Africanidade, matemática e resistência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-114244/ |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa se propõe a investigar, por meio de instrumentos qualitativos de análise, a pertinência do uso de elementos processos e modos da cultura afro-brasileira na aprendizagem da matemática escolar. Para tanto recorremos: as circunstâncias históricas de conceituação da racionalidade ocidental; as circunstâncias e consequências do racionalismo positivista para a inserção da população negra brasileira no sistema educacional; a uma proposta de racionalidade fundamentada na africanidade; a análise dos vínculos possíveis entre etnomatemática e psicologia cognitiva como instrumento de mediação da aprendizagem; e por fim a busca por elementos culturais que possam contribuir com atividades, modos e processos com potencial de serem incorporados nas aulas de matemática presentes nas práticas de um grupo de resistência dentro de uma escola de samba paulistana. |
id |
USP_afd1b9e92817674b81558145a97f7afa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-09122014-114244 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Africanidade, matemática e resistênciaAfricanness, math and enduranceAfricanidadeAfricannessBlack cultureCultura negraEducação matemáticaEthnomathematicsEtnomatemáticaMathematics educationRacionalidadeRationalityEste trabalho de pesquisa se propõe a investigar, por meio de instrumentos qualitativos de análise, a pertinência do uso de elementos processos e modos da cultura afro-brasileira na aprendizagem da matemática escolar. Para tanto recorremos: as circunstâncias históricas de conceituação da racionalidade ocidental; as circunstâncias e consequências do racionalismo positivista para a inserção da população negra brasileira no sistema educacional; a uma proposta de racionalidade fundamentada na africanidade; a análise dos vínculos possíveis entre etnomatemática e psicologia cognitiva como instrumento de mediação da aprendizagem; e por fim a busca por elementos culturais que possam contribuir com atividades, modos e processos com potencial de serem incorporados nas aulas de matemática presentes nas práticas de um grupo de resistência dentro de uma escola de samba paulistana.This research work proposes to investigate, through quantitative analysis tools, the relevance of the use of instruments - processes and methods - of the African-Brazilian culture in the learning school mathematics. In order to, we betake to: the historical circumstances of Western rationality conceptualization; the circumstances and consequences of the positivist rationalism for insertion of black people in educational system; the proposal of rationality founded in Africaness; the analysis of possible connections between ethnomathematics and cognitive psychology as mediation tools of apprenticeship; and lastly, the search for cultural elements - that may contribute to activities, methods and processes with the potential to be incorporated into mathematics classes - presents in the practices of a resistance group in a native of São Paulo samba school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDomite, Maria do Carmo SantosSilva, Vanisio Luiz da2014-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-114244/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-09122014-114244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Africanidade, matemática e resistência Africanness, math and endurance |
title |
Africanidade, matemática e resistência |
spellingShingle |
Africanidade, matemática e resistência Silva, Vanisio Luiz da Africanidade Africanness Black culture Cultura negra Educação matemática Ethnomathematics Etnomatemática Mathematics education Racionalidade Rationality |
title_short |
Africanidade, matemática e resistência |
title_full |
Africanidade, matemática e resistência |
title_fullStr |
Africanidade, matemática e resistência |
title_full_unstemmed |
Africanidade, matemática e resistência |
title_sort |
Africanidade, matemática e resistência |
author |
Silva, Vanisio Luiz da |
author_facet |
Silva, Vanisio Luiz da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domite, Maria do Carmo Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vanisio Luiz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Africanidade Africanness Black culture Cultura negra Educação matemática Ethnomathematics Etnomatemática Mathematics education Racionalidade Rationality |
topic |
Africanidade Africanness Black culture Cultura negra Educação matemática Ethnomathematics Etnomatemática Mathematics education Racionalidade Rationality |
description |
Este trabalho de pesquisa se propõe a investigar, por meio de instrumentos qualitativos de análise, a pertinência do uso de elementos processos e modos da cultura afro-brasileira na aprendizagem da matemática escolar. Para tanto recorremos: as circunstâncias históricas de conceituação da racionalidade ocidental; as circunstâncias e consequências do racionalismo positivista para a inserção da população negra brasileira no sistema educacional; a uma proposta de racionalidade fundamentada na africanidade; a análise dos vínculos possíveis entre etnomatemática e psicologia cognitiva como instrumento de mediação da aprendizagem; e por fim a busca por elementos culturais que possam contribuir com atividades, modos e processos com potencial de serem incorporados nas aulas de matemática presentes nas práticas de um grupo de resistência dentro de uma escola de samba paulistana. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-114244/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-114244/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256847604514816 |