Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4532 |
Resumo: | Investigou-se a resiliência em estudantes no Ensino Superior, com e sem vivência da praxe, e a relação entre resiliência e integração social. Participaram 163 estudantes do 1.º ano da Universidade dos Açores. Usou-se um questionário referente a dados pessoais, académicos e familiares, a Escala de Resiliência de Wagnild e Young (ER), o Questionário de Vivências da Praxe (QVP) e o Questionário de Integração Social no Ensino Superior (QISES). Os inquiridos apresentaram níveis moderados de resiliência, não sendo encontradas diferenças significativas entre os que vivenciaram e os que não vivenciaram a praxe. Constatou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre ER e QISES. |
id |
RCAP_ea931cd233de4b08dbbacdd3f6c8c948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4532 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos AçoresTransition, resilience and hazing. Studies at the University of the AzoresEnsino SuperiorPraxe AcadémicaResiliênciaHigher EducationPractice HazingResilienceInvestigou-se a resiliência em estudantes no Ensino Superior, com e sem vivência da praxe, e a relação entre resiliência e integração social. Participaram 163 estudantes do 1.º ano da Universidade dos Açores. Usou-se um questionário referente a dados pessoais, académicos e familiares, a Escala de Resiliência de Wagnild e Young (ER), o Questionário de Vivências da Praxe (QVP) e o Questionário de Integração Social no Ensino Superior (QISES). Os inquiridos apresentaram níveis moderados de resiliência, não sendo encontradas diferenças significativas entre os que vivenciaram e os que não vivenciaram a praxe. Constatou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre ER e QISES.ABSTRACT: It was studied the resilience in the universities students, with and without experience of hazing, and the relationship between resilience and social integration. The sample was composed by 163 first-year students from the University of the Azores. Data were collected through a questionnaire about personal, academic and familiar topics, the Resilience Scale of Wagnild and Young (ER), the Hazing Living Questionnaire (QVP) and the Social Integration Questionnaire in Higher Education (QISES). Respondents presented moderate level of resilience; no significant differences were found between those who lived hazing and those who did not. There was a positive and statistically significant correlation between ER and QISES.Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la EducaciónRepositório da Universidade dos AçoresCaldeira, Suzana NunesSilva, OsvaldoSousa, ÁureaMendes, MariaMartins, Maria J.2018-01-09T13:44:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4532porCaldeira, S. N.; Silva, O; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 195-199. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.29062386-7418https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2906info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:43Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:53.133237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores Transition, resilience and hazing. Studies at the University of the Azores |
title |
Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores |
spellingShingle |
Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores Caldeira, Suzana Nunes Ensino Superior Praxe Académica Resiliência Higher Education Practice Hazing Resilience |
title_short |
Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores |
title_full |
Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores |
title_fullStr |
Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores |
title_full_unstemmed |
Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores |
title_sort |
Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores |
author |
Caldeira, Suzana Nunes |
author_facet |
Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo Sousa, Áurea Mendes, Maria Martins, Maria J. |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Osvaldo Sousa, Áurea Mendes, Maria Martins, Maria J. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo Sousa, Áurea Mendes, Maria Martins, Maria J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Praxe Académica Resiliência Higher Education Practice Hazing Resilience |
topic |
Ensino Superior Praxe Académica Resiliência Higher Education Practice Hazing Resilience |
description |
Investigou-se a resiliência em estudantes no Ensino Superior, com e sem vivência da praxe, e a relação entre resiliência e integração social. Participaram 163 estudantes do 1.º ano da Universidade dos Açores. Usou-se um questionário referente a dados pessoais, académicos e familiares, a Escala de Resiliência de Wagnild e Young (ER), o Questionário de Vivências da Praxe (QVP) e o Questionário de Integração Social no Ensino Superior (QISES). Os inquiridos apresentaram níveis moderados de resiliência, não sendo encontradas diferenças significativas entre os que vivenciaram e os que não vivenciaram a praxe. Constatou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre ER e QISES. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-09T13:44:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4532 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caldeira, S. N.; Silva, O; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 195-199. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2906 2386-7418 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130723095937024 |