O Ator do teatro ao cinema: um estudo sobre apropriações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-06022018-100232/ |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a investigar a função do ator e seu modelo de interpretação para o cinema, partindo de apropriações da pesquisa teatral. A partir do sistema de atuação criado por Konstantin Stanislavski, estabeleço uma trajetória de apropriações que se inicia concomitantemente ao desenvolvimento da linguagem cinematográfica, contemplando primeiramente a pesquisa dos cineastas russos Lev Kuleshov, Sergei Eisenstein e Vsevolod Pudovkin. Em um segundo momento, analiso como as ideias de Stanislavski chegaram nos Estados Unidos, influenciando tanto o teatro quanto o cinema americanos. A criação do Actors Studio e a formulação do \"Método\" americano de interpretação são abordadas sobretudo a partir das ideias de Elia Kazan e Lee Strasberg. Por fim, no Brasil, discorro sobre o projeto Prêt-à-Porter (1998 - 2011), criado por Antunes Filho, e sua influência na formação de toda uma geração de atores presentes na produção cinematográfica contemporânea. Nesse percurso que vai do teatro ao cinema, em certos momentos numa via de mão dupla, destaco os procedimentos que contribuíram para o processo de criação dos atores, e a forma como influenciaram sua expressão em ambas as áreas da criação artística. |
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O Ator do teatro ao cinema: um estudo sobre apropriaçõesThe actor from the stage to the screen: a study on appropriationsActors StudioActors StudioAntunes FilhoAntunes FilhoAtuação cinematográficaFilm ActingPudovkinPudovkinStanislavskiStanislavskiEsta dissertação se propõe a investigar a função do ator e seu modelo de interpretação para o cinema, partindo de apropriações da pesquisa teatral. A partir do sistema de atuação criado por Konstantin Stanislavski, estabeleço uma trajetória de apropriações que se inicia concomitantemente ao desenvolvimento da linguagem cinematográfica, contemplando primeiramente a pesquisa dos cineastas russos Lev Kuleshov, Sergei Eisenstein e Vsevolod Pudovkin. Em um segundo momento, analiso como as ideias de Stanislavski chegaram nos Estados Unidos, influenciando tanto o teatro quanto o cinema americanos. A criação do Actors Studio e a formulação do \"Método\" americano de interpretação são abordadas sobretudo a partir das ideias de Elia Kazan e Lee Strasberg. Por fim, no Brasil, discorro sobre o projeto Prêt-à-Porter (1998 - 2011), criado por Antunes Filho, e sua influência na formação de toda uma geração de atores presentes na produção cinematográfica contemporânea. Nesse percurso que vai do teatro ao cinema, em certos momentos numa via de mão dupla, destaco os procedimentos que contribuíram para o processo de criação dos atores, e a forma como influenciaram sua expressão em ambas as áreas da criação artística.This project aims at investigating the role of the actor and his/her model of acting for the screen, from a theatrical perspective. Starting with the System created by Konstantin Stanislavski, I establish a trajectory of appropriations, contemplating primarily the researches of Soviet filmmakers Lev Kuleshov, Sergei Eisenstein and Vsevolod Pudovkin. Then, I analyze the arrival of Stanislavski\'s ideas at the United States, and how they influenced both American theater and cinema. The creation of the Actors Studio and the formulation of the American Method of acting will be approached mainly through Elia Kazan and Lee Strasberg\'s ideas. Finally, in Brazil, I analyze the project Prêt-à-Porter (1998 - 2011), created by Antunes Filho, which influenced the formation of a whole generation of actors also present in contemporary film production. Thus, I highlight some procedures that highly contributed to the creative process of actors, from the stage to the screen.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBorges, Cristian da SilvaGreve, Sabrina Tozatti2017-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-06022018-100232/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-06022018-100232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta dissertação se propõe a investigar a função do ator e seu modelo de interpretação para o cinema, partindo de apropriações da pesquisa teatral. A partir do sistema de atuação criado por Konstantin Stanislavski, estabeleço uma trajetória de apropriações que se inicia concomitantemente ao desenvolvimento da linguagem cinematográfica, contemplando primeiramente a pesquisa dos cineastas russos Lev Kuleshov, Sergei Eisenstein e Vsevolod Pudovkin. Em um segundo momento, analiso como as ideias de Stanislavski chegaram nos Estados Unidos, influenciando tanto o teatro quanto o cinema americanos. A criação do Actors Studio e a formulação do \"Método\" americano de interpretação são abordadas sobretudo a partir das ideias de Elia Kazan e Lee Strasberg. Por fim, no Brasil, discorro sobre o projeto Prêt-à-Porter (1998 - 2011), criado por Antunes Filho, e sua influência na formação de toda uma geração de atores presentes na produção cinematográfica contemporânea. Nesse percurso que vai do teatro ao cinema, em certos momentos numa via de mão dupla, destaco os procedimentos que contribuíram para o processo de criação dos atores, e a forma como influenciaram sua expressão em ambas as áreas da criação artística. |
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