Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03022012-163059/ |
Resumo: | Este trabalho investiga a produção de masculinidades de jovens estudantes homossexuais durante o Ensino Médio. Inicia com uma reflexão que visa a articular os conceitos de gênero de Joan Scott, de sexualidade de Jeffrey Weeks, de habitus de Pierre Bourdieu, de experiência social e escolar de François Dubet e de preconceito de Agnes Heller. Na análise, realizada com base em entrevistas com alunos secundaristas de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, ressaltaram-se diversos elementos das trajetórias escolares dos sujeitos pesquisados. Constatam-se diversas contradições que revelam a instituição de ensino, de um lado, como um lugar ainda permeado pela homofobia, marcado pela violência física e verbal, pelas pressões que reiteram o padrão heterrosexual e pela constante referência à homossexualidade como um não-lugar; de outro, como espaço onde também se observam o revide às agressões, situações de acolhimento e aceitação pelos colegas bem como o empoderamento resultante da transgressão das normas de gênero, possibilitados pelos movimentos feminista e GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). |
id |
USP_b5b42398a5e9df95836f4a9c1654b075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03022012-163059 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São PauloGender habitus and school experience: high-school gay youths in São PauloEducaçãoEducationexperiência escolargendergênerohabitushabitushomossexual masculinitiesmasculinidades homossexuaisschool experienceEste trabalho investiga a produção de masculinidades de jovens estudantes homossexuais durante o Ensino Médio. Inicia com uma reflexão que visa a articular os conceitos de gênero de Joan Scott, de sexualidade de Jeffrey Weeks, de habitus de Pierre Bourdieu, de experiência social e escolar de François Dubet e de preconceito de Agnes Heller. Na análise, realizada com base em entrevistas com alunos secundaristas de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, ressaltaram-se diversos elementos das trajetórias escolares dos sujeitos pesquisados. Constatam-se diversas contradições que revelam a instituição de ensino, de um lado, como um lugar ainda permeado pela homofobia, marcado pela violência física e verbal, pelas pressões que reiteram o padrão heterrosexual e pela constante referência à homossexualidade como um não-lugar; de outro, como espaço onde também se observam o revide às agressões, situações de acolhimento e aceitação pelos colegas bem como o empoderamento resultante da transgressão das normas de gênero, possibilitados pelos movimentos feminista e GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros).This work investigates the production of masculinities of young gay students in Senior High-School. It starts with an attempt to intertwine the concepts of gender by Joan Scott, sexuality by Jeffrey Weeks, habitus by Pierre Bourdieu, school and social experience by François Dubet, and prejudice by Agnes Heller. The analysis, based on interviews with students from public and private schools in the city of São Paulo, Brazil, highlighted several elements in the school itinerary of the young men being researched. Contradictions were found that reveal, on one hand, school yet as a place permeated by homophobia with the presence of physical and verbal violence, with pressures that reiterate the heterosexual standard, and the constant reference of homosexuality as nonplace; on the other hand, school is also seen as a place where there are retaliation to assaults, situations of welcome and acceptance by classmates and empowerment resulting from transgression of gender rules, made possible by the feminist and GLBT (gay, lesbian, bissexual and transgender) movements.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVianna, Claudia PereiraRamires Neto, Luiz2006-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03022012-163059/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-03022012-163059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo Gender habitus and school experience: high-school gay youths in São Paulo |
title |
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo |
spellingShingle |
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo Ramires Neto, Luiz Educação Education experiência escolar gender gênero habitus habitus homossexual masculinities masculinidades homossexuais school experience |
title_short |
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo |
title_full |
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo |
title_fullStr |
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo |
title_full_unstemmed |
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo |
title_sort |
Habitus de gênero e experiência escolar: jovens gays no ensino médio em São Paulo |
author |
Ramires Neto, Luiz |
author_facet |
Ramires Neto, Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vianna, Claudia Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramires Neto, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Education experiência escolar gender gênero habitus habitus homossexual masculinities masculinidades homossexuais school experience |
topic |
Educação Education experiência escolar gender gênero habitus habitus homossexual masculinities masculinidades homossexuais school experience |
description |
Este trabalho investiga a produção de masculinidades de jovens estudantes homossexuais durante o Ensino Médio. Inicia com uma reflexão que visa a articular os conceitos de gênero de Joan Scott, de sexualidade de Jeffrey Weeks, de habitus de Pierre Bourdieu, de experiência social e escolar de François Dubet e de preconceito de Agnes Heller. Na análise, realizada com base em entrevistas com alunos secundaristas de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, ressaltaram-se diversos elementos das trajetórias escolares dos sujeitos pesquisados. Constatam-se diversas contradições que revelam a instituição de ensino, de um lado, como um lugar ainda permeado pela homofobia, marcado pela violência física e verbal, pelas pressões que reiteram o padrão heterrosexual e pela constante referência à homossexualidade como um não-lugar; de outro, como espaço onde também se observam o revide às agressões, situações de acolhimento e aceitação pelos colegas bem como o empoderamento resultante da transgressão das normas de gênero, possibilitados pelos movimentos feminista e GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03022012-163059/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03022012-163059/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256627500023808 |