Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102008-115903/ |
Resumo: | Este trabalho aborda, com base em um estudo de caso, as vicissitudes provocadas pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) na dinâmica de uma escola da rede estadual da Grande São Paulo, no decorrer do processo avaliativo do ano de 2005. É seu objetivo investigar o percurso que foi trilhado pela escola, além de apreciar sua eventual articulação com os objetivos traçados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP). Fundamentou-se em informações coletadas na escola por meio de observação e questionário aplicado aos professores, discussões realizadas com grupos de professores, diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico e análise de documentos produzidos pela escola, pela Diretoria de Ensino e pela SEE-SP. A análise dessas informações possibilitaram compreender e subsidiar o levantamento de hipóteses sobre eventuais repercussões da avaliação externa na dinâmica escolar. Deste modo, este trabalho sinaliza pesquisas que aprofundem hipóteses aqui apresentadas, fundamentais para o aprimoramento das avaliações em larga escala em nossos sistemas de educação, esboçando, ainda, pistas para os gestores educacionais. |
id |
USP_b1356430d4dd051bfa5d071b93016fbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08102008-115903 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual.Saresp 2005: the mutability of evaluation in a state school.assessment on a large scaleavaliação de sistemasavaliação em larga escalaevaluation of systemsSarespSarespEste trabalho aborda, com base em um estudo de caso, as vicissitudes provocadas pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) na dinâmica de uma escola da rede estadual da Grande São Paulo, no decorrer do processo avaliativo do ano de 2005. É seu objetivo investigar o percurso que foi trilhado pela escola, além de apreciar sua eventual articulação com os objetivos traçados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP). Fundamentou-se em informações coletadas na escola por meio de observação e questionário aplicado aos professores, discussões realizadas com grupos de professores, diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico e análise de documentos produzidos pela escola, pela Diretoria de Ensino e pela SEE-SP. A análise dessas informações possibilitaram compreender e subsidiar o levantamento de hipóteses sobre eventuais repercussões da avaliação externa na dinâmica escolar. Deste modo, este trabalho sinaliza pesquisas que aprofundem hipóteses aqui apresentadas, fundamentais para o aprimoramento das avaliações em larga escala em nossos sistemas de educação, esboçando, ainda, pistas para os gestores educacionais.This work addresses, based on a study case, the problems caused by the Schooling Evaluation System in the State of Sao Paulo (SARESP) in the dynamics of a state school located in the extended area of Sao Paulo City, during the evaluation process in 2005. The objective of this study was to investigate the steps followed by the school, and to assess how this system intersected with the goals established by the Secretary of Education of the State of Sao Paulo (SEE-SP). This study was founded upon information collected at the school through observation, and from a questionnaire administered to teachers, from group discussions with teachers, the director, the vice director and a teaching coordinator, in addition to the analysis of documents produced by the school, by the Board of Education and by the SEE-SP. The analysis of this information helped to understand the evaluation process and supported the hypothesis that the evaluation by an external system may cause serious repercussions in the school dynamics. Thus, this work indicates that further research is necessary to study the hypotheses raised herein. This is fundamental for the improvement of evaluations on a large scale in our educational systems, which will outline new directions for educational managers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSousa, Sandra Maria Zakia LianFreire, Lilian Rose da Silva Carvalho2008-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102008-115903/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-08102008-115903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual. Saresp 2005: the mutability of evaluation in a state school. |
title |
Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual. |
spellingShingle |
Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual. Freire, Lilian Rose da Silva Carvalho assessment on a large scale avaliação de sistemas avaliação em larga escala evaluation of systems Saresp Saresp |
title_short |
Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual. |
title_full |
Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual. |
title_fullStr |
Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual. |
title_full_unstemmed |
Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual. |
title_sort |
Saresp 2005: as vicissitudes da avaliação em uma escola da rede estadual. |
author |
Freire, Lilian Rose da Silva Carvalho |
author_facet |
Freire, Lilian Rose da Silva Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Sandra Maria Zakia Lian |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Lilian Rose da Silva Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
assessment on a large scale avaliação de sistemas avaliação em larga escala evaluation of systems Saresp Saresp |
topic |
assessment on a large scale avaliação de sistemas avaliação em larga escala evaluation of systems Saresp Saresp |
description |
Este trabalho aborda, com base em um estudo de caso, as vicissitudes provocadas pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) na dinâmica de uma escola da rede estadual da Grande São Paulo, no decorrer do processo avaliativo do ano de 2005. É seu objetivo investigar o percurso que foi trilhado pela escola, além de apreciar sua eventual articulação com os objetivos traçados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP). Fundamentou-se em informações coletadas na escola por meio de observação e questionário aplicado aos professores, discussões realizadas com grupos de professores, diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico e análise de documentos produzidos pela escola, pela Diretoria de Ensino e pela SEE-SP. A análise dessas informações possibilitaram compreender e subsidiar o levantamento de hipóteses sobre eventuais repercussões da avaliação externa na dinâmica escolar. Deste modo, este trabalho sinaliza pesquisas que aprofundem hipóteses aqui apresentadas, fundamentais para o aprimoramento das avaliações em larga escala em nossos sistemas de educação, esboçando, ainda, pistas para os gestores educacionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102008-115903/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102008-115903/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256812499238912 |