Mais do que concluir, triunfar: análise da resiliência na trajetória de graduandos de Contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durso, Samuel de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-20072020-105842/
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar como a resiliência dos estudantes de Ciências Contábeis é moldada ao longo da graduação por fatores pessoais e contextuais. Neste estudo, o discente resiliente é aquele que enfrentou alta carga de stress e adversidade durante a graduação, mas que ainda assim conseguiu chegar ao final do curso satisfeito e comprometido com a carreira escolhida. O Modelo de Resiliência Acadêmica construído com base na revisão da literatura estabelece que tanto as fontes de stress e adversidade quanto os fatores de proteção utilizados pelos discentes para enfrentar as dificuldades ao longo do curso são provenientes de três contextos: i) o individual, relacionado com o background e as características do indivíduo; ii) o acadêmico, relacionado ao ambiente da instituição de ensino no qual o discente está inserido; e iii) o externo, relacionado ao ambiente familiar, social e profissional com o qual o estudante se relaciona. Esses contextos, ao representarem fontes de stress e adversidade bem como de fatores protetores, influenciam (positiva e negativamente) na satisfação e no comprometimento dos estudantes com o curso e a carreira escolhida. Para atingir o objetivo proposto pela pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa, pautada na fenomenologia. A investigação foi conduzida em uma Universidade pública, localizada na cidade de São Paulo, após a aprovação do projeto de pesquisa por uma Comissão de Ética da instituição. Inicialmente, aplicou-se um questionário aos participantes-alvo da pesquisa com o intuito de levantar os primeiros indícios sobre o fenômeno abordado. A partir dos questionários respondidos, foram identificados os participantes da segunda etapa da pesquisa, que consistiu na condução de entrevistas semiestruturadas. Ao todo, 138 questionários foram respondidos por discentes dos períodos finais do curso de Contabilidade. Desse total, 58 manifestaram interesse em participar da segunda etapa da pesquisa. Todos os interessados foram convidados e 25, de fato, concederam a entrevista. Os resultados da pesquisa indicam que as principais fontes de stress e adversidade relacionadas ao contexto individual estão relacionadas à baixa motivação inicial dos discentes para a realização do curso de Contabilidade, aos problemas de saúde vivenciados durante a graduação e às deficiências na formação acadêmica pregressa dos estudantes. Já no contexto acadêmico, as principais fontes de stress e adversidade dizem respeito às estratégicas didático-pedagógicas e ao formato das disciplinas, ao relacionamento entre pares e ao sistema de recompensas da Universidade pautado, sobretudo, em notas. As fontes de stress e adversidade do contexto externo, por fim, estão relacionadas às demandas profissionais e familiares (principalmente para os discentes classificados como não-tradicionais, de acordo com a literatura) e, ainda, com a morte de entes próximos durante a graduação. Por outro lado, os principais fatores de proteção relacionados com o contexto individual identificados para os participantes da pesquisa foram as estratégias de adaptabilidade, o autocontrole, a organização pessoal e o aprendizado com as experiências anteriores (essa última, especificamente, para os discentes já graduados). No contexto acadêmico, os fatores protetores estão relacionados com a proximidade estabelecida com os docentes, a integração com os outros discentes e a realização de atividades extraclasse. Por fim, no contexto externo, os principais fatores protetores identificados pela pesquisa foram o apoio de familiares e amigos, as oportunidades de emprego e a flexibilidade do trabalho. A pesquisa permitiu identificar alguns problemas na formação de contabilistas, gerando resultados importantes, principalmente, para a classe profissional. Os resultados podem ser úteis, ainda, para a elaboração de estratégias que visem aprimorar o ensino superior, em especial na área contábil, na medida em que destacam como a resiliência de universitários brasileiros é moldada ao longo do ensino superior, ajudando diretamente na prevenção da evasão
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spelling Mais do que concluir, triunfar: análise da resiliência na trajetória de graduandos de ContabilidadeMore than complete, triumph: analysis of resilience in trajectory of accounting undergraduatesAccountingCiências contábeisDropoutEnsino superiorEvasãoFenomenologiaHigher educationPhenomenologyResilienceResiliênciaA presente pesquisa objetivou analisar como a resiliência dos estudantes de Ciências Contábeis é moldada ao longo da graduação por fatores pessoais e contextuais. Neste estudo, o discente resiliente é aquele que enfrentou alta carga de stress e adversidade durante a graduação, mas que ainda assim conseguiu chegar ao final do curso satisfeito e comprometido com a carreira escolhida. O Modelo de Resiliência Acadêmica construído com base na revisão da literatura estabelece que tanto as fontes de stress e adversidade quanto os fatores de proteção utilizados pelos discentes para enfrentar as dificuldades ao longo do curso são provenientes de três contextos: i) o individual, relacionado com o background e as características do indivíduo; ii) o acadêmico, relacionado ao ambiente da instituição de ensino no qual o discente está inserido; e iii) o externo, relacionado ao ambiente familiar, social e profissional com o qual o estudante se relaciona. Esses contextos, ao representarem fontes de stress e adversidade bem como de fatores protetores, influenciam (positiva e negativamente) na satisfação e no comprometimento dos estudantes com o curso e a carreira escolhida. Para atingir o objetivo proposto pela pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa, pautada na fenomenologia. A investigação foi conduzida em uma Universidade pública, localizada na cidade de São Paulo, após a aprovação do projeto de pesquisa por uma Comissão de Ética da instituição. Inicialmente, aplicou-se um questionário aos participantes-alvo da pesquisa com o intuito de levantar os primeiros indícios sobre o fenômeno abordado. A partir dos questionários respondidos, foram identificados os participantes da segunda etapa da pesquisa, que consistiu na condução de entrevistas semiestruturadas. Ao todo, 138 