O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-15072024-104143/ |
Resumo: | É inegável que o advento das redes sociais e do smartphone alterou profundamente o cenário da produção audiovisual. Esses dispositivos portáteis permitem que vídeos sejam criados, editados e publicados em qualquer local, a qualquer momento por, virtualmente, qualquer pessoa. Diante desse contexto, esta pesquisa propõe uma análise de conjuntos selecionados de vídeos do TikTok para compreender como esse novo cenário impacta a criação audiovisual. Para tal, foi desenvolvida uma metodologia de análise adequada às singularidades do objeto, incluindo como referência teórica o conceito do cinema de atrações, criado por Tom Gunning e André Gaudreault. Os achados da pesquisa fornecem indícios de como se desenvolve esse audiovisual de caráter essencialmente dialógico dentro do TikTok, no qual a figura do espectador-produtor tem papel central. Esta pesquisa demonstra que os vídeos produzidos dentro da plataforma do TikTok vão muito além de curtas coreografias, pelas quais o aplicativo é famoso, revelando uma ampla variedade de expressões criativas e inovadoras, cujo impacto na história do audiovisual ainda não é possível antever. |
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O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atraçõesTikTok beyond choreography videos: an analysis of TikTok content in light of the cinema of attractions conceptCinema de Atrações, Espectador-produtorCinema of AttractionsDigitalDigitalRedes SociaisSocial MediaSpectatorproducerTikTokTikTokVideoVídeoÉ inegável que o advento das redes sociais e do smartphone alterou profundamente o cenário da produção audiovisual. Esses dispositivos portáteis permitem que vídeos sejam criados, editados e publicados em qualquer local, a qualquer momento por, virtualmente, qualquer pessoa. Diante desse contexto, esta pesquisa propõe uma análise de conjuntos selecionados de vídeos do TikTok para compreender como esse novo cenário impacta a criação audiovisual. Para tal, foi desenvolvida uma metodologia de análise adequada às singularidades do objeto, incluindo como referência teórica o conceito do cinema de atrações, criado por Tom Gunning e André Gaudreault. Os achados da pesquisa fornecem indícios de como se desenvolve esse audiovisual de caráter essencialmente dialógico dentro do TikTok, no qual a figura do espectador-produtor tem papel central. Esta pesquisa demonstra que os vídeos produzidos dentro da plataforma do TikTok vão muito além de curtas coreografias, pelas quais o aplicativo é famoso, revelando uma ampla variedade de expressões criativas e inovadoras, cujo impacto na história do audiovisual ainda não é possível antever.Social media and smartphones have undeniably transformed the landscape of audiovisual production for good. The use of these portable devices allows almost anyone, anywhere at any time to effortlessly create, edit and publish videos. In Such circumstances, this research aims for an analysis of previously selected sets of TikTok videos to understand the influence of this new scenario on audiovisual production. An analytical methodology has been developed in order to approach the singularities of the subject, drawing inspiration from the cinema of attractions concept, created by Tom Gunning and André Gaudreault. The research findings offer valuable insights into the development of this inherently dialogical content within TikTok, where the role of the spectator-producer is essential. This study demonstrates that TikTok videos go beyond the realm of mere short choreographies, for which the app became famous, revealing a wide range of creative and innovative expressions. The full impact of these innovations on the history of audiovisual remains unclear.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, Eduardo Simões dos SantosMartin, Francisca Mortara Barrera San2024-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-15072024-104143/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-15T14:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-15072024-104143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-15T14:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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