Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Maria Neves Rodrigues
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-141503/
Resumo: Este trabalho teve como objetivo de estudo o ensino de Física nos cursos de engenharia, verificando a formação do corpo docente e os conteúdos curriculares da disciplina, como também uma breve análise de todas as disciplinas, suas inserções e relevâncias, avaliando a profissão e formação de engenheiros e o papel da física, como ciência básica nesse processo, relacionando a ligação do conhecimento científico e tecnológico na história. Etapas do trabalho: - Evolução histórica; - História das Instituições; - Levantamento de situações específicas em Escolas de Engenharia, incluindo o ensino de Física - questionários e entrevistas com alunos, professores e engenheiros; - Conceituação de Ciência, Técnica e Tecnologia e suas inter-relações; - Tendências Atuais. Através dessa análise é possível identificar algumas dificuldades e soluções para a melhoria do ensino de Física e, de um modo geral, da formação do engenheiro para o atual mercado de trabalho
id USP_b307b390900fd6457747fc3394d9c683
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23072021-141503
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ligação ciência-tecnologia e a física na engenhariaScience-technology connection and physics in engineeringCIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)PHYSICS (STUDY AND TEACHING)SCIENCE (STUDY AND TEACHING)TECHNOLOGY (STUDY AND TEACHING)TECNOLOGIA (ESTUDO E ENSINO)Este trabalho teve como objetivo de estudo o ensino de Física nos cursos de engenharia, verificando a formação do corpo docente e os conteúdos curriculares da disciplina, como também uma breve análise de todas as disciplinas, suas inserções e relevâncias, avaliando a profissão e formação de engenheiros e o papel da física, como ciência básica nesse processo, relacionando a ligação do conhecimento científico e tecnológico na história. Etapas do trabalho: - Evolução histórica; - História das Instituições; - Levantamento de situações específicas em Escolas de Engenharia, incluindo o ensino de Física - questionários e entrevistas com alunos, professores e engenheiros; - Conceituação de Ciência, Técnica e Tecnologia e suas inter-relações; - Tendências Atuais. Através dessa análise é possível identificar algumas dificuldades e soluções para a melhoria do ensino de Física e, de um modo geral, da formação do engenheiro para o atual mercado de trabalhoThe present research work is a study of the Physics teaching in the engineering courses verifying the teaching staff background and the physics curriculum contents, also a short analysis of all the discipline, its insertion and amount, estimating the profession and the engineer graduate and the physics role that basic science, in this process, connecting the scientific knowledge and technological in the history. The stages of the research work: History development; Institutions histories; Research of specific engineering schools situation - including the Physics teaching - questionnaires and interviews with students, teachers and engineers; Science, technique and technology conceptions and this relations; Current tendencies. Across the analysis of each part of the research work shows some difficulties and solutions for the improvement of Physics Education, and in general, the engineer graduate for the current work market.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHamburger, Amélia ImperioFernandes, Paula Maria Neves Rodrigues2002-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-141503/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-23072021-141503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
Science-technology connection and physics in engineering
title Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
spellingShingle Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
Fernandes, Paula Maria Neves Rodrigues
CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
TECHNOLOGY (STUDY AND TEACHING)
TECNOLOGIA (ESTUDO E ENSINO)
title_short Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
title_full Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
title_fullStr Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
title_full_unstemmed Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
title_sort Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
author Fernandes, Paula Maria Neves Rodrigues
author_facet Fernandes, Paula Maria Neves Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hamburger, Amélia Imperio
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paula Maria Neves Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
TECHNOLOGY (STUDY AND TEACHING)
TECNOLOGIA (ESTUDO E ENSINO)
topic CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
TECHNOLOGY (STUDY AND TEACHING)
TECNOLOGIA (ESTUDO E ENSINO)
description Este trabalho teve como objetivo de estudo o ensino de Física nos cursos de engenharia, verificando a formação do corpo docente e os conteúdos curriculares da disciplina, como também uma breve análise de todas as disciplinas, suas inserções e relevâncias, avaliando a profissão e formação de engenheiros e o papel da física, como ciência básica nesse processo, relacionando a ligação do conhecimento científico e tecnológico na história. Etapas do trabalho: - Evolução histórica; - História das Instituições; - Levantamento de situações específicas em Escolas de Engenharia, incluindo o ensino de Física - questionários e entrevistas com alunos, professores e engenheiros; - Conceituação de Ciência, Técnica e Tecnologia e suas inter-relações; - Tendências Atuais. Através dessa análise é possível identificar algumas dificuldades e soluções para a melhoria do ensino de Física e, de um modo geral, da formação do engenheiro para o atual mercado de trabalho
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-141503/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-23072021-141503/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256531324633088