educação Permanente, Processo de Trabalho e Atenção integral à Saúde. Constatou-se a existência de 236 O/M definidas nas matrizes de intervenção das equipes participantes. Destes, 156 (66%) foram avanços e 80 (34%) foram dificuldades - sete (3%) parcialmente alcançados e 73 (31%) não alcançados. Dos 156 O/M alcançados, 83% correspondem a duas subdimensões da dimensão 4: Atenção Integral à Saúde, com 67 (43%) e Organização do Processo de Trabalho com 63 O/M alcançados (40%). Considerando que os achados evidenciam o predomínio de avanços na melhoria do acesso e da qualidade, reforça-se a importância da auto avaliação das equipes, da ampliação e consolidação da cultura avaliativa no sentido do aprimoramento dos processos de produção do cuidado em saúde e do PMAQ como parte de uma política indutora de mudanças nas práticas na Atenção Básica, contribuindo para a melhor assistência e ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-25052018-150027/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-25052018-150027/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257330494734336