Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Suzana Nunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Osvaldo, Sousa, Áurea, Mendes, Maria, Martins, Maria J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4532
Resumo: Investigou-se a resiliência em estudantes no Ensino Superior, com e sem vivência da praxe, e a relação entre resiliência e integração social. Participaram 163 estudantes do 1.º ano da Universidade dos Açores. Usou-se um questionário referente a dados pessoais, académicos e familiares, a Escala de Resiliência de Wagnild e Young (ER), o Questionário de Vivências da Praxe (QVP) e o Questionário de Integração Social no Ensino Superior (QISES). Os inquiridos apresentaram níveis moderados de resiliência, não sendo encontradas diferenças significativas entre os que vivenciaram e os que não vivenciaram a praxe. Constatou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre ER e QISES.
id RCAP_ea931cd233de4b08dbbacdd3f6c8c948
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos AçoresTransition, resilience and hazing. Studies at the University of the AzoresEnsino SuperiorPraxe AcadémicaResiliênciaHigher EducationPractice HazingResilienceInvestigou-se a resiliência em estudantes no Ensino Superior, com e sem vivência da praxe, e a relação entre resiliência e integração social. Participaram 163 estudantes do 1.º ano da Universidade dos Açores. Usou-se um questionário referente a dados pessoais, académicos e familiares, a Escala de Resiliência de Wagnild e Young (ER), o Questionário de Vivências da Praxe (QVP) e o Questionário de Integração Social no Ensino Superior (QISES). Os inquiridos apresentaram níveis moderados de resiliência, não sendo encontradas diferenças significativas entre os que vivenciaram e os que não vivenciaram a praxe. Constatou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre ER e QISES.ABSTRACT: It was studied the resilience in the universities students, with and without experience of hazing, and the relationship between resilience and social integration. The sample was composed by 163 first-year students from the University of the Azores. Data were collected through a questionnaire about personal, academic and familiar topics, the Resilience Scale of Wagnild and Young (ER), the Hazing Living Questionnaire (QVP) and the Social Integration Questionnaire in Higher Education (QISES). Respondents presented moderate level of resilience; no significant differences were found between those who lived hazing and those who did not. There was a positive and statistically significant correlation between ER and QISES.Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la EducaciónRepositório da Universidade dos AçoresCaldeira, Suzana NunesSilva, OsvaldoSousa, ÁureaMendes, MariaMartins, Maria J.2018-01-09T13:44:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4532porCaldeira, S. N.; Silva, O; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 195-199. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.29062386-7418https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2906info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:43Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:53.133237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores
Transition, resilience and hazing. Studies at the University of the Azores
title Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores
spellingShingle Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores
Caldeira, Suzana Nunes
Ensino Superior
Praxe Académica
Resiliência
Higher Education
Practice Hazing
Resilience
title_short Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores
title_full Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores
title_fullStr Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores
title_full_unstemmed Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores
title_sort Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores
author Caldeira, Suzana Nunes
author_facet Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
author_role author
author2 Silva, Osvaldo
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Martins, Maria J.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Praxe Académica
Resiliência
Higher Education
Practice Hazing
Resilience
topic Ensino Superior
Praxe Académica
Resiliência
Higher Education
Practice Hazing
Resilience
description Investigou-se a resiliência em estudantes no Ensino Superior, com e sem vivência da praxe, e a relação entre resiliência e integração social. Participaram 163 estudantes do 1.º ano da Universidade dos Açores. Usou-se um questionário referente a dados pessoais, académicos e familiares, a Escala de Resiliência de Wagnild e Young (ER), o Questionário de Vivências da Praxe (QVP) e o Questionário de Integração Social no Ensino Superior (QISES). Os inquiridos apresentaram níveis moderados de resiliência, não sendo encontradas diferenças significativas entre os que vivenciaram e os que não vivenciaram a praxe. Constatou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre ER e QISES.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-09T13:44:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4532
url http://hdl.handle.net/10400.3/4532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caldeira, S. N.; Silva, O; Sousa, Á.; Mendes, M.; Martins, M.J. (2017). Transição, praxe e resiliência. Estudos na Universidade dos Açores. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación", Vol. Extr., nº 14, pp. 195-199. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2906
2386-7418
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña, Facultad de Ciencias de la Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130723095937024