Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, José
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28109
Resumo: O artigo explora a diferença entre o pensamento cinematográfico de Pudovkin e de Eisenstein a respeito do eixo relacional plano/montagem, que traduz ao mesmo tempo uma diferença de mundividências e de posições sobre o acontecimento histórico-político. Procura mostrar-se como é o 'puro cinema' que instaura os olhos, os olhares e os rostos que por sua vez instauram o mundo através da consciência que desperta e age.
id RCAP_b44a41ef2a0d37fc7b48a19be7d644a3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28109
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São PetersburgoPudovkinPlanoMontagemRevoluçãoOlharO artigo explora a diferença entre o pensamento cinematográfico de Pudovkin e de Eisenstein a respeito do eixo relacional plano/montagem, que traduz ao mesmo tempo uma diferença de mundividências e de posições sobre o acontecimento histórico-político. Procura mostrar-se como é o 'puro cinema' que instaura os olhos, os olhares e os rostos que por sua vez instauram o mundo através da consciência que desperta e age.2020-09-02T10:50:42Z2020-09-022017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28109http://hdl.handle.net/10174/28109porMARTINS, José, “Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo”, in A Ideia: Revista de Cultura Libertária, Vol. 81-2-3 - Dezembro de 20170870-6913jmbm@uevora.pt319Martins, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:56.309062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo
title Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo
spellingShingle Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo
Martins, José
Pudovkin
Plano
Montagem
Revolução
Olhar
title_short Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo
title_full Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo
title_fullStr Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo
title_full_unstemmed Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo
title_sort Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo
author Martins, José
author_facet Martins, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, José
dc.subject.por.fl_str_mv Pudovkin
Plano
Montagem
Revolução
Olhar
topic Pudovkin
Plano
Montagem
Revolução
Olhar
description O artigo explora a diferença entre o pensamento cinematográfico de Pudovkin e de Eisenstein a respeito do eixo relacional plano/montagem, que traduz ao mesmo tempo uma diferença de mundividências e de posições sobre o acontecimento histórico-político. Procura mostrar-se como é o 'puro cinema' que instaura os olhos, os olhares e os rostos que por sua vez instauram o mundo através da consciência que desperta e age.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2020-09-02T10:50:42Z
2020-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28109
http://hdl.handle.net/10174/28109
url http://hdl.handle.net/10174/28109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, José, “Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo”, in A Ideia: Revista de Cultura Libertária, Vol. 81-2-3 - Dezembro de 2017
0870-6913
jmbm@uevora.pt
319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553949151985664