Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kruger, Patricia de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-20122016-152701/
Resumo: Analisamos, neste trabalho, o filme Anticristo (2009), do cineasta Lars von Trier, tomando como base um viés crítico que contemplasse a relação entre sua construção formal e seus conteúdos implícitos e explícitos. Assim como outras obras do artista, igualmente questionadoras, perturbadoras e políticas, Anticristo mostra-se capaz de apontar dinâmicas histórico-sociais relevantes para a compreensão de seu tempo, além de desnudar diversas características substanciais do pensamento hegemônico, espantosamente naturalizadas. Nesses termos, a tese proposta é a de que o filme reapropria-se de um método estéticopolítico brechtiano com o fim de criar uma contraposição ao modelo dramático que orienta grande parte das produções cinematográficas mainstream. Sendo responsável por sua estruturação mais ampla, essa reapropriação vincula-se à formatação do foco narrativo do filme, associado à personagem masculina e plasmado com várias nuances de obras de Strindberg e de Freud, bem como do Expressionismo. Configura-se, portanto, essencial o exame da inter-relação que Anticristo apresenta entre os planos histórico e social, e os planos do indivíduo e de sua subjetividade, inclusive de sua construção psíquica. A partir dessa análise revelam-se contradições fundamentais da sociedade ocidental, sobretudo no que se refere às questões de gênero, guarnecidas pela inquietante alusão que o filme faz à caça às bruxas.
id USP_ba3258b847f8793126e11d5106881363
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20122016-152701
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantesPenetrating Eden: Antichrist, by Lars von Trier, in light of Brecht, Strindberg and other uncanny elementsAugust StrindbergAugust StrindbergBertolt BrechtBertolt BrechtCaça às bruxasCultural StudiesEstudos culturaisEstudos de gêneroFoco narrativoGender studiesLars von TrierLars von TrierPoint of ViewWitch HuntAnalisamos, neste trabalho, o filme Anticristo (2009), do cineasta Lars von Trier, tomando como base um viés crítico que contemplasse a relação entre sua construção formal e seus conteúdos implícitos e explícitos. Assim como outras obras do artista, igualmente questionadoras, perturbadoras e políticas, Anticristo mostra-se capaz de apontar dinâmicas histórico-sociais relevantes para a compreensão de seu tempo, além de desnudar diversas características substanciais do pensamento hegemônico, espantosamente naturalizadas. Nesses termos, a tese proposta é a de que o filme reapropria-se de um método estéticopolítico brechtiano com o fim de criar uma contraposição ao modelo dramático que orienta grande parte das produções cinematográficas mainstream. Sendo responsável por sua estruturação mais ampla, essa reapropriação vincula-se à formatação do foco narrativo do filme, associado à personagem masculina e plasmado com várias nuances de obras de Strindberg e de Freud, bem como do Expressionismo. Configura-se, portanto, essencial o exame da inter-relação que Anticristo apresenta entre os planos histórico e social, e os planos do indivíduo e de sua subjetividade, inclusive de sua construção psíquica. A partir dessa análise revelam-se contradições fundamentais da sociedade ocidental, sobretudo no que se refere às questões de gênero, guarnecidas pela inquietante alusão que o filme faz à caça às bruxas.In this thesis, we analyze the film Antichrist (2009), by Lars von Trier, from a critical perspective that contemplates the relationship between its formal construction and its implicit and explicit content. As with other works by the artist, equally questioning, disturbing and political, Antichrist has shown itself capable of pointing out historical and social dynamics that are relevant to the comprehension of its time; it also lays bare several substantial characteristics of the hegemonic thinking, which are naturalized in an unsettling way. Accordingly, the proposed thesis is that a Brechtian aesthetic-political method is reappropriated by the film, in order to counterpoint the dramatic model that guides much of the mainstream film productions. Being responsible for the broader structuring of Antichrist, this re-appropriation is linked to the design of the films narrative perspective, which is associated to the male character and shaped by various nuances of works by Strindberg and Freud, and also of Expressionism. The examination of the interrelationship between the historical and social level, and the level of the individual and of his subjectivity, including his mental construction, becomes thus essential in Antichrist. From such analysis, fundamental contradictions of Western society can be unveiled, especially the ones regarding gender issues, which are furnished by the uncanny allusion to the Witch Hunt brought up by the film.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, Marcos Cesar de PaulaKruger, Patricia de Almeida2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-20122016-152701/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-20122016-152701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes
Penetrating Eden: Antichrist, by Lars von Trier, in light of Brecht, Strindberg and other uncanny elements
title Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes
spellingShingle Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes
Kruger, Patricia de Almeida
August Strindberg
August Strindberg
Bertolt Brecht
Bertolt Brecht
Caça às bruxas
Cultural Studies
Estudos culturais
Estudos de gênero
Foco narrativo
Gender studies
Lars von Trier
Lars von Trier
Point of View
Witch Hunt
title_short Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes
title_full Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes
title_fullStr Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes
title_full_unstemmed Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes
title_sort Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes
author Kruger, Patricia de Almeida
author_facet Kruger, Patricia de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Marcos Cesar de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Kruger, Patricia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv August Strindberg
August Strindberg
Bertolt Brecht
Bertolt Brecht
Caça às bruxas
Cultural Studies
Estudos culturais
Estudos de gênero
Foco narrativo
Gender studies
Lars von Trier
Lars von Trier
Point of View
Witch Hunt
topic August Strindberg
August Strindberg
Bertolt Brecht
Bertolt Brecht
Caça às bruxas
Cultural Studies
Estudos culturais
Estudos de gênero
Foco narrativo
Gender studies
Lars von Trier
Lars von Trier
Point of View
Witch Hunt
description Analisamos, neste trabalho, o filme Anticristo (2009), do cineasta Lars von Trier, tomando como base um viés crítico que contemplasse a relação entre sua construção formal e seus conteúdos implícitos e explícitos. Assim como outras obras do artista, igualmente questionadoras, perturbadoras e políticas, Anticristo mostra-se capaz de apontar dinâmicas histórico-sociais relevantes para a compreensão de seu tempo, além de desnudar diversas características substanciais do pensamento hegemônico, espantosamente naturalizadas. Nesses termos, a tese proposta é a de que o filme reapropria-se de um método estéticopolítico brechtiano com o fim de criar uma contraposição ao modelo dramático que orienta grande parte das produções cinematográficas mainstream. Sendo responsável por sua estruturação mais ampla, essa reapropriação vincula-se à formatação do foco narrativo do filme, associado à personagem masculina e plasmado com várias nuances de obras de Strindberg e de Freud, bem como do Expressionismo. Configura-se, portanto, essencial o exame da inter-relação que Anticristo apresenta entre os planos histórico e social, e os planos do indivíduo e de sua subjetividade, inclusive de sua construção psíquica. A partir dessa análise revelam-se contradições fundamentais da sociedade ocidental, sobretudo no que se refere às questões de gênero, guarnecidas pela inquietante alusão que o filme faz à caça às bruxas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-20122016-152701/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-20122016-152701/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090905673564160