O uso da simulação baseada em hipervídeo como recurso de ensino e aprendizagem de botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Danilo Fogaça de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-23112018-141526/
Resumo: O estudo do reino vegetal, apesar de sua importância, pode ser bastante desafiador, não apenas devido à dificuldade de aproximá-lo do cotidiano dos alunos, mas também em decorrência da grande extensão curricular prevista para o ensino médio. Logo, pode ser difícil para o professor propiciar situações de aprendizagem que privilegiem a construção do conhecimento pela experimentação. É importante, pois, que haja o desenvolvimento de ferramentas que visem ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem em ciências, e que assim possam fornecer condições para que professores consigam abordar o currículo em contextos investigativos e dinâmicos. Ademais, no caso da botânica, muitas vezes há dificuldade em observar certos fenômenos relacionados às plantas em sala de aula, como é o caso do fototropismo. Para tanto, o desenvolvimento de recursos educacionais, como simuladores, pode ser uma alternativa para o encaminhamento de conteúdos considerados difíceis de serem ensinados e aprendidos pelos meios tradicionais. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um simulador baseado em hipervídeo capaz de atuar como ferramenta no ensino e aprendizagem de conceitos de botânica. Propõe-se que a simulação seja uma ferramenta adequada para a análise do comportamento fototrópico, uma vez que este fenômeno se torna facilmente observável pela simulação do tempo, favorecendo a adoção de metodologias capazes de confrontar os alunos com as suas concepções alternativas do fenômeno sem que sejam priorizadas a memorização e a transmissão de conteúdos. Dessa maneira, a simulação fornece condições aos aprendizes de aplicar o conceito de fototropismo em diversos contextos diferentes, extrapolando a compreensão deste conteúdo para além das suas concepções prévias. A elaboração do simulador foi feita com auxílio da plataforma tecnológica do portal LABIQ (Laboratório Integrado de Química e Bioquímica), instrumento que permite que professores e alunos produzam seus próprios objetos de aprendizagem. O simulador foi utilizado em situações de ensino com alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola particular da cidade de São Paulo. As concepções dos alunos acerca do fototropismo foram identificadas de quatro maneiras: i - pela aplicação de pré-testes e pós-testes, ii - pela gravação das interações aluno-simulador utilizando um software de captura de tela, iii - pela análise das hipóteses construídas pelos alunos sobre o comportamento das plantas e iv - pelas representações visuais elaboradas pelos alunos sobre o fototropismo. Os resultados apontam para o entendimento de que a aprendizagem pode ser privilegiada em situações de ensino nas quais os estudantes têm a oportunidade de experimentar suas próprias hipóteses, confrontando suas concepções prévias com o registro do fenômeno estudado.
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spelling O uso da simulação baseada em hipervídeo como recurso de ensino e aprendizagem de botânicaThe use of hypervide-based simulation as a teaching and learning resource for botany.Botany teachingEducational technologyEnsino de botânicaEnsino e aprendizagemSimulaçãoSimulationTeaching and learningTecnologia educacionalO estudo do reino vegetal, apesar de sua importância, pode ser bastante desafiador, não apenas devido à dificuldade de aproximá-lo do cotidiano dos alunos, mas também em decorrência da grande extensão curricular prevista para o ensino médio. Logo, pode ser difícil para o professor propiciar situações de aprendizagem que privilegiem a construção do conhecimento pela experimentação. É importante, pois, que haja o desenvolvimento de ferramentas que visem ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem em ciências, e que assim possam fornecer condições para que professores consigam abordar o currículo em contextos investigativos e dinâmicos. Ademais, no caso da botânica, muitas vezes há dificuldade em observar certos fenômenos relacionados às plantas em sala de aula, como é o caso do fototropismo. Para tanto, o desenvolvimento de recursos educacionais, como simuladores, pode ser uma alternativa para o encaminhamento de conteúdos considerados difíceis de serem ensinados e aprendidos pelos meios tradicionais. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um simulador baseado em hipervídeo capaz de atuar como ferramenta no ensino e aprendizagem de conceitos de botânica. Propõe-se que a simulação seja uma ferramenta adequada para a análise do comportamento fototrópico, uma vez que este fenômeno se torna facilmente observável pela simulação do tempo, favorecendo a adoção de metodologias capazes de confrontar os alunos com as suas concepções alternativas do fenômeno sem que sejam priorizadas a memorização e a transmissão de conteúdos. Dessa maneira, a simulação fornece condições aos aprendizes de aplicar o conceito de fototropismo em diversos contextos diferentes, extrapolando a compreensão deste conteúdo para além das suas concepções prévias. A elaboração do simulador foi feita com auxílio da plataforma tecnológica do portal LABIQ (Laboratório Integrado de Química e Bioquímica), instrumento que permite que professores e alunos produzam seus próprios objetos de aprendizagem. O simulador foi utilizado em situações de ensino com alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola particular da cidade de São Paulo. As concepções dos alunos acerca do fototropismo foram identificadas de quatro maneiras: i - pela aplicação de pré-testes e pós-testes, ii - pela gravação das interações aluno-simulador utilizando um software de captura de tela, iii - pela análise das hipóteses construídas pelos alunos sobre o comportamento das plantas e iv - pelas representações visuais elaboradas pelos alunos sobre o fototropismo. Os resultados apontam para o entendimento de que a aprendizagem pode ser privilegiada em situações de ensino nas quais os estudantes têm a oportunidade de experimentar suas próprias hipóteses, confrontando suas concepções prévias com o registro do fenômeno estudado.The study of the plant kingdom, despite its importance, can be quite challenging, not only due to the difficulty of bringing it closer to students\' daily lives, but also due to the great extension of the curriculum planned for high school. Therefore, it may be difficult for the teacher to provide learning situations that privilege the construction of knowledge through experimentation. It is therefore important to develop tools to expand the possibilities of teaching and learning in science and thus provide the conditions for teachers to be able to approach the curriculum in research and dynamic contexts. In addition, concerning botany, it is often difficult to observe certain phenomena related to plants in the classroom, as it is the case of phototropism. Therefore, the development of educational resources, such as simulators, can be an alternative for the referral of content considered difficult to be taught and learned by traditional means. This work aimed to develop a simulator based on hypervideo, capable of acting as a tool in teaching and learning botany concepts. It is proposed that simulation is an adequate tool for the analysis of phototrophic behavior, since this phenomenon is easily observable by time simulation, favoring the adoption of methodologies able to confront students with their alternative conceptions of the phenomenon without priority being given to the storage and transmission of content. In this way, the simulation provides conditions for the apprentices to apply the concept of phototropism in several different contexts, extrapolating the comprehension of this content beyond their previous conceptions. The elaboration of the simulator was done using the technological platform of the LABIQ (Integrated Chemistry and Biochemistry Laboratory) portal, an instrument that allows teachers and students to produce their own learning objects. The simulator was used in teaching situations with high school students of a private school in the city of São Paulo. Students\' conceptions of phototropism were identified in four ways: i - by applying pre-tests and post-tests, ii - by recording student-simulator interactions using screen capture software, iii - by analyzing constructed hypotheses by students about the behavior of plants and iv - by visual representations made by students about phototropism. The results point to the understanding that learning can be privileged in teaching situations in which students can experience their own hypotheses, confronting their previous conceptions with the record of the phenomenon studied.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarson, Guilherme AndradeMacedo, Danilo Fogaça de2018-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-23112018-141526/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-23112018-141526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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