Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruno de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18092019-104237/
Resumo: O presente trabalho analisa as competências de jornalistas, aplicadas no mundo do trabalho, em atividades de educomunicação. Partimos da constatação de que, especialmente no terceiro setor brasileiro, existem organizações sociais idealizadas e gerenciadas por jornalistas de formação. Ademais, no âmbito da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), o jornalismo é a categoria profissional mais representativa entre seus associados, o que demonstra proximidade e identificação de jornalistas com a educomunicação. Assim, no âmbito teórico desta pesquisa, procuramos discutir a educomunicação como atividade de trabalho adequada a jornalistas. Recorremos, para tal, a autores(as) que (1) problematizam o sujeito social, a formação de sua subjetividade e seu engajamento em movimentos sociais, bem como a inter-relação comunicação e educação, em especial a partir das organizações sociais no Brasil; (2) abordam o ensino e a prática do jornalismo e o seu esvaziamento na contemporaneidade, em que os relatos da realidade da imprensa hegemônica reduzem o jornalismo a mercadoria e os(as) seus(suas) profissionais, portanto, a autômatos da informação e (3) discutem o trabalho na perspectiva da ontologia do ser social e, nesse sentido, a abordagem ergológica fundamenta o olhar que constituímos sobre trabalho, além de ser, no âmbito metodológico, a postura epistemológica que adotamos na organização da pesquisa para friccionar práticas, experiências e discursos sobre trabalho. A pesquisa de campo que realizamos se deu com base em três coletas: a primeira, de cunho exploratório e quantitativo, levantou um perfil inicial do(a) educomunicador(a) brasileiro(a), a partir dos associados à ABPEducom e, em especial, do(a) jornalista que se identifica com a educomunicação. A segunda, de caráter empírico, consistiu na observação e análise da atividade de trabalho de nove jornalistas vinculados(as) a seis iniciativas em que a educomunicação é identificada, seja nas características processuais das atividades desenvolvidas, seja na proximidade dos(as) profissionais com o conceito e também com o universo da educação. A terceira coleta, por fim, consistiu na escuta de 21 jornalistas com atuação na interface comunicação e educação. O Dispositivo dinâmico de três polos, que visa a compreender as inter-relações que há no mundo do trabalho, emprestado da ergologia, alicerça a metodologia desta pesquisa, permitindo tensionar as atividades de trabalho observadas em sua empiria e os discursos dos profissionais sobre o trabalho exercido na interface com a educação. A Análise do Discurso (AD) foi uma técnica empregada para identificar as questões que permeiam o que jornalistas dizem sobre suas práticas de interface, sobretudo os valores e repertórios que empregam no exercício da educomunicação. Como principais resultados, identificamos que os(as) profissionais pesquisados(as) resgatam a deontologia do jornalismo nas atividades de educomunicação, nas quais exercem sua sensibilidade para questões sociais. O repertório predominante, nesse contexto, é mais da comunicação e menos do jornalismo, sendo este combinado com estratégias comunicativas, educativas e de desenvolvimento social.
