Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paciência, Luan Pires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29112016-163645/
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo analisar o comportamento manipulador relacionado à aplicação de instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no ambiente escolar estimulado por duas abordagens que configuram contextos low-stake: o efeito da disseminação da informação sobre essas competências e suas relações com bem-estar e progresso social e da possibilidade dos professores receberem as respostas individuais dos alunos. Para isso, realizou-se um experimento com 2853 alunos de 10 escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos são capazes de inflar suas respostas no sentido da desejabilidade social e que as duas abordagens fazem com que os alunos se sintam mais motivados em manipular suas respostas. Além disso, os resultados mostram que a inclusão de uma notificação sobre um mecanismo de detecção de respostas falsas no questionário cria uma barreira e desestimula o comportamento manipulador.
id USP_b09dcee6e9bae58e2d390198fa3b6ae4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29112016-163645
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolarEvaluation of personality assessments at schoolsAplicação de testes em gruposcompetências socioeconômicasCompetências socioemocionaisEconomia - Aspectos psicológicosEconomia da personalidadeEconomics of personalityExperimento aleatórioHabilidades não cognitivasNon-cognitive skillsPersonality assesmentsQuestionário de personalidadeRandomized controlled trialsEssa dissertação tem como objetivo analisar o comportamento manipulador relacionado à aplicação de instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no ambiente escolar estimulado por duas abordagens que configuram contextos low-stake: o efeito da disseminação da informação sobre essas competências e suas relações com bem-estar e progresso social e da possibilidade dos professores receberem as respostas individuais dos alunos. Para isso, realizou-se um experimento com 2853 alunos de 10 escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos são capazes de inflar suas respostas no sentido da desejabilidade social e que as duas abordagens fazem com que os alunos se sintam mais motivados em manipular suas respostas. Além disso, os resultados mostram que a inclusão de uma notificação sobre um mecanismo de detecção de respostas falsas no questionário cria uma barreira e desestimula o comportamento manipulador.This dissertation aims to examine faking behaviour in personality assessments at schools. Two approaches that create low-stakes environments are investigated: information spreading about non-cognitive skills and their impact on well-being and social progress and the fact that teachers would receive individual students\' answers. Using a CRT technique with 2853 students from 10 São Paulo state public schools, we find that students are capable to fake their answers and these two approaches turn them more motivated to engage in faking. Moreover, we show that a warning about untruthful answers attached to the questionnaire imposes a cost, discouraging faking behaviourBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMadeira, Ricardo de AbreuPaciência, Luan Pires2016-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29112016-163645/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-29112016-163645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
Evaluation of personality assessments at schools
title Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
spellingShingle Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
Paciência, Luan Pires
Aplicação de testes em grupos
competências socioeconômicas
Competências socioemocionais
Economia - Aspectos psicológicos
Economia da personalidade
Economics of personality
Experimento aleatório
Habilidades não cognitivas
Non-cognitive skills
Personality assesments
Questionário de personalidade
Randomized controlled trials
title_short Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
title_full Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
title_fullStr Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
title_full_unstemmed Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
title_sort Avaliação dos instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no contexto escolar
author Paciência, Luan Pires
author_facet Paciência, Luan Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Ricardo de Abreu
dc.contributor.author.fl_str_mv Paciência, Luan Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicação de testes em grupos
competências socioeconômicas
Competências socioemocionais
Economia - Aspectos psicológicos
Economia da personalidade
Economics of personality
Experimento aleatório
Habilidades não cognitivas
Non-cognitive skills
Personality assesments
Questionário de personalidade
Randomized controlled trials
topic Aplicação de testes em grupos
competências socioeconômicas
Competências socioemocionais
Economia - Aspectos psicológicos
Economia da personalidade
Economics of personality
Experimento aleatório
Habilidades não cognitivas
Non-cognitive skills
Personality assesments
Questionário de personalidade
Randomized controlled trials
description Essa dissertação tem como objetivo analisar o comportamento manipulador relacionado à aplicação de instrumentos de mensuração de competências socioemocionais no ambiente escolar estimulado por duas abordagens que configuram contextos low-stake: o efeito da disseminação da informação sobre essas competências e suas relações com bem-estar e progresso social e da possibilidade dos professores receberem as respostas individuais dos alunos. Para isso, realizou-se um experimento com 2853 alunos de 10 escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos são capazes de inflar suas respostas no sentido da desejabilidade social e que as duas abordagens fazem com que os alunos se sintam mais motivados em manipular suas respostas. Além disso, os resultados mostram que a inclusão de uma notificação sobre um mecanismo de detecção de respostas falsas no questionário cria uma barreira e desestimula o comportamento manipulador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29112016-163645/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-29112016-163645/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257490986631168