Demanda por pescados no Brasil entre 2002 e 2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonoda, Daniel Yokoyama
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-28022007-151841/
Resumo: O consumo per capita de pescados no Brasil é relativamente baixo quando comparado com as outras proteínas de origem animais. Do lado da oferta, este fenômeno está relacionado com diversos fatores como, por exemplo, a sobre pesca, a baixa produção nacional, a distância entre centros produtores e consumidores etc. Este trabalho aborda os fatores que estão ligados à sua demanda, tais como: a influência dos preços e da renda da população no seu consumo. Inicialmente, caracterizou-se o problema da oferta de pescados no Brasil. Em seguida, foi feita uma revisão sobre a teoria econômica e o método de cálculo da função e de suas elasticidades para a forma funcional conhecida por Almost Ideal Demand System - AIDS. A partir dos microdados da Pesquisa de Orçamento Familiar - POF 2002-2003, fez-se uma análise descritiva da demanda por pescados no Brasil. Finalmente, foram estimadas as funções demanda e calcularam-se as elasticidades para dois tipos de agrupamentos: um que considerou 5 grupos de proteínas animais e o outro com 7 grupos de alimentos. Estas funções foram estimadas para o Brasil e para duas macro-regiões: Norte-Nordeste e Centro-Sul. Os principais resultados são: o consumo per capita de pescados é baixo porque poucos domicílios consomem pescados. O consumo de pescado da Região Norte-Nordeste é significativamente diferente do padrão observado na Região Centro-Sul do país. Os principais produtos substitutos aos pescados no país são as proteínas mais elaboradas e não as carnes mais tradicionais como a de aves e as vermelhas. Os supermercados são os pontos de vendas mais utilizados pelos consumidores de pescados de renda mais elevada, principalmente na Região Centro-Sul, mas os pequenos estabelecimentos comerciais também possuem grande importância na comercialização de pescados para o consumidor final, principalmente, na Região Norte-Nordeste.
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