Desenvolvimento de timing antecipatório em crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39131/tde-17112023-161043/ |
Resumo: | Sincronizar uma resposta motora com um evento sensorial constitui-se em um problema frequentemente encontrado pelo ser humano. A performance coordenada de uma criança rebatendo uma bola, depende da iniciação da sequência de ações no momento correto e da realização dos movimentos com precisão temporal. Esta capacidade é denominada timing antecipatório. O objetivo do presente foi investigar o desenvolvimento e a aprendizagem de timing antecipatório em crianças. Foram investigadas as variáveis idade e complexidade da tarefa. Neste sentido foram formuladas as hipóteses: 1) o desempenho em tarefas de timing antecipatório é superior na faixa etária maior, na tarefa simples e na complexa; 2) há diferença na aprendizagem das duas faixas etárias: 3) há variação nas estratégias de organização temporal em função da idade na tarefa complexa e 4) não há correlação significante entre o desempenho na tarefa complexa e na tarefa simples nas duas faixas etárias. Participaram deste estudo 28 escolares de São Paulo divididos em dois grupos de 14 cada. O grupo (G8) de oito anos de idade e (G12) de doze anos de idade. Foram realizados três experimentos. Nos dois primeiros , foi utilizado um aparelho especialmente construído para esta investigação que permitiu a realização de uma tarefa complexa. No experimento 3 foi utilizado o Bassin Anticipation Timer que possibilitou a realização de uma tarefa simples. No experimento 1 foram executadas 6 tentativas. No experimento 2 foram executadas 24 tentativas sendo que as 6 tentativas executadas no experimento 1 foram consideradas para efeito de análise, como sendo as 6 primeiras de um total de 30 tentativas. Neste experimento sobre aprendizagem duas fases foram consideradas: aquisição (24 tentativas) e transferência (6 tentativas). O experimento 3 teve seis tentativas. Os resultados do experimento 1 mostraram superioridade do G12, evidenciando efeito de desenvolvimento no timing antecipatório, decorrente das mudanças ocorridas no processamento de informações durante este período, em termos de diferenças nas estratégias e processos de controle. A organização temporal da resposta motora foi analisada no experimento 2 para verificar as estratégias de solução do problema motor. Os resultados indicaram que os dois grupos utilizaram estratégias semelhantes, contudo o G8 tendeu a responder precipitadamente ao movimento da bola. Pela variação das estratégias demonstrada, conclui-se que o G12 adquiriu, durante a fase de aprendizagem, uma estrutura de habilidade mais flexível. Esta característica teve implicações importantes na transferência, pois ao se deparar com uma nova tarefa o G12, ao contrário do G8, apresentou pequenas modificações na estrutura inicial da habilidade tendo sua adaptação facilitada. Este fato demonstra maior disponibilidade no processamento de informações, pois foi possível explorar as diferentes formas de organizar temporalmente a resposta. Foi aplicado um teste de correlação entre o desempenho no experimento 1 e no experimento 3. A baixa correlação encontrada revelou que a complexidade da tarefa, é um fator importante a ser considerado e que se faz necessário estudar respostas motoras mais complexas para que os resultados obtidos possam ser generalizados e aplicados a situações mais complexas encontradas pelo Professor de educação física |
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Desenvolvimento de timing antecipatório em criançasThe development of anticipatory timing in childrenAnticipatory timingAprendizagemChildrenCriançasDesenvolvimento motorEducação físicaLearningMotor developmentPhysical educationTiming antecipatórioSincronizar uma resposta motora com um evento sensorial constitui-se em um problema frequentemente encontrado pelo ser humano. A performance coordenada de uma criança rebatendo uma bola, depende da iniciação da sequência de ações no momento correto e da realização dos movimentos com precisão temporal. Esta capacidade é denominada timing antecipatório. O objetivo do presente foi investigar o desenvolvimento e a aprendizagem de timing antecipatório em crianças. Foram investigadas as variáveis idade e complexidade da tarefa. Neste sentido foram formuladas as hipóteses: 1) o desempenho em tarefas de timing antecipatório é superior na faixa etária maior, na tarefa simples e na complexa; 2) há diferença na aprendizagem das duas faixas etárias: 3) há variação nas estratégias de organização temporal em função da idade na tarefa complexa e 4) não há correlação significante entre o desempenho na tarefa complexa e na tarefa simples nas duas faixas etárias. Participaram deste estudo 28 escolares de São Paulo divididos em dois grupos de 14 cada. O grupo (G8) de oito anos de idade e (G12) de doze anos de idade. Foram realizados três experimentos. Nos dois primeiros , foi utilizado um aparelho especialmente construído para esta investigação que permitiu a realização de uma tarefa complexa. No experimento 3 foi utilizado o Bassin Anticipation Timer que possibilitou a realização de uma tarefa simples. No experimento 1 foram executadas 6 tentativas. No experimento 2 foram executadas 24 tentativas sendo que as 6 tentativas executadas no experimento 1 foram consideradas para efeito de análise, como