Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29112016-163645/ |
Resumo: | Essa dissertação tem como objetivo analisar o comportamento manipulador relacionado à aplicação de instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no ambiente escolar estimulado por duas abordagens que configuram contextos low-stake: o efeito da disseminação da informação sobre essas competências e suas relações com bem-estar e progresso social e da possibilidade dos professores receberem as respostas individuais dos alunos. Para isso, realizou-se um experimento com 2853 alunos de 10 escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos são capazes de inflar suas respostas no sentido da desejabilidade social e que as duas abordagens fazem com que os alunos se sintam mais motivados em manipular suas respostas. Além disso, os resultados mostram que a inclusão de uma notificação sobre um mecanismo de detecção de respostas falsas no questionário cria uma barreira e desestimula o comportamento manipulador. |
id |
USP_b09dcee6e9bae58e2d390198fa3b6ae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29112016-163645 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolarEvaluation of personality assessments at schoolsAplicação de testes em gruposcompetências socioeconômicasCompetências socioemocionaisEconomia - Aspectos psicológicosEconomia da personalidadeEconomics of personalityExperimento aleatórioHabilidades não cognitivasNon-cognitive skillsPersonality assesmentsQuestionário de personalidadeRandomized controlled trialsEssa dissertação tem como objetivo analisar o comportamento manipulador relacionado à aplicação de instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no ambiente escolar estimulado por duas abordagens que configuram contextos low-stake: o efeito da disseminação da informação sobre essas competências e suas relações com bem-estar e progresso social e da possibilidade dos professores receberem as respostas individuais dos alunos. Para isso, realizou-se um experimento com 2853 alunos de 10 escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos são capazes de inflar suas respostas no sentido da desejabilidade social e que as duas abordagens fazem com que os alunos se sintam mais motivados em manipular suas respostas. Além disso, os resultados mostram que a inclusão de uma notificação sobre um mecanismo de detecção de respostas falsas no questionário cria uma barreira e desestimula o comportamento manipulador.This dissertation aims to examine faking behaviour in personality assessments at schools. Two approaches that create low-stakes environments are investigated: information spreading about non-cognitive skills and their impact on well-being and social progress and the fact that teachers would receive individual students\' answers. Using a CRT technique with 2853 students from 10 São Paulo state public schools, we find that students are capable to fake their answers and these two approaches turn them more motivated to engage in faking. Moreover, we show that a warning about untruthful answers attached to the questionnaire imposes a cost, discouraging faking behaviourBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMadeira, Ricardo de AbreuPaciência, Luan Pires2016-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29112016-163645/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-29112016-163645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar Evaluation of personality assessments at schools |
title |
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar |
spellingShingle |
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar Paciência, Luan Pires Aplicação de testes em grupos competências socioeconômicas Competências socioemocionais Economia - Aspectos psicológicos Economia da personalidade Economics of personality Experimento aleatório Habilidades não cognitivas Non-cognitive skills Personality assesments Questionário de personalidade Randomized controlled trials |
title_short |
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar |
title_full |
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar |
title_fullStr |
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar |
title_sort |
Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar |
author |
Paciência, Luan Pires |
author_facet |
Paciência, Luan Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Madeira, Ricardo de Abreu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paciência, Luan Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aplicação de testes em grupos competências socioeconômicas Competências socioemocionais Economia - Aspectos psicológicos Economia da personalidade Economics of personality Experimento aleatório Habilidades não cognitivas Non-cognitive skills Personality assesments Questionário de personalidade Randomized controlled trials |
topic |
Aplicação de testes em grupos competências socioeconômicas Competências socioemocionais Economia - Aspectos psicológicos Economia da personalidade Economics of personality Experimento aleatório Habilidades não cognitivas Non-cognitive skills Personality assesments Questionário de personalidade Randomized controlled trials |
description |
Essa dissertação tem como objetivo analisar o comportamento manipulador relacionado à aplicação de instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no ambiente escolar estimulado por duas abordagens que configuram contextos low-stake: o efeito da disseminação da informação sobre essas competências e suas relações com bem-estar e progresso social e da possibilidade dos professores receberem as respostas individuais dos alunos. Para isso, realizou-se um experimento com 2853 alunos de 10 escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos são capazes de inflar suas respostas no sentido da desejabilidade social e que as duas abordagens fazem com que os alunos se sintam mais motivados em manipular suas respostas. Além disso, os resultados mostram que a inclusão de uma notificação sobre um mecanismo de detecção de respostas falsas no questionário cria uma barreira e desestimula o comportamento manipulador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29112016-163645/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29112016-163645/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257490986631168 |