questionários foram respondidos por discentes dos períodos finais do curso de Contabilidade. Desse total, 58 manifestaram interesse em participar da segunda etapa da pesquisa. Todos os interessados foram convidados e 25, de fato, concederam a entrevista. Os resultados da pesquisa indicam que as principais fontes de stress e adversidade relacionadas ao contexto individual estão relacionadas à baixa motivação inicial dos discentes para a realização do curso de Contabilidade, aos problemas de saúde vivenciados durante a graduação e às deficiências na formação acadêmica pregressa dos estudantes. Já no contexto acadêmico, as principais fontes de stress e adversidade dizem respeito às estratégicas didático-pedagógicas e ao formato das disciplinas, ao relacionamento entre pares e ao sistema de recompensas da Universidade pautado, sobretudo, em notas. As fontes de stress e adversidade do contexto externo, por fim, estão relacionadas às demandas profissionais e familiares (principalmente para os discentes classificados como não-tradicionais, de acordo com a literatura) e, ainda, com a morte de entes próximos durante a graduação. Por outro lado, os principais fatores de proteção relacionados com o contexto individual identificados para os participantes da pesquisa foram as estratégias de adaptabilidade, o autocontrole, a organização pessoal e o aprendizado com as experiências anteriores (essa última, especificamente, para os discentes já graduados). No contexto acadêmico, os fatores protetores estão relacionados com a proximidade estabelecida com os docentes, a integração com os outros discentes e a realização de atividades extraclasse. Por fim, no contexto externo, os principais fatores protetores identificados pela pesquisa foram o apoio de familiares e amigos, as oportunidades de emprego e a flexibilidade do trabalho. A pesquisa permitiu identificar alguns problemas na formação de contabilistas, gerando resultados importantes, principalmente, para a classe profissional. Os resultados podem ser úteis, ainda, para a elaboração de estratégias que visem aprimorar o ensino superior, em especial na área contábil, na medida em que destacam como a resiliência de universitários brasileiros é moldada ao longo do ensino superior, ajudando diretamente na prevenção da evasãoThis research aims to analyze how the resilience of Accounting students is shaped along the undergraduate program by personal and contextual factors. In this study, the resilient student is one who faced a high burden of stress and adversity during undergraduate but managed to reach the end of the program satisfied and committed to the chosen career. Based on the literature review, the Academic Resilience Model developed in this research establishes that both the sources of stress and adversity, as well as the protective factors used by students to face difficulties throughout the program come from three contexts: i) the individual, related to student\'s background and characteristics; ii) the academic, related to the educational institution\'s environment where student is inserted; and iii) the external, related to the student\'s family, social and professional environment. These contexts, when representing sources of stress and adversity as well as protective factors, influence (positively and negatively) the students\' satisfaction and commitment to the chosen program and career. To achieve the research\'s proposed objective, the study employed a phenomenology-based qualitative approach. The investigation was conducted at a Public University, located in the city of São Paulo, after the Institution Ethics Committee\'s approval of the research project. Initially, a questionnaire was applied to the target participants of the research in order to raise the first evidence about the addressed phenomenon. From the answered questionnaires, second stage participants were selected, which consisted of conducting semi-structured interviews. In all, students inserted in the final terms of the Accounting program answered 138 questionnaires. From this amount, 58 expressed interest in participating in the research\'s second stage. From all interested parties were invited, 25, in fact, granted the interview. The research results have indicated that the main sources of stress and adversity regarding the individual context are related to the students\' low initial motivation to carry out the Accounting program, to health problems experienced during undergraduate and to deficiencies in the students\' previous academic training. In the academic context, the main sources of stress and adversity are related to didactic-pedagogical strategies and courses\' formats, the peer\'s relationship and the university\'s reward system based, above all, on grades. Finally, the sources of stress and adversity in the external context are related to professional and family demands (especially for students classified as non-traditional according to the literature) and, also, to the loss of loved ones during graduation. On the other hand, the main protective factors related to the individual context identified for the research participants were adaptability strategies, self-control, personal organization and previous experiences (the latter, specifically, for students in their second undergraduate course). In the academic context, the protective factors are related to the established proximity with Faculty, the integration with other students and the extra-class activities\' performance. Finally, for the external context, the main protective factors identified by the research were family and friends\' support, job opportunities and work flexibility. The research allowed to identify some problems in accounting education, generating important results, mainly for the professionals in the area. The results are also useful to elaborate higher education improvements, especially for Accounting education, since it analyzes how Brazilian university students\' resilience is shaped throughout higher education, directly preventing dropout.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAfonso, Luis EduardoDurso, Samuel de Oliveira2020-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-20072020-105842/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-21T18:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-20072020-105842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-21T18:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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