A Etapa Reflexiva: uma análise sobre o momento final do Grupo Comunitário de Saúde Mental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-26072021-125420/ |
Resumo: | O Brasil vivencia a expansão na utilização do trabalho grupal, especialmente no campo da saúde mental, por ser uma estratégia eficaz e condizente com o paradigma biopsicossocial. Diante desse cenário e da necessidade da efetivação dos princípios advindos da Reforma Psiquiátrica, investigações que fundamentem novos métodos de atuação com grupos baseados na atenção biopsicossocial tornam-se relevantes. Nesse sentido, o Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM) apresenta uma proposta de trabalho com grupos, que visa a promoção da saúde mental e tem se mostrado pertinente a contextos e públicos variados. Os encontros do GCSM estruturam-se em três momentos distintos: o Sarau, o Relato de Experiências e a Etapa Reflexiva (ER). Este estudo teve o objetivo de descrever a Etapa Reflexiva e compreender as suas especificidades e desdobramentos para os participantes dos encontros e para a dinâmica grupal. Para tal, foram selecionadas, aleatoriamente, 24 gravações em áudio de grupos do GCSM realizados em um Hospital-Dia Psiquiátrico nos anos de 2015, 2016 e 2017. As gravações foram transcritas e foi utilizado o método quantitativo-qualitativo, por meio da análise estatística descritiva e da Análise Temática. Foram elaborados dois eixos analíticos. O primeiro \"Descrição da Etapa Reflexiva\" contém os tópicos: 1. A Apresentação da Etapa Reflexiva pelo coordenador, que descreve e analisa o convite para a ER feito pelo coordenador com ênfase para a \"presença atenta\" dos participantes, para o acolhimento do trabalho grupal e para a realização de experiências a partir da participação nos encontros; 2. \"A participação na Etapa Reflexiva\", que aponta a maior participação verbal na ER quando comparada aos momentos do Sarau e do Relato de Experiências, descreve os momentos anteriores do encontro que são recuperados pelas falas realizadas na ER e exibe relatos específicos nomeados como \"depoimentos\" e \"comentários\". O segundo eixo \"Singularidades e desdobramentos da Etapa Reflexiva\" apresenta como temas: 1. Reafirmação da proposta de atenção à realidade, que aponta para o fortalecimento dessa proposta do GCSM, a partir do incentivo ao movimento de atenção e contemplação do que foi vivenciado na sessão grupal; 2. Desdobramentos do encontro com o outro, que apresenta a potência do encontro genuíno para a retomada de si, a identificação dos próprios potenciais, o reconhecimento da similitude e alteridade do outro, a abertura para a transformação e a oportunidade de elaborar conjuntamente sentidos e valores; 3. Fortalecimento dos laços entre os membros do grupo, que traz visibilidade para a expressão de admiração, valorização, acolhimento e cuidado entre os integrantes; 4. Construção de sentidos para o Grupo Comunitário, que aponta a ER como um espaço que permite a construção de sentidos para a participação nos encontros e para a proposta do GCSM. Considera-se que a análise empreendida amplia a compreensão sobre o método do GCSM e sobre a estratégia inovadora da Etapa Reflexiva, revelando suas múltiplas potencialidades. A consolidação da proposta de trabalho do GCSM oferece um modelo potente de atuação em grupos, colaborando com o cenário de crescente uso das técnicas grupais e com a diversificação e efetivação da rede de saúde mental biopsicossocial. |
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A Etapa Reflexiva: uma análise sobre o momento final do Grupo Comunitário de Saúde MentalThe Reflexive Stage: an analysis of the final moment of the Mental Health Community GroupEstrutura de grupoGroup structureGrupo Comunitário de Saúde MentalMental healthMental Health Community GroupSaúde mentalO Brasil vivencia a expansão na utilização do trabalho grupal, especialmente no campo da saúde mental, por ser uma estratégia eficaz e condizente com o paradigma biopsicossocial. Diante desse cenário e da necessidade da efetivação dos princípios advindos da Reforma Psiquiátrica, investigações que fundamentem novos métodos de atuação com grupos baseados na atenção biopsicossocial tornam-se relevantes. Nesse sentido, o Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM) apresenta uma proposta de trabalho com grupos, que visa a promoção da saúde mental e tem se mostrado pertinente a contextos e públicos variados. Os encontros do GCSM estruturam-se em três momentos distintos: o Sarau, o Relato de Experiências e a Etapa Reflexiva (ER). Este estudo teve o objetivo de descrever a Etapa Reflexiva e compreender as suas especificidades e desdobramentos para os participantes dos encontros e para a dinâmica grupal. Para tal, foram selecionadas, aleatoriamente, 24 gravações em áudio de grupos do GCSM realizados em um Hospital-Dia Psiquiátrico nos anos de 2015, 2016 e 2017. As gravações foram transcritas e foi utilizado o método quantitativo-qualitativo, por