O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fellipin, Vera
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-104820/
Resumo: O trabalho tem por objetivo investigar como crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo produzem textos narrativos orais e escritos a partir de um livro de imagem. Amparado pelo referencial teórico de Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro, Soares, Colello, Geraldi, Kato, Fiorin e Rojo, entre outros, o estudo partiu de uma concepção sócio-interacionista de educação e dialógica de língua, apresentando também considerações acerca da literatura infantil, da necessidade de investimento na formação do leitor e da importância de se pautar o ensino da língua na escola como um processo reflexivo, particularmente no que diz respeito à compreensão dos gêneros textuais. Para a coleta do material, dez crianças foram convidadas, individualmente, a produzir um texto oral e outro escrito, após leitura de um livro de imagem. A análise dos textos foi realizada com base nos estágios da estrutura narrativa propostos por Fiorin e Savioli. O estudo comparativo das produções confirmou a relevância pedagógica do uso do livro de imagem, evidenciando que o uso de variadas modalidades de expressão pode favorecer a aprendizagem de crianças com diferentes competências. Também foi observada a pouca variação entre as produções orais e escritas, ao mesmo tempo em que se identificou que as crianças apresentam dificuldades em pontos específicos da narrativa, dependendo do estágio em questão. Com isso, destacamos a importância de se conhecer o processo de construção na produção dos textos narrativos, a fim de se ajustar o ensino às necessidades das crianças.
id USP_adfdcf4a17d04fb7a81c28b3b23232fd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19102015-104820
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamentalThe picture book as a basis for oral and written texts of elementary school childrenEscritaLiteraturaLiteratureLivro de imagemNarrativaNarrativeOralOralidadePicture bookProdução textualTextual productionWritingO trabalho tem por objetivo investigar como crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo produzem textos narrativos orais e escritos a partir de um livro de imagem. Amparado pelo referencial teórico de Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro, Soares, Colello, Geraldi, Kato, Fiorin e Rojo, entre outros, o estudo partiu de uma concepção sócio-interacionista de educação e dialógica de língua, apresentando também considerações acerca da literatura infantil, da necessidade de investimento na formação do leitor e da importância de se pautar o ensino da língua na escola como um processo reflexivo, particularmente no que diz respeito à compreensão dos gêneros textuais. Para a coleta do material, dez crianças foram convidadas, individualmente, a produzir um texto oral e outro escrito, após leitura de um livro de imagem. A análise dos textos foi realizada com base nos estágios da estrutura narrativa propostos por Fiorin e Savioli. O estudo comparativo das produções confirmou a relevância pedagógica do uso do livro de imagem, evidenciando que o uso de variadas modalidades de expressão pode favorecer a aprendizagem de crianças com diferentes competências. Também foi observada a pouca variação entre as produções orais e escritas, ao mesmo tempo em que se identificou que as crianças apresentam dificuldades em pontos específicos da narrativa, dependendo do estágio em questão. Com isso, destacamos a importância de se conhecer o processo de construção na produção dos textos narrativos, a fim de se ajustar o ensino às necessidades das crianças.The objective of this study is to investigate how children in the 3rd grade of elementary cycle of a public school of São Paulo produce narrative texts both in oral and written form - using a picture book (not containing written text). Supported by the theoretical framework of Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro, Soares, Colello, Geraldi, Kato, Fiorin and Rojo among others, the study was based on a socio-interactionist concept of education and dialogical language, also aspects about the children\'s literature, the need of improvement in the readers formation and the importance of guided language teaching in schools as a reflexive process, particularly regarding the understanding of textual genres. Ten children were invited individually to produce one oral and written text after reading a picture book. The analysis of each text was based on the stages of the narrative structure proposed by Fiorin and Savioli. The comparative study of the productions confirmed the pedagogical relevance of the use of a picture book, showing how the use of various modes of expression can promote the learning of children with different skills. It was also observed a little variation between the oral and written productions. However, within the vast range of children´s capabilities, each had difficulty in different sections of the narrative. Thus, we highlight the importance of understanding the construction process in the production of the narrative texts in order to adjust the teaching to the needs of children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPColello, Silvia de Mattos GasparianFellipin, Vera2015-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-104820/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-19102015-104820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental
The picture book as a basis for oral and written texts of elementary school children
title O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental
spellingShingle O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental
Fellipin, Vera
Escrita
Literatura
Literature
Livro de imagem
Narrativa
Narrative
Oral
Oralidade
Picture book
Produção textual
Textual production
Writing
title_short O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental
title_full O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental
title_fullStr O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental
title_full_unstemmed O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental
title_sort O livro de imagem como base para produções orais e escritas de crianças do ensino fundamental
author Fellipin, Vera
author_facet Fellipin, Vera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colello, Silvia de Mattos Gasparian
dc.contributor.author.fl_str_mv Fellipin, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Literatura
Literature
Livro de imagem
Narrativa
Narrative
Oral
Oralidade
Picture book
Produção textual
Textual production
Writing
topic Escrita
Literatura
Literature
Livro de imagem
Narrativa
Narrative
Oral
Oralidade
Picture book
Produção textual
Textual production
Writing
description O trabalho tem por objetivo investigar como crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo produzem textos narrativos orais e escritos a partir de um livro de imagem. Amparado pelo referencial teórico de Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro, Soares, Colello, Geraldi, Kato, Fiorin e Rojo, entre outros, o estudo partiu de uma concepção sócio-interacionista de educação e dialógica de língua, apresentando também considerações acerca da literatura infantil, da necessidade de investimento na formação do leitor e da importância de se pautar o ensino da língua na escola como um processo reflexivo, particularmente no que diz respeito à compreensão dos gêneros textuais. Para a coleta do material, dez crianças foram convidadas, individualmente, a produzir um texto oral e outro escrito, após leitura de um livro de imagem. A análise dos textos foi realizada com base nos estágios da estrutura narrativa propostos por Fiorin e Savioli. O estudo comparativo das produções confirmou a relevância pedagógica do uso do livro de imagem, evidenciando que o uso de variadas modalidades de expressão pode favorecer a aprendizagem de crianças com diferentes competências. Também foi observada a pouca variação entre as produções orais e escritas, ao mesmo tempo em que se identificou que as crianças apresentam dificuldades em pontos específicos da narrativa, dependendo do estágio em questão. Com isso, destacamos a importância de se conhecer o processo de construção na produção dos textos narrativos, a fim de se ajustar o ensino às necessidades das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-104820/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19102015-104820/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257134533705728