sendo as 6 primeiras de um total de 30 tentativas. Neste experimento sobre aprendizagem duas fases foram consideradas: aquisição (24 tentativas) e transferência (6 tentativas). O experimento 3 teve seis tentativas. Os resultados do experimento 1 mostraram superioridade do G12, evidenciando efeito de desenvolvimento no timing antecipatório, decorrente das mudanças ocorridas no processamento de informações durante este período, em termos de diferenças nas estratégias e processos de controle. A organização temporal da resposta motora foi analisada no experimento 2 para verificar as estratégias de solução do problema motor. Os resultados indicaram que os dois grupos utilizaram estratégias semelhantes, contudo o G8 tendeu a responder precipitadamente ao movimento da bola. Pela variação das estratégias demonstrada, conclui-se que o G12 adquiriu, durante a fase de aprendizagem, uma estrutura de habilidade mais flexível. Esta característica teve implicações importantes na transferência, pois ao se deparar com uma nova tarefa o G12, ao contrário do G8, apresentou pequenas modificações na estrutura inicial da habilidade tendo sua adaptação facilitada. Este fato demonstra maior disponibilidade no processamento de informações, pois foi possível explorar as diferentes formas de organizar temporalmente a resposta. Foi aplicado um teste de correlação entre o desempenho no experimento 1 e no experimento 3. A baixa correlação encontrada revelou que a complexidade da tarefa, é um fator importante a ser considerado e que se faz necessário estudar respostas motoras mais complexas para que os resultados obtidos possam ser generalizados e aplicados a situações mais complexas encontradas pelo Professor de educação físicaSynchronizing a motor response with a sensorial event is a problem frequently faced by the human beings. The coordinated performance of a child striking a ball depends on starting the action sequence at the right moment and on the accomplishment of the movements with temporal precision. This capacity is know as anticipatory timing. The purpose of the present study was to investigate the anticipatory timing development and learning in children. Twenty eight school-children from the city of São Paulo participated in this study. They were distributed in two groups of fourteen children each. The children of the first group (G8) were eigth years old and the children of the second (G12) were twelve years old. The following hypothesis were tested: 1) in an anticipatory timing task the older children perform better both in the simple and in the complex task; 2) there is a difference in the learning of the anticipatory timing between both age groups; 3) there is a difference in the temporal organization strategies as a function of age in the complex task and (4) there isnt a significant correlation between complex and simple task performances in both age groups. There experiments were carried out. In the first two, an instrument specially constructed for this research, that allowed the execution of a complex anticipatory timing task, was used. In the experiment 3, the Bassin Anticipation Timer of Lafayette Instrument Company, that enables a simple task, was used. Six trials were performed in the experiment 1 and 24 trials in the experiment 2. The six trials performed in the experiment 1 were considered as being the first six of the total of 30 trials performed in the experiment 2. In this experiment two learning phases were considered: acquisition (24 trials) and transfer (6 trials). The data of the 30 trials were organized in 5 blocks of six trials each. The data of the 30 trials were organized in 5 blocks of six trials each. The experiment 3 had six trials. The results of the experiment 1 showed a significant statistic superiority (0.05) of G12, making clear the effect of development in the acquisition of anticipatory timing, as a result of changes in the information processing during this period, in terms of differences in the strategy and information control process. In the experiment 2 the temporal organization of the motor response was analysed to verify the strategies used in the motor problem solution. The results indicated that both groups utilized similar strategies, however G8 tended to react prematurely to the ball movement, while G12 demonstrated more smoothness in the movement organization. Besides, because of the demonstrated strategy variation, it was concluded that G12 acquired a more flexible skill structure during the acquisition phase. This feature had important implications on transfer phase, because when G-12 faced a new task, in contrast to G8, it presented small modifications on the inicial skill structure having the adaptations facilitated. This result demonstrates a greater disponibility in the information processing that makes possible the exploration of different ways in the temporal organization of responsesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Rubens LombardiFerraz, Osvaldo Luiz1993-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39131/tde-17112023-161043/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-17T18:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-17112023-161043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-17T18:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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