O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nosow, Vitor
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-11012010-155206/
Resumo: O maior enfoque na graduação de enfermagem continua sendo na capacidade de reter as informações que surgem no dia-a-dia, especialmente de caráter técnico e procedimental. Para promover a formação de um profissional autônomo, crítico e reflexivo, é preciso que sejam também desenvolvidos conteúdos de natureza atitudinal e relacional. Este estudo teve como objetivo geral investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa realizada na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), com docentes envolvidos no ensino de graduação em Enfermagem e que participam do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP). Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada utilizando-se um roteiro composto de uma parte de caracterização geral e outra de questões relacionadas ao ensino destes conteúdos. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa nove docentes que apontaram que os conteúdos atitudinais são entendidos como valores, comportamentos e posturas, porém com dificuldade em identificá-los nos conteúdos programáticos das disciplinas, pois estão diluídos nos conteúdos factuais e procedimentais, além de serem pouco valorizados no ensino de graduação. Os conteúdos atitudinais são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino, os docentes identificaram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais e há necessidade de instrumentos que direcionem a avaliação do docente para os conteúdos. Tendo em vista que a EEUSP é referência no ensino de Enfermagem e o tema abordado nesta pesquisa é ainda pouco investigado, é necessário o desenvolvimento de novas investigações nesta temática, pela sua importância e complexidade
id USP_b90994d4b7881229eac172751e75dd52
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11012010-155206
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiroThe teaching of attitudinal contents on nursing graduationAtitudesAttitudesBaccalaureateBacharelato em enfermagemConhecimentosEducationEnsinoHealth knowledgeNursingPracticePrática em saúdeTeachingO maior enfoque na graduação de enfermagem continua sendo na capacidade de reter as informações que surgem no dia-a-dia, especialmente de caráter técnico e procedimental. Para promover a formação de um profissional autônomo, crítico e reflexivo, é preciso que sejam também desenvolvidos conteúdos de natureza atitudinal e relacional. Este estudo teve como objetivo geral investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa realizada na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), com docentes envolvidos no ensino de graduação em Enfermagem e que participam do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP). Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada utilizando-se um roteiro composto de uma parte de caracterização geral e outra de questões relacionadas ao ensino destes conteúdos. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa nove docentes que apontaram que os conteúdos atitudinais são entendidos como valores, comportamentos e posturas, porém com dificuldade em identificá-los nos conteúdos programáticos das disciplinas, pois estão diluídos nos conteúdos factuais e procedimentais, além de serem pouco valorizados no ensino de graduação. Os conteúdos atitudinais são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino, os docentes identificaram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais e há necessidade de instrumentos que direcionem a avaliação do docente para os conteúdos. Tendo em vista que a EEUSP é referência no ensino de Enfermagem e o tema abordado nesta pesquisa é ainda pouco investigado, é necessário o desenvolvimento de novas investigações nesta temática, pela sua importância e complexidadeThe nursing graduation most important focus still remais on the capacity of retaining information that arises on a daily basis, specialy when it comes to its technical and procedural ones. To promote the formation of a critical and reflective professional, it is demanding that contents of attitudinal and relational nature are also developed. The general objective of this study is investigating the attitudinal contents taught by professors at a nurse graduation course at a public institution. It is an exploratory, descriptive and qualitative research held at Escola de Enfermagem da USP (EEUSP) - Nursing School of the University of São Paulo, whith professors involved in teaching undergraduate nursing and participating in the Pedagogical Support Group (GAP - Grupo de Apoio Pedagógico).The data has been collected through semi-structured interview using a script composed by a part of general characterization and other with issues related to the teaching of these contents.The data has been annalized using Bardin\'s content analisys. The nine professors who participated in this research indicated that the attidudinal contents are understood as values, behaviors and attitudes, but they are very difficult to be identified in the disciplines programs because they are diluted in the factual and procedural contents. Their value is also not very well recognized on graduation teaching. The attitudinal contents are brought to light by the professors\' individual initiative and different strategies are used in the classroom or in the fieldwork. In the teaching process the professors identified the possibilities and limitations related to the institution, the professors and the students. The major dificulty is the evaluation of the attitudinal contents and there is also the need of instruments capable to lead the professors\' evaluation to them. Considering that EEUSP is the reference on nursing graduation in Brazil and the addressed issue is still poorly investigated, and because of its importance and complexity, it is necessary to develop new research on this topicBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPüschel, Vilanice Alves de AraujoNosow, Vitor2009-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-11012010-155206/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-11012010-155206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
The teaching of attitudinal contents on nursing graduation
title O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
spellingShingle O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
Nosow, Vitor
Atitudes
Attitudes
Baccalaureate
Bacharelato em enfermagem
Conhecimentos
Education
Ensino
Health knowledge
Nursing
Practice
Prática em saúde
Teaching
title_short O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
title_full O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
title_fullStr O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
title_full_unstemmed O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
title_sort O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
author Nosow, Vitor
author_facet Nosow, Vitor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Püschel, Vilanice Alves de Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nosow, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes
Attitudes
Baccalaureate
Bacharelato em enfermagem
Conhecimentos
Education
Ensino
Health knowledge
Nursing
Practice
Prática em saúde
Teaching
topic Atitudes
Attitudes
Baccalaureate
Bacharelato em enfermagem
Conhecimentos
Education
Ensino
Health knowledge
Nursing
Practice
Prática em saúde
Teaching
description O maior enfoque na graduação de enfermagem continua sendo na capacidade de reter as informações que surgem no dia-a-dia, especialmente de caráter técnico e procedimental. Para promover a formação de um profissional autônomo, crítico e reflexivo, é preciso que sejam também desenvolvidos conteúdos de natureza atitudinal e relacional. Este estudo teve como objetivo geral investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa realizada na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), com docentes envolvidos no ensino de graduação em Enfermagem e que participam do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP). Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada utilizando-se um roteiro composto de uma parte de caracterização geral e outra de questões relacionadas ao ensino destes conteúdos. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa nove docentes que apontaram que os conteúdos atitudinais são entendidos como valores, comportamentos e posturas, porém com dificuldade em identificá-los nos conteúdos programáticos das disciplinas, pois estão diluídos nos conteúdos factuais e procedimentais, além de serem pouco valorizados no ensino de graduação. Os conteúdos atitudinais são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino, os docentes identificaram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais e há necessidade de instrumentos que direcionem a avaliação do docente para os conteúdos. Tendo em vista que a EEUSP é referência no ensino de Enfermagem e o tema abordado nesta pesquisa é ainda pouco investigado, é necessário o desenvolvimento de novas investigações nesta temática, pela sua importância e complexidade
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-11012010-155206/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-11012010-155206/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256931540926464