meio da análise estatística descritiva e da Análise Temática. Foram elaborados dois eixos analíticos. O primeiro \"Descrição da Etapa Reflexiva\" contém os tópicos: 1. A Apresentação da Etapa Reflexiva pelo coordenador, que descreve e analisa o convite para a ER feito pelo coordenador com ênfase para a \"presença atenta\" dos participantes, para o acolhimento do trabalho grupal e para a realização de experiências a partir da participação nos encontros; 2. \"A participação na Etapa Reflexiva\", que aponta a maior participação verbal na ER quando comparada aos momentos do Sarau e do Relato de Experiências, descreve os momentos anteriores do encontro que são recuperados pelas falas realizadas na ER e exibe relatos específicos nomeados como \"depoimentos\" e \"comentários\". O segundo eixo \"Singularidades e desdobramentos da Etapa Reflexiva\" apresenta como temas: 1. Reafirmação da proposta de atenção à realidade, que aponta para o fortalecimento dessa proposta do GCSM, a partir do incentivo ao movimento de atenção e contemplação do que foi vivenciado na sessão grupal; 2. 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A consolidação da proposta de trabalho do GCSM oferece um modelo potente de atuação em grupos, colaborando com o cenário de crescente uso das técnicas grupais e com a diversificação e efetivação da rede de saúde mental biopsicossocial.Brazil has been living an expansion in the use of group working technics, especially in mental health, as it is an effective technique and consistent with the biopsychosocial paradigm. This, plus the need to achieve the principles arising from the Psychiatric Reform, render studies about new methods of working with groups, based on biopsychosocial attention, even more important. Thus, the Mental Health Community Group (GCSM) presents a group working method that focuses on promoting mental health and proved to be a good strategy for different contexts and different publics. The GCSM\'s meetings have three different stages: the \"Sarau\", the Experience Sharing, and the Reflexive Stage (ER). This study aimed to describe the last stage and to comprehend its specificities and developments for the participants and the group dynamic. Therefore, 24 audio recordings were selected, in random, of meetings of GCSM hold at a Day Hospital during 2015, 2016, and 2017. The recordings were transcribed and a quantitative-qualitative method was used for the data analysis (descriptive statistical analysis and Thematic Analysis). Two major analytic categories were created. The first one was \"Reflexive stage description\" comprised of two sub-categories: 1.\"The Reflexive Stage presentation by the coordinator\", which describes and analyses the invitation for the ER, proposed by the coordinator, with an emphasis on the \"attentive presence\", on the reception of the working group, and on the achievement of experiences made possible by the meetings; \"The involvement in the Reflexive Stage\", which reveals more verbal participation when compared to the other stages (\"Sarau\" and Experience Sharing), it also describes the moments before the meeting that are shared by the participants during the ER and also presents specific narratives designated \"testimonies\" and \"comments\". The second major category \"The Reflexive Stage singularities and developments\" was composed of four themes: 1. \"Reaffirmation of the proposal for attention to reality\", which addresses the consolidation of this technique proposed by GCSM, made possible by the incentive to the attention and the reflection about what was experienced during the group session; 2. \"Meeting developments with the others\", which shows the power of self-acceptance, the identification of their own potentials, the knowledge of similarities and differences found in others, the possibility of change, and the opportunity to better understand meanings and values; 3. \"Strengthening bonds between group members\", which reveals the admiration, appreciation, and caring between the participants; 4. \"Community Group meaning construction\", which shows the ER as a place that makes possible the rise of new meanings and the achievement of the method proposed by the GCSM. These analyses amplify the comprehension of this method and the innovative strategy of a ER, showing its multiple potentials. The consolidation of this method offers a powerful model for working groups, contributing to the rise of group techniques and the diversification and establishment of a biopsychosocial mental health net.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, Carmen LuciaHormanez, Marília2021-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-26072021-125420/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-26T21:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-26072021-125420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-26T21:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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