O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Maria Izabel de Araújo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13072009-190132/
Resumo: A presente dissertação procura investigar que papel a Internet exerce nos projetos educomunicativos implementados pelo NCE Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, buscando entender como o Núcleo vem se apropriando da linguagem virtual nos diferentes programas implementados a partir de 2001, junto a redes públicas de educação. Para tanto, a pesquisa toma como amostragem os sites dos projetos Educom.TV (2002), TodeOlho.TV (2002), Educom.rádio (2001-2004) e Educomradio.centro-oeste (2005-2006). O trabalho busca identificar a especificidade do emprego da linguagem digital tanto no âmbito da formação presencial quanto no da formação a distância. Como metodologia, a pesquisa faz uso de entrevistas assim como da análise do material coletado nos fóruns, chats, canal \"Fale Conosco\" e demais espaços de registro e circulação de dados presentes em cada um dos sites. Uma das conclusões da pesquisa aponta para o fato de que a \"dialogicidade\" e a \"interatividade\" são atributos que dependem mais da natureza da relação que se estabelece entre os mediadores dos processos educativos e os cursistas do que propriamente dos instrumentos tecnológicos disponibilizados.
id USP_af14d236c2b79a367a9766671c067fc1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13072009-190132
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USPO papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USPCommunicationComunicaçãoEducaçãoEducationEducommunicationEducomunicaçãoInternetInternetNCENCEA presente dissertação procura investigar que papel a Internet exerce nos projetos educomunicativos implementados pelo NCE Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, buscando entender como o Núcleo vem se apropriando da linguagem virtual nos diferentes programas implementados a partir de 2001, junto a redes públicas de educação. Para tanto, a pesquisa toma como amostragem os sites dos projetos Educom.TV (2002), TodeOlho.TV (2002), Educom.rádio (2001-2004) e Educomradio.centro-oeste (2005-2006). O trabalho busca identificar a especificidade do emprego da linguagem digital tanto no âmbito da formação presencial quanto no da formação a distância. Como metodologia, a pesquisa faz uso de entrevistas assim como da análise do material coletado nos fóruns, chats, canal \"Fale Conosco\" e demais espaços de registro e circulação de dados presentes em cada um dos sites. Uma das conclusões da pesquisa aponta para o fato de que a \"dialogicidade\" e a \"interatividade\" são atributos que dependem mais da natureza da relação que se estabelece entre os mediadores dos processos educativos e os cursistas do que propriamente dos instrumentos tecnológicos disponibilizados.This dissertation investigates how internet plays its part at educommunication projects implemented by NCE Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, in order to understand how this institution uses virtual language at the different programs implemented since 2001, near education public nets. This research has been developed based on a sample composed by sites of the following projects: Educom.TV (2002), TodeOlho.TV (2002), Educom.rádio (2001-2004) and Educomradio.centro-oeste (2005-2006). This job aims to identify the specific use of digital language at present and virtual education. As methodology, the researcher used interviews as well as analisys of various materials collected from foruns, chats, Talk to us channels and other registers and data spaces near meantioned sites. One of the conclusions of this research points that dialogue and interactivity are atributes that depend on the nature of the relationship established between the mediators of educational processes and the students than the technological instruments available.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Ismar de OliveiraLeão, Maria Izabel de Araújo2008-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13072009-190132/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-13072009-190132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
title O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
spellingShingle O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
Leão, Maria Izabel de Araújo
Communication
Comunicação
Educação
Education
Educommunication
Educomunicação
Internet
Internet
NCE
NCE
title_short O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
title_full O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
title_fullStr O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
title_full_unstemmed O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
title_sort O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
author Leão, Maria Izabel de Araújo
author_facet Leão, Maria Izabel de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Ismar de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Maria Izabel de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Communication
Comunicação
Educação
Education
Educommunication
Educomunicação
Internet
Internet
NCE
NCE
topic Communication
Comunicação
Educação
Education
Educommunication
Educomunicação
Internet
Internet
NCE
NCE
description A presente dissertação procura investigar que papel a Internet exerce nos projetos educomunicativos implementados pelo NCE Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, buscando entender como o Núcleo vem se apropriando da linguagem virtual nos diferentes programas implementados a partir de 2001, junto a redes públicas de educação. Para tanto, a pesquisa toma como amostragem os sites dos projetos Educom.TV (2002), TodeOlho.TV (2002), Educom.rádio (2001-2004) e Educomradio.centro-oeste (2005-2006). O trabalho busca identificar a especificidade do emprego da linguagem digital tanto no âmbito da formação presencial quanto no da formação a distância. Como metodologia, a pesquisa faz uso de entrevistas assim como da análise do material coletado nos fóruns, chats, canal \"Fale Conosco\" e demais espaços de registro e circulação de dados presentes em cada um dos sites. Uma das conclusões da pesquisa aponta para o fato de que a \"dialogicidade\" e a \"interatividade\" são atributos que dependem mais da natureza da relação que se estabelece entre os mediadores dos processos educativos e os cursistas do que propriamente dos instrumentos tecnológicos disponibilizados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13072009-190132/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13072009-190132/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090682254524416