id USP_adbd903d35b7ee78c35e00e52ba9c788
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18092019-104237
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissionalJournalist-educommunicator: meanings of a new professional identityeducommunicationeducomunicaçãoidentidade profissionalJornalismojornalistas-educomunicadores(as)Journalismjournalists-educommunicatorsprofessional identitytrabalhoworkO presente trabalho analisa as competências de jornalistas, aplicadas no mundo do trabalho, em atividades de educomunicação. Partimos da constatação de que, especialmente no terceiro setor brasileiro, existem organizações sociais idealizadas e gerenciadas por jornalistas de formação. Ademais, no âmbito da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), o jornalismo é a categoria profissional mais representativa entre seus associados, o que demonstra proximidade e identificação de jornalistas com a educomunicação. Assim, no âmbito teórico desta pesquisa, procuramos discutir a educomunicação como atividade de trabalho adequada a jornalistas. Recorremos, para tal, a autores(as) que (1) problematizam o sujeito social, a formação de sua subjetividade e seu engajamento em movimentos sociais, bem como a inter-relação comunicação e educação, em especial a partir das organizações sociais no Brasil; (2) abordam o ensino e a prática do jornalismo e o seu esvaziamento na contemporaneidade, em que os relatos da realidade da imprensa hegemônica reduzem o jornalismo a mercadoria e os(as) seus(suas) profissionais, portanto, a autômatos da informação e (3) discutem o trabalho na perspectiva da ontologia do ser social e, nesse sentido, a abordagem ergológica fundamenta o olhar que constituímos sobre trabalho, além de ser, no âmbito metodológico, a postura epistemológica que adotamos na organização da pesquisa para friccionar práticas, experiências e discursos sobre trabalho. A pesquisa de campo que realizamos se deu com base em três coletas: a primeira, de cunho exploratório e quantitativo, levantou um perfil inicial do(a) educomunicador(a) brasileiro(a), a partir dos associados à ABPEducom e, em especial, do(a) jornalista que se identifica com a educomunicação. A segunda, de caráter empírico, consistiu na observação e análise da atividade de trabalho de nove jornalistas vinculados(as) a seis iniciativas em que a educomunicação é identificada, seja nas características processuais das atividades desenvolvidas, seja na proximidade dos(as) profissionais com o conceito e também com o universo da educação. A terceira coleta, por fim, consistiu na escuta de 21 jornalistas com atuação na interface comunicação e educação. O Dispositivo dinâmico de três polos, que visa a compreender as inter-relações que há no mundo do trabalho, emprestado da ergologia, alicerça a metodologia desta pesquisa, permitindo tensionar as atividades de trabalho observadas em sua empiria e os discursos dos profissionais sobre o trabalho exercido na interface com a educação. A Análise do Discurso (AD) foi uma técnica empregada para identificar as questões que permeiam o que jornalistas dizem sobre suas práticas de interface, sobretudo os valores e repertórios que empregam no exercício da educomunicação. Como principais resultados, identificamos que os(as) profissionais pesquisados(as) resgatam a deontologia do jornalismo nas atividades de educomunicação, nas quais exercem sua sensibilidade para questões sociais. O repertório predominante, nesse contexto, é mais da comunicação e menos do jornalismo, sendo este combinado com estratégias comunicativas, educativas e de desenvolvimento social.This paper analyses the skills of journalists applied to educational activities in the world of work. We started from the verification that, especially in the Brazilian third sector, there are social organizations idealized and managed by trainee journalists. In addition, regarding Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (Brazilian Association of Researchers and Professionals in Educommunication - ABPEducom), journalism is the most representative professional category among its associates, which demonstrates journalist\'s proximity and identification with educommunication. Thus, in the theoretical scope of this research, we discussed educommunication as an appropriate professional activity for journalists. We used authors who (1) problematize the social subject, their subjectivity formation and their engagement in social movements, as well as communication and education interrelation, especially from social organizations in Brazil; (2) approach journalism teaching and practice and its emptying in contemporary times, when reports on hegemonic press reality reduce journalism to commodity and so its professionals to information automata; and (3) discuss work from the social being ontology perspective and, in this sense, the ergological approach supports our view on work and, methodologically, it is the epistemological posture we adopted in the research organization to rub practices, experiences and discourses about work. We conducted field research based on three data collecting steps: the first one, exploratory and quantitative, investigated an initial profile of the Brazilian educommunicator, surveying ABPEducom members, especially, journalists who identify themselves with educommunication. The second step is empirical and consisted of observation and analysis of the working activities of nine journalists, associated to six initiatives in which education is identified, either in the procedural characteristics of the performed activities or in the proximity of the professionals with the concept as well as with the universe of education. The third data collection step included listening to 21 journalists working in communication and education interface. The dynamic three-pole device, which aims to understand interrelationships in the world of work, is originally from ergology and is used to support