O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Francisca Mortara Barrera San
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-15072024-104143/
Resumo: É inegável que o advento das redes sociais e do smartphone alterou profundamente o cenário da produção audiovisual. Esses dispositivos portáteis permitem que vídeos sejam criados, editados e publicados em qualquer local, a qualquer momento por, virtualmente, qualquer pessoa. Diante desse contexto, esta pesquisa propõe uma análise de conjuntos selecionados de vídeos do TikTok para compreender como esse novo cenário impacta a criação audiovisual. Para tal, foi desenvolvida uma metodologia de análise adequada às singularidades do objeto, incluindo como referência teórica o conceito do cinema de atrações, criado por Tom Gunning e André Gaudreault. Os achados da pesquisa fornecem indícios de como se desenvolve esse audiovisual de caráter essencialmente dialógico dentro do TikTok, no qual a figura do espectador-produtor tem papel central. Esta pesquisa demonstra que os vídeos produzidos dentro da plataforma do TikTok vão muito além de curtas coreografias, pelas quais o aplicativo é famoso, revelando uma ampla variedade de expressões criativas e inovadoras, cujo impacto na história do audiovisual ainda não é possível antever.
id USP_b629148978d318f8d460202b6a4920e5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15072024-104143
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atraçõesTikTok beyond choreography videos: an analysis of TikTok content in light of the cinema of attractions conceptCinema de Atrações, Espectador-produtorCinema of AttractionsDigitalDigitalRedes SociaisSocial MediaSpectatorproducerTikTokTikTokVideoVídeoÉ inegável que o advento das redes sociais e do smartphone alterou profundamente o cenário da produção audiovisual. Esses dispositivos portáteis permitem que vídeos sejam criados, editados e publicados em qualquer local, a qualquer momento por, virtualmente, qualquer pessoa. Diante desse contexto, esta pesquisa propõe uma análise de conjuntos selecionados de vídeos do TikTok para compreender como esse novo cenário impacta a criação audiovisual. Para tal, foi desenvolvida uma metodologia de análise adequada às singularidades do objeto, incluindo como referência teórica o conceito do cinema de atrações, criado por Tom Gunning e André Gaudreault. Os achados da pesquisa fornecem indícios de como se desenvolve esse audiovisual de caráter essencialmente dialógico dentro do TikTok, no qual a figura do espectador-produtor tem papel central. Esta pesquisa demonstra que os vídeos produzidos dentro da plataforma do TikTok vão muito além de curtas coreografias, pelas quais o aplicativo é famoso, revelando uma ampla variedade de expressões criativas e inovadoras, cujo impacto na história do audiovisual ainda não é possível antever.Social media and smartphones have undeniably transformed the landscape of audiovisual production for good. The use of these portable devices allows almost anyone, anywhere at any time to effortlessly create, edit and publish videos. In Such circumstances, this research aims for an analysis of previously selected sets of TikTok videos to understand the influence of this new scenario on audiovisual production. An analytical methodology has been developed in order to approach the singularities of the subject, drawing inspiration from the cinema of attractions concept, created by Tom Gunning and André Gaudreault. The research findings offer valuable insights into the development of this inherently dialogical content within TikTok, where the role of the spectator-producer is essential. This study demonstrates that TikTok videos go beyond the realm of mere short choreographies, for which the app became famous, revealing a wide range of creative and innovative expressions. The full impact of these innovations on the history of audiovisual remains unclear.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, Eduardo Simões dos SantosMartin, Francisca Mortara Barrera San2024-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-15072024-104143/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-15T14:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-15072024-104143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-15T14:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
TikTok beyond choreography videos: an analysis of TikTok content in light of the cinema of attractions concept
title O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
spellingShingle O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
Martin, Francisca Mortara Barrera San
Cinema de Atrações, Espectador-produtor
Cinema of Attractions
Digital
Digital
Redes Sociais
Social Media
Spectatorproducer
TikTok
TikTok
Video
Vídeo
title_short O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
title_full O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
title_fullStr O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
title_full_unstemmed O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
title_sort O TikTok para além dos vídeos de coreografias: uma análise de vídeos do TikTok à luz do conceito de cinema de atrações
author Martin, Francisca Mortara Barrera San
author_facet Martin, Francisca Mortara Barrera San
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Eduardo Simões dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Martin, Francisca Mortara Barrera San
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema de Atrações, Espectador-produtor
Cinema of Attractions
Digital
Digital
Redes Sociais
Social Media
Spectatorproducer
TikTok
TikTok
Video
Vídeo
topic Cinema de Atrações, Espectador-produtor
Cinema of Attractions
Digital
Digital
Redes Sociais
Social Media
Spectatorproducer
TikTok
TikTok
Video
Vídeo
description É inegável que o advento das redes sociais e do smartphone alterou profundamente o cenário da produção audiovisual. Esses dispositivos portáteis permitem que vídeos sejam criados, editados e publicados em qualquer local, a qualquer momento por, virtualmente, qualquer pessoa. Diante desse contexto, esta pesquisa propõe uma análise de conjuntos selecionados de vídeos do TikTok para compreender como esse novo cenário impacta a criação audiovisual. Para tal, foi desenvolvida uma metodologia de análise adequada às singularidades do objeto, incluindo como referência teórica o conceito do cinema de atrações, criado por Tom Gunning e André Gaudreault. Os achados da pesquisa fornecem indícios de como se desenvolve esse audiovisual de caráter essencialmente dialógico dentro do TikTok, no qual a figura do espectador-produtor tem papel central. Esta pesquisa demonstra que os vídeos produzidos dentro da plataforma do TikTok vão muito além de curtas coreografias, pelas quais o aplicativo é famoso, revelando uma ampla variedade de expressões criativas e inovadoras, cujo impacto na história do audiovisual ainda não é possível antever.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-15072024-104143/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-15072024-104143/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257025925349376