Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franciscon, Moisés Wagner
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/32812
Resumo: Ao contrário do que aponta a maior parte da historiografia, a reorganização do Exército Vermelho não se deu durante a Batalha de Stalingrado. Tampouco foi obra desenraizada, concebida e imposta rapidamente por um tirano. Ela se inscreve num processo mais lento, iniciado com a década de 1930. O governo soviético lançou uma campanha pelas reformas ainda em 1940, inclusive com o uso do cinema. Apesar da pressão financeira, legal e física sobre os cineastas, jamais conseguiu exercer um controle absoluto. O cinema, como aponta Marc Ferro, abre uma janela para uma visão minuciosa de uma sociedade, que poderia passar despercebida sem o uso dessa fonte. O filme Suvorov (1940), dirigido pelo cineasta soviético Vsevolod Pudovkin, permite realizar uma análise segundo a perspectiva mencionada acima.
id UFES-10_b41e1dbb44d3cf8bfba42a67c5903c78
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/32812
network_acronym_str UFES-10
network_name_str Revista Ágora (Vitória)
repository_id_str
spelling Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelhoPudovkinSuvorovRealismo socialistaSócio-história cinematográficaAo contrário do que aponta a maior parte da historiografia, a reorganização do Exército Vermelho não se deu durante a Batalha de Stalingrado. Tampouco foi obra desenraizada, concebida e imposta rapidamente por um tirano. Ela se inscreve num processo mais lento, iniciado com a década de 1930. O governo soviético lançou uma campanha pelas reformas ainda em 1940, inclusive com o uso do cinema. Apesar da pressão financeira, legal e física sobre os cineastas, jamais conseguiu exercer um controle absoluto. O cinema, como aponta Marc Ferro, abre uma janela para uma visão minuciosa de uma sociedade, que poderia passar despercebida sem o uso dessa fonte. O filme Suvorov (1940), dirigido pelo cineasta soviético Vsevolod Pudovkin, permite realizar uma análise segundo a perspectiva mencionada acima.Through the bibliographic survey of the historiographies of the Western allies and the official Soviet historiography, we sought to highlight the transformations and contentious interpretations provided by both sides during the Cold War and beyond this for one of the episodes that announced the new reality of a combined Cold War replacing the ongoing conflict. The exchange of accusations and inversions of narratives, if contained at first, led the historiographic works of the subsequent decades. The conduct of the Uprising allowed the elaboration of justifications for the dominant geopolitical framework. Poland's fate remained unchallenged by the reality of the forces' disposition, but not in their morality. It allowed the accusation of the treacherous and authoritarian nature formulated by both sides to the political-economic-ideological rival, masking mutually imperial interests.Programa de Pós-Graduação em História2021-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/3281210.47456/e-2020310306Revista Ágora; v. 31 n. 3 (2020): Revoluções no Atlântico: Brasil e Portugal na década de 20 do Oitocentos; e-2020310306Ágora Journal; Vol. 31 No. 3 (2020): Revoluções no Atlântico: Brasil e Portugal na década de 20 do Oitocentos; e-2020310306Revista Ágora; Vol. 31 Núm. 3 (2020): Revoluções no Atlântico: Brasil e Portugal na década de 20 do Oitocentos; e-20203103061980-0096reponame:Revista Ágora (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/agora/article/view/32812/23261Copyright (c) 2021 Revista Ágorahttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranciscon, Moisés Wagner2021-04-22T16:45:48Zoai:periodicos.ufes.br:article/32812Revistahttps://periodicos.ufes.br/agoraPUBhttps://periodicos.ufes.br/agora/oairevistaagoraufes@gmail.com1980-00961980-0096opendoar:2021-04-22T16:45:48Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho
title Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho
spellingShingle Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho
Franciscon, Moisés Wagner
Pudovkin
Suvorov
Realismo socialista
Sócio-história cinematográfica
title_short Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho
title_full Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho
title_fullStr Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho
title_full_unstemmed Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho
title_sort Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho
author Franciscon, Moisés Wagner
author_facet Franciscon, Moisés Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franciscon, Moisés Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Pudovkin
Suvorov
Realismo socialista
Sócio-história cinematográfica
topic Pudovkin
Suvorov
Realismo socialista
Sócio-história cinematográfica
description Ao contrário do que aponta a maior parte da historiografia, a reorganização do Exército Vermelho não se deu durante a Batalha de Stalingrado. Tampouco foi obra desenraizada, concebida e imposta rapidamente por um tirano. Ela se inscreve num processo mais lento, iniciado com a década de 1930. O governo soviético lançou uma campanha pelas reformas ainda em 1940, inclusive com o uso do cinema. Apesar da pressão financeira, legal e física sobre os cineastas, jamais conseguiu exercer um controle absoluto. O cinema, como aponta Marc Ferro, abre uma janela para uma visão minuciosa de uma sociedade, que poderia passar despercebida sem o uso dessa fonte. O filme Suvorov (1940), dirigido pelo cineasta soviético Vsevolod Pudovkin, permite realizar uma análise segundo a perspectiva mencionada acima.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/32812
10.47456/e-2020310306
url https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/32812
identifier_str_mv 10.47456/e-2020310306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/32812/23261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ágora
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora; v. 31 n. 3 (2020): Revoluções no Atlântico: Brasil e Portugal na década de 20 do Oitocentos; e-2020310306
Ágora Journal; Vol. 31 No. 3 (2020): Revoluções no Atlântico: Brasil e Portugal na década de 20 do Oitocentos; e-2020310306
Revista Ágora; Vol. 31 Núm. 3 (2020): Revoluções no Atlântico: Brasil e Portugal na década de 20 do Oitocentos; e-2020310306
1980-0096
reponame:Revista Ágora (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista Ágora (Vitória)
collection Revista Ágora (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaagoraufes@gmail.com
_version_ 1792207305033383936