Uma contribuição ao estudo do potencial do custeio ABC - Activity Based Costing como suporte à otimização do resultado em uma entidade privada de ensino superior sem fins econômicos: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-10112023-120632/ |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa evidencia o potencial que o Custeio Baseado em Atividades - ABC e tem como suporte a otimização do resultado em uma Entidade Privada de Ensino Superior Sem Fins Económicos - EPESSFE. Para tanto, caracteriza a evolução das Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas) no Brasil, bem como demonstra sua evolução até 2001, e relata o significativo avanço que vem ocorrendo na criação de novas faculdades, escolas e institutos; faculdades integradas; centros universitários e universidades. Dentro desse universo da educação, o trabalho restringe-se a uma faculdade isolada sem finalidade económica situada no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, a qual dispõe de: dois cursos de graduação, um de pós-graduação e uma turma de pesquisa e extensão. Trata ainda dos principais conceitos e definições do Custeio por Absorção, Custeio Pleno/Integral, Custeio Direto, Custeio Variável e, por fim, o Custeio Baseado em Atividades - ABC, como base para o desenvolvimento de um estudo de caso, junto à instituição, alvo da pesquisa. Nesse estudo de caso procedeu-se ao cálculo de custos e resultados sob três dos métodos de custeio tradicionais, bem como sob o ABC, o que forneceu importante material para conclusões sobre as vantagens deste sobre os demais. Dentre as importantes vantagens do ABC sobre os métodos tradicionais, como suporte para a otimização do resultado, destacam-se sua maior objetividade no rastreamento dos custos totais, bem como a visão quadrimensional que oferecem esses custos que se apresentam por função, atividades, recursos e objetos de custeio, proporcionando condições superiores para a otimização pretendida. |
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Uma contribuição ao estudo do potencial do custeio ABC - Activity Based Costing como suporte à otimização do resultado em uma entidade privada de ensino superior sem fins econômicos: estudo de casoA contribution to the study of the potential of ABC costing - Activity Based Costing to support result optimization in a private non-profit higher education entity: a case studyActivity-based costingCusteio baseado em atividadesEmpresas não lucrativasNon-profit companiesUniversidadeUniversityEste trabalho de pesquisa evidencia o potencial que o Custeio Baseado em Atividades - ABC e tem como suporte a otimização do resultado em uma Entidade Privada de Ensino Superior Sem Fins Económicos - EPESSFE. Para tanto, caracteriza a evolução das Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas) no Brasil, bem como demonstra sua evolução até 2001, e relata o significativo avanço que vem ocorrendo na criação de novas faculdades, escolas e institutos; faculdades integradas; centros universitários e universidades. Dentro desse universo da educação, o trabalho restringe-se a uma faculdade isolada sem finalidade económica situada no município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, a qual dispõe de: dois cursos de graduação, um de pós-graduação e uma turma de pesquisa e extensão. Trata ainda dos principais conceitos e definições do Custeio por Absorção, Custeio Pleno/Integral, Custeio Direto, Custeio Variável e, por fim, o Custeio Baseado em Atividades - ABC, como base para o desenvolvimento de um estudo de caso, junto à instituição, alvo da pesquisa. Nesse estudo de caso procedeu-se ao cálculo de custos e resultados sob três dos métodos de custeio tradicionais, bem como sob o ABC, o que forneceu importante material para conclusões sobre as vantagens deste sobre os demais. Dentre as importantes vantagens do ABC sobre os métodos tradicionais, como suporte para a otimização do resultado, destacam-se sua maior objetividade no rastreamento dos custos totais, bem como a visão quadrimensional que oferecem esses custos que se apresentam por função, atividades, recursos e objetos de custeio, proporcionando condições superiores para a otimização pretendida.This research seeks to demonstrate the potential of Activity-Based Costing - ABC by means of income optimization in a Private Non-Economic Higher Education Entity. Hence, the study characterizes the evolution of (public and private) Higher Education Institutions in Brazil until 2001 and reports the great advancement in the creation of new faculties, schools and institutions; integrated faculties; university centers and universities. Within this educational universe, this work will limit itself to one single non-economic faculty in Cuiabá, Mato Grosso, which offers two undergraduate courses, one graduate course and one research and extension group. The main concepts and defínitions of Absorption Costing, Full Costing, Direct Costing, Variable Costing and, finally, Activity-Based Costing - ABC are presented as the basis for the development of a case study in the examined institution. In this case study, costs and income were calculated in accordance with three of the traditional costing methods as well as ABC, which supplied important material for drawing conclusions on the advantages of the latter in comparison with other methods. In relation to the traditional methods, important advantages of ABC as a means of support for optimizing income are its higher level of objectivity in tracking total costs, as well as the four-dimensional view of these costs, which are presented according to function, activities, resources and costing objects, providing better conditions for the intended optimization.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Diogo Toledo doAlmeida, Marco Antonio Gomes de2003-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-10112023-120632/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-10T14:12:02Zoai:teses.usp.br:tde-10112023-120632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-10T14:12:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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