O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nosow, Vitor
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Püschel, Vilanice Alves de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445
Resumo: Pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que teve como objetivo investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Foi realizada na Escola de Enfermagem da USP, com nove docentes do bacharelado em enfermagem e membros do Grupo de Apoio Pedagógico. Após aprovação do projeto, os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados por meio da análise de Conteúdo. Os conteúdos atitudinais por não se inserirem nos conteúdos programáticos das disciplinas são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino os docentes encontram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais. Trabalhar atitudes como objetivos de aprendizagem e construir instrumentos adequados de avaliação é a meta a ser considerada no currículo novo.
id USP-24_dd57d1962b62cf0bdd01a025cf5344aa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40445
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiroLa enseñanza de los contenidos actitudinales en la formación de enfermerasThe teaching of attitudinal content in higher education of nursingTeachingEducation^i2^snursAttitudeEnseñanzaEducación en enfermeríaActitudEnsinoEducação em enfermagemAtitudePesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que teve como objetivo investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Foi realizada na Escola de Enfermagem da USP, com nove docentes do bacharelado em enfermagem e membros do Grupo de Apoio Pedagógico. Após aprovação do projeto, os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados por meio da análise de Conteúdo. Os conteúdos atitudinais por não se inserirem nos conteúdos programáticos das disciplinas são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino os docentes encontram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais. Trabalhar atitudes como objetivos de aprendizagem e construir instrumentos adequados de avaliação é a meta a ser considerada no currículo novo.La investigación cualitativa, de tipo exploratorio y descriptivo, con el objetivo de investigar la enseñanza de los contenidos actitudinales en la formación de las enfermeras por los profesores en una escuela pública de la enfermería. Se celebró en la Escola de Enfermagem da USP, con nueve profesores de bachillerato de enfermería y miembros de lo Grupo de Apoio Pedagógico. Después de la aprobación del proyecto, los datos fueron recolectados por médio de entrevistas semi-estructuradas y analizados utilizando el análisis de contenido. El contenido de actitud por no entrar en el programa de los cursos se trabajó en la iniciativa de los profesores que utilizan diferentes estrategias en el aula o en el campo de la práctica. En el proceso de enseñanza los profesores encontraran posibilidades y limitaciones relacionadas con la institución, los profesores y estudiantes. La principal dificultad es la evaluación de los contenidos actitudinales. Trabajar las actitudes como los objetivos de aprendizaje y crear las herramientas adecuadas es el objetivo a considerar en el nuevo currículo.Qualitative research, exploratory and descriptive, had the aim to investigate teaching of the attitudinal content on training of nurses by professors in a public school of nursing. It was held at the Escola de Enfermagem da USP, with nine teachers in nursing baccalaureate and members of Grupo de Apoio Pedagógico. After approval of the project, data were collected through semi-structured interviews and analyzed using content analysis. For want of insertion of the attitudinal contents in the courses programs, they are worked by the individual teacher's initiative that uses different strategies in the classroom or on the practice field. In the process of teaching teachers found possibilities and limitations related to the institution, teachers and students. The major difficulty is the assessment of attitudinal content. Work attitudes as learning objectives and build the right tools is the goal to be considered in the new curriculum.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4044510.1590/S0080-62342009000600015Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1232-1237Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1232-1237Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1232-12371980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445/43458https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445/43459http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNosow, VitorPüschel, Vilanice Alves de Araújo2012-08-29T20:29:19Zoai:revistas.usp.br:article/40445Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:29:19Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
La enseñanza de los contenidos actitudinales en la formación de enfermeras
The teaching of attitudinal content in higher education of nursing
title O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
spellingShingle O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
Nosow, Vitor
Teaching
Education^i2^snurs
Attitude
Enseñanza
Educación en enfermería
Actitud
Ensino
Educação em enfermagem
Atitude
title_short O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
title_full O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
title_fullStr O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
title_full_unstemmed O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
title_sort O ensino de conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
author Nosow, Vitor
author_facet Nosow, Vitor
Püschel, Vilanice Alves de Araújo
author_role author
author2 Püschel, Vilanice Alves de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nosow, Vitor
Püschel, Vilanice Alves de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching
Education^i2^snurs
Attitude
Enseñanza
Educación en enfermería
Actitud
Ensino
Educação em enfermagem
Atitude
topic Teaching
Education^i2^snurs
Attitude
Enseñanza
Educación en enfermería
Actitud
Ensino
Educação em enfermagem
Atitude
description Pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que teve como objetivo investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Foi realizada na Escola de Enfermagem da USP, com nove docentes do bacharelado em enfermagem e membros do Grupo de Apoio Pedagógico. Após aprovação do projeto, os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados por meio da análise de Conteúdo. Os conteúdos atitudinais por não se inserirem nos conteúdos programáticos das disciplinas são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino os docentes encontram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais. Trabalhar atitudes como objetivos de aprendizagem e construir instrumentos adequados de avaliação é a meta a ser considerada no currículo novo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445
10.1590/S0080-62342009000600015
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342009000600015
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445/43458
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40445/43459
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1232-1237
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1232-1237
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1232-1237
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221725669982208