O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-104820/ |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo investigar como crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo produzem textos narrativos orais e escritos a partir de um livro de imagem. Amparado pelo referencial teórico de Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro, Soares, Colello, Geraldi, Kato, Fiorin e Rojo, entre outros, o estudo partiu de uma concepção sócio-interacionista de educação e dialógica de língua, apresentando também considerações acerca da literatura infantil, da necessidade de investimento na formação do leitor e da importância de se pautar o ensino da língua na escola como um processo reflexivo, particularmente no que diz respeito à compreensão dos gêneros textuais. Para a coleta do material, dez crianças foram convidadas, individualmente, a produzir um texto oral e outro escrito, após leitura de um livro de imagem. A análise dos textos foi realizada com base nos estágios da estrutura narrativa propostos por Fiorin e Savioli. O estudo comparativo das produções confirmou a relevância pedagógica do uso do livro de imagem, evidenciando que o uso de variadas modalidades de expressão pode favorecer a aprendizagem de crianças com diferentes competências. Também foi observada a pouca variação entre as produções orais e escritas, ao mesmo tempo em que se identificou que as crianças apresentam dificuldades em pontos específicos da narrativa, dependendo do estágio em questão. Com isso, destacamos a importância de se conhecer o processo de construção na produção dos textos narrativos, a fim de se ajustar o ensino às necessidades das crianças. |
id |
USP_adfdcf4a17d04fb7a81c28b3b23232fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19102015-104820 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamentalThe picture book as a basis for oral and written texts of elementary school childrenEscritaLiteraturaLiteratureLivro de imagemNarrativaNarrativeOralOralidadePicture bookProdução textualTextual productionWritingO trabalho tem por objetivo investigar como crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo produzem textos narrativos orais e escritos a partir de um livro de imagem. Amparado pelo referencial teórico de Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro, Soares, Colello, Geraldi, Kato, Fiorin e Rojo, entre outros, o estudo partiu de uma concepção sócio-interacionista de educação e dialógica de língua, apresentando também considerações acerca da literatura infantil, da necessidade de investimento na formação do leitor e da importância de se pautar o ensino da língua na escola como um processo reflexivo, particularmente no que diz respeito à compreensão dos gêneros textuais. Para a coleta do material, dez crianças foram convidadas, individualmente, a produzir um texto oral e outro escrito, após leitura de um livro de imagem. A análise dos textos foi realizada com base nos estágios da estrutura narrativa propostos por Fiorin e Savioli. O estudo comparativo das produções confirmou a relevância pedagógica do uso do livro de imagem, evidenciando que o uso de variadas modalidades de expressão pode favorecer a aprendizagem de crianças com diferentes competências. Também foi observada a pouca variação entre as produções orais e escritas, ao mesmo tempo em que se identificou que as crianças apresentam dificuldades em pontos específicos da narrativa, dependendo do estágio em questão. Com isso, destacamos a importância de se conhecer o processo de construção na produção dos textos narrativos, a fim de se ajustar o ensino às necessidades das crianças.The objective of this study is to investigate how children in the 3rd grade of elementary cycle of a public school of São Paulo produce narrative texts both in oral and written form - using a picture book (not containing written text). Supported by the theoretical framework of Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro, Soares, Colello, Geraldi, Kato, Fiorin and Rojo among others, the study was based on a socio-interactionist concept of education and dialogical language, also aspects about the children\'s literature, the need of improvement in the readers formation and the importance of guided language teaching in schools as a reflexive process, particularly regarding the understanding of textual genres. Ten children were invited individually to produce one oral and written text after reading a picture book. The analysis of each text was based on the stages of the narrative structure proposed by Fiorin and Savioli. The comparative study of the productions confirmed the pedagogical relevance of the use of a picture book, showing how the use of various modes of expression can promote the learning of children with different skills. It was also observed a little variation between the oral and written productions. However, within the vast range of children´s capabilities, each had difficulty in different sections of the narrative. Thus, we highlight the importance of understanding the construction process in the production of the narrative texts in order to adjust the teaching to the needs of children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPColello, Silvia de Mattos GasparianFellipin, Vera2015-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-104820/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-19102015-104820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental The picture book as a basis for oral and written texts of elementary school children |
title |
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental |
spellingShingle |
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental Fellipin, Vera Escrita Literatura Literature Livro de imagem Narrativa Narrative Oral Oralidade Picture book Produção textual Textual production Writing |
title_short |
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental |
title_full |
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental |
title_fullStr |
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental |
title_sort |
O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental |
author |
Fellipin, Vera |
author_facet |
Fellipin, Vera |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Colello, Silvia de Mattos Gasparian |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fellipin, Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Literatura Literature Livro de imagem Narrativa Narrative Oral Oralidade Picture book Produção textual Textual production Writing |
topic |
Escrita Literatura Literature Livro de imagem Narrativa Narrative Oral Oralidade Picture book Produção textual Textual production Writing |
description |
O trabalho tem por objetivo investigar como crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo produzem textos narrativos orais e escritos a partir de um livro de imagem. Amparado pelo referencial teórico de Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro, Soares, Colello, Geraldi, Kato, Fiorin e Rojo, entre outros, o estudo partiu de uma concepção sócio-interacionista de educação e dialógica de língua, apresentando também considerações acerca da literatura infantil, da necessidade de investimento na formação do leitor e da importância de se pautar o ensino da língua na escola como um processo reflexivo, particularmente no que diz respeito à compreensão dos gêneros textuais. Para a coleta do material, dez crianças foram convidadas, individualmente, a produzir um texto oral e outro escrito, após leitura de um livro de imagem. A análise dos textos foi realizada com base nos estágios da estrutura narrativa propostos por Fiorin e Savioli. O estudo comparativo das produções confirmou a relevância pedagógica do uso do livro de imagem, evidenciando que o uso de variadas modalidades de expressão pode favorecer a aprendizagem de crianças com diferentes competências. Também foi observada a pouca variação entre as produções orais e escritas, ao mesmo tempo em que se identificou que as crianças apresentam dificuldades em pontos específicos da narrativa, dependendo do estágio em questão. Com isso, destacamos a importância de se conhecer o processo de construção na produção dos textos narrativos, a fim de se ajustar o ensino às necessidades das crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-104820/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-104820/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257134533705728 |