Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28109 |
Resumo: | O artigo explora a diferença entre o pensamento cinematográfico de Pudovkin e de Eisenstein a respeito do eixo relacional plano/montagem, que traduz ao mesmo tempo uma diferença de mundividências e de posições sobre o acontecimento histórico-político. Procura mostrar-se como é o 'puro cinema' que instaura os olhos, os olhares e os rostos que por sua vez instauram o mundo através da consciência que desperta e age. |
id |
RCAP_b44a41ef2a0d37fc7b48a19be7d644a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28109 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São PetersburgoPudovkinPlanoMontagemRevoluçãoOlharO artigo explora a diferença entre o pensamento cinematográfico de Pudovkin e de Eisenstein a respeito do eixo relacional plano/montagem, que traduz ao mesmo tempo uma diferença de mundividências e de posições sobre o acontecimento histórico-político. Procura mostrar-se como é o 'puro cinema' que instaura os olhos, os olhares e os rostos que por sua vez instauram o mundo através da consciência que desperta e age.2020-09-02T10:50:42Z2020-09-022017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28109http://hdl.handle.net/10174/28109porMARTINS, José, “Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo”, in A Ideia: Revista de Cultura Libertária, Vol. 81-2-3 - Dezembro de 20170870-6913jmbm@uevora.pt319Martins, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:56.309062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo |
title |
Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo |
spellingShingle |
Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo Martins, José Pudovkin Plano Montagem Revolução Olhar |
title_short |
Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo |
title_full |
Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo |
title_fullStr |
Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo |
title_full_unstemmed |
Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo |
title_sort |
Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo |
author |
Martins, José |
author_facet |
Martins, José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pudovkin Plano Montagem Revolução Olhar |
topic |
Pudovkin Plano Montagem Revolução Olhar |
description |
O artigo explora a diferença entre o pensamento cinematográfico de Pudovkin e de Eisenstein a respeito do eixo relacional plano/montagem, que traduz ao mesmo tempo uma diferença de mundividências e de posições sobre o acontecimento histórico-político. Procura mostrar-se como é o 'puro cinema' que instaura os olhos, os olhares e os rostos que por sua vez instauram o mundo através da consciência que desperta e age. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2020-09-02T10:50:42Z 2020-09-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28109 http://hdl.handle.net/10174/28109 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, José, “Olhos de luz acesa (no plano) – notas sobre o princípio do cinema e O fim de São Petersburgo”, in A Ideia: Revista de Cultura Libertária, Vol. 81-2-3 - Dezembro de 2017 0870-6913 jmbm@uevora.pt 319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553949151985664 |