this research methodology, allowing to stress the work activities observed in practice and the discourses of the professionals about the work done in the interface with education. We used Discourse Analysis (AD) as a technique to identify issues which permeate what journalists say about their interface practices, especially values and repertoires they use in educommunication practice. As main results, we identified that the researched professionals bring back the deontology of journalism in the educommunication activities, in which they exercise their sensibility to social issues. The predominant repertoire, in this context, is more of communication and less of journalism,that is combined with communicative, educational and social development strategies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Ismar de OliveiraFerreira, Bruno de Oliveira2019-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18092019-104237/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T22:24:24Zoai:teses.usp.br:tde-18092019-104237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T22:24:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional
Journalist-educommunicator: meanings of a new professional identity
title Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional
spellingShingle Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional
Ferreira, Bruno de Oliveira
educommunication
educomunicação
identidade profissional
Jornalismo
jornalistas-educomunicadores(as)
Journalism
journalists-educommunicators
professional identity
trabalho
work
title_short Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional
title_full Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional
title_fullStr Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional
title_full_unstemmed Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional
title_sort Jornalista-educomunicador(a): sentidos de uma nova identidade profissional
author Ferreira, Bruno de Oliveira
author_facet Ferreira, Bruno de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Ismar de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bruno de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv educommunication
educomunicação
identidade profissional
Jornalismo
jornalistas-educomunicadores(as)
Journalism
journalists-educommunicators
professional identity
trabalho
work
topic educommunication
educomunicação
identidade profissional
Jornalismo
jornalistas-educomunicadores(as)
Journalism
journalists-educommunicators
professional identity
trabalho
work
description O presente trabalho analisa as competências de jornalistas, aplicadas no mundo do trabalho, em atividades de educomunicação. Partimos da constatação de que, especialmente no terceiro setor brasileiro, existem organizações sociais idealizadas e gerenciadas por jornalistas de formação. Ademais, no âmbito da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), o jornalismo é a categoria profissional mais representativa entre seus associados, o que demonstra proximidade e identificação de jornalistas com a educomunicação. Assim, no âmbito teórico desta pesquisa, procuramos discutir a educomunicação como atividade de trabalho adequada a jornalistas. Recorremos, para tal, a autores(as) que (1) problematizam o sujeito social, a formação de sua subjetividade e seu engajamento em movimentos sociais, bem como a inter-relação comunicação e educação, em especial a partir das organizações sociais no Brasil; (2) abordam o ensino e a prática do jornalismo e o seu esvaziamento na contemporaneidade, em que os relatos da realidade da imprensa hegemônica reduzem o jornalismo a mercadoria e os(as) seus(suas) profissionais, portanto, a autômatos da informação e (3) discutem o trabalho na perspectiva da ontologia do ser social e, nesse sentido, a abordagem ergológica fundamenta o olhar que constituímos sobre trabalho, além de ser, no âmbito metodológico, a postura epistemológica que adotamos na organização da pesquisa para friccionar práticas, experiências e discursos sobre trabalho. A pesquisa de campo que realizamos se deu com base em três coletas: a primeira, de cunho exploratório e quantitativo, levantou um perfil inicial do(a) educomunicador(a) brasileiro(a), a partir dos associados à ABPEducom e, em especial, do(a) jornalista que se identifica com a educomunicação. A segunda, de caráter empírico, consistiu na observação e análise da atividade de trabalho de nove jornalistas vinculados(as) a seis iniciativas em que a educomunicação é identificada, seja nas características processuais das atividades desenvolvidas, seja na proximidade dos(as) profissionais com o conceito e também com o universo da educação. A terceira coleta, por fim, consistiu na escuta de 21 jornalistas com atuação na interface comunicação e educação. O Dispositivo dinâmico de três polos, que visa a compreender as inter-relações que há no mundo do trabalho, emprestado da ergologia, alicerça a metodologia desta pesquisa, permitindo tensionar as atividades de trabalho observadas em sua empiria e os discursos dos profissionais sobre o trabalho exercido na interface com a educação. A Análise do Discurso (AD) foi uma técnica empregada para identificar as questões que permeiam o que jornalistas dizem sobre suas práticas de interface, sobretudo os valores e repertórios que empregam no exercício da educomunicação. Como principais resultados, identificamos que os(as) profissionais pesquisados(as) resgatam a deontologia do jornalismo nas atividades de educomunicação, nas quais exercem sua sensibilidade para questões sociais. O repertório predominante, nesse contexto, é mais da comunicação e menos do jornalismo, sendo este combinado com estratégias comunicativas, educativas e de desenvolvimento social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18092019-104237/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18092019-104237/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257112428675072