Como as políticas municipais de educação ambiental abordam a formação continuada de professores no Brasil?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-20062022-170557/ |
Resumo: | Este trabalho objetivou identificar se existem políticas de educação ambiental em todos os Estados das cinco regiões do Brasil e analisou se estas apresentam orientações voltadas para a educação ambiental na formação continuada de professores. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental referente às capitais brasileiras, sendo que os dados foram coletados via internet, utilizando-se principalmente as palavras-chaves \"Política Municipal de Educação Ambiental\" (PMEA) e o nome de cada município em questão. As PMEA foram analisadas considerando os referenciais teóricos de educação ambiental, formação de professores e políticas públicas. Os resultados são descritos por capital e foram elaborados quadros síntese para cada uma. Foram encontradas PMEA em capitais de todas as regiões brasileiras, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste. Foi constatado que 59,25% das capitais mencionam a formação de profissionais para implementar a educação ambiental nas PMEA ou em outros documentos municipais que citam a educação ambiental, seja por meio de leis, diretrizes ou outros documentos normativos pertinentes ao conteúdo, demonstrando que este tipo de documento se encontra na maioria dos estados do país. Um terço das capitais estudadas (33,33%) possui somente PMEA. Existem poucas diferenças na redação da PMEA pois, ainda que possam ter sido discutidas como políticas públicas com especificidades nas capitais, ao serem votadas, os textos aprovados são semelhantes. Todas trazem a vertente da educação ambiental crítica, o que é um avanço. Nas PMEA das diversas capitais brasileiras a semelhança no conteúdo e na abordagem que pouco esclarece como a formação continuada de professores se articula com trabalhos de educação ambiental, sendo que Recife e Fortaleza se destacam; Recife possui um capítulo para a educação ambiental formal e Fortaleza indica atenção ao currículo escolar. Sugere-se a realização de estudos complementares que analisem também a implementação da PMEA e os resultados nos processos de formação continuada de professores. |
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Como as políticas municipais de educação ambiental abordam a formação continuada de professores no Brasil?How do municipal environmental education policies address the continuing education of teachers in Brazil?Continuing educationEducação ambientalEnvironmental educationFormação continuadaMunicipal environmental education policyPolítica municipal de educação ambientalPolíticas públicasPublic policyEste trabalho objetivou identificar se existem políticas de educação ambiental em todos os Estados das cinco regiões do Brasil e analisou se estas apresentam orientações voltadas para a educação ambiental na formação continuada de professores. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental referente às capitais brasileiras, sendo que os dados foram coletados via internet, utilizando-se principalmente as palavras-chaves \"Política Municipal de Educação Ambiental\" (PMEA) e o nome de cada município em questão. As PMEA foram analisadas considerando os referenciais teóricos de educação ambiental, formação de professores e políticas públicas. Os resultados são descritos por capital e foram elaborados quadros síntese para cada uma. Foram encontradas PMEA em capitais de todas as regiões brasileiras, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste. Foi constatado que 59,25% das capitais mencionam a formação de profissionais para implementar a educação ambiental nas PMEA ou em outros documentos municipais que citam a educação ambiental, seja por meio de leis, diretrizes ou outros documentos normativos pertinentes ao conteúdo, demonstrando que este tipo de documento se encontra na maioria dos estados do país. Um terço das capitais estudadas (33,33%) possui somente PMEA. Existem poucas diferenças na redação da PMEA pois, ainda que possam ter sido discutidas como políticas públicas com especificidades nas capitais, ao serem votadas, os textos aprovados são semelhantes. Todas trazem a vertente da educação ambiental crítica, o que é um avanço. Nas PMEA das diversas capitais brasileiras a semelhança no conteúdo e na abordagem que pouco esclarece como a formação continuada de professores se articula com trabalhos de educação ambiental, sendo que Recife e Fortaleza se destacam; Recife possui um capítulo para a educação ambiental formal e Fortaleza indica atenção ao currículo escolar. Sugere-se a realização de estudos complementares que analisem também a implementação da PMEA e os resultados nos processos de formação continuada de professores.This work aimed to identify whether there are environmental education policies in all states of the five regions of Brazil and analyzed whether they present guidelines for environmental education in the continuing education of teachers. For this, a documental research was carried out regarding the Brazilian capitals, and the data were collected via the internet, using mainly the keywords \"Municipal Policy for Environmental Education\" (PMEA) and the name of each municipality in question. The PMEA were analyzed considering the theoretical references of environmental education, teacher training and public policies. The results are described by capital and summary tables were prepared for each one. PMEA were found in capitals of all Brazilian regions, with emphasis on the Southeast and Northeast regions. It was found that 59.25% of the capitals mention the training of professionals to implement environmental education in the PMEA or in other municipal documents that mention environmental education, whether through laws, guidelines or other normative documents relevant to the content, demonstrating that this type of document is found in most states of the country. A third of the studied capitals (33.33%) have only PMEA. There are few differences in the wording of the PMEA because, although they may have been discussed as public policies with specificities in the capitals, when they are voted on, the texts approved are similar. All of them bring the aspect of critical environmental education, which is an advance. In the PMEA of the different Brazilian capitals, the similarity in the content and in the approach that little explains how the continuing education of teachers is articuled with environmental education works, with Recife and Fortaleza standing out; Recife has a chapter for formal environmental education and Fortaleza indicates attention to the school curriculum. It is suggested to carry out complementary studies that also analyze the implementation of the PMEA and the results in the processes of continuing teacher education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMassabni, Vânia GalindoSantos, Matheus Felipe Maranhão Matos Alves dos2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-20062022-170557/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-21T19:36:07Zoai:teses.usp.br:tde-20062022-170557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-21T19:36:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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