Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Maria Cristina Paternostro Stella de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102008-141845/
Resumo: O ponto de partida deste trabalho são dois cursos que pretendem atualizar o currículo de física do ensino médio através da inserção da física moderna e contemporânea. Estes cursos, que fazem o que Chevallard, em sua Teoria da Transposição Didática, chama de transposição externa (do saber sábio para o saber a ensinar), mostraram a possibilidade de elaborar e implementar seqüências didáticas que atualizem o currículo de física do ensino médio. Este saber a ensinar, ao ser transformado em saber ensinado passa por mudanças elaboradas pelo professor. As relações professorsaberaluno se estabelecem na sala de aula, de acordo com as situações propostas pelo professor que gerencia essas relações, através do que Brousseau chama de contratos didáticos. Usando a Teoria das Situações Didáticas e os contratos didáticos construiu-se uma ferramenta de análise. O objetivo deste trabalho é, por meio da observação da sala de aula e usando essa ferramenta, verificar se as situações implementadas e a sucessão dos contratos didáticos mostram a possibilidade uma seqüência didática tornar-se parte do saber escolar, por ter sido aceita pelos alunos. A aceitação da devolutiva pelo aluno surge deste contexto como condição necessária, mas não suficiente, para que aconteça a aprendizagem.
id USP_ba5131b674df14f2a9a6009861656f1b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09102008-141845
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.Teaching-learning situations: physics didactic sequence analysis from Brousseaus Situations Theory.atualização curricularcontrato didáticodidactic contractdidactic transpositiondidatic situations theoryensino de físicaphysics teachingteoria das situaçõestransposição didáticaupdating curricularO ponto de partida deste trabalho são dois cursos que pretendem atualizar o currículo de física do ensino médio através da inserção da física moderna e contemporânea. Estes cursos, que fazem o que Chevallard, em sua Teoria da Transposição Didática, chama de transposição externa (do saber sábio para o saber a ensinar), mostraram a possibilidade de elaborar e implementar seqüências didáticas que atualizem o currículo de física do ensino médio. Este saber a ensinar, ao ser transformado em saber ensinado passa por mudanças elaboradas pelo professor. As relações professorsaberaluno se estabelecem na sala de aula, de acordo com as situações propostas pelo professor que gerencia essas relações, através do que Brousseau chama de contratos didáticos. Usando a Teoria das Situações Didáticas e os contratos didáticos construiu-se uma ferramenta de análise. O objetivo deste trabalho é, por meio da observação da sala de aula e usando essa ferramenta, verificar se as situações implementadas e a sucessão dos contratos didáticos mostram a possibilidade uma seqüência didática tornar-se parte do saber escolar, por ter sido aceita pelos alunos. A aceitação da devolutiva pelo aluno surge deste contexto como condição necessária, mas não suficiente, para que aconteça a aprendizagem.The starting point of this work is two courses that intend to update the curriculum of physics of the secondary school through the modern and contemporary physics insert. These courses make that Chevallard, in his Didactic Transpositions Theory, calls external transposition (from the wise knowledge for knowing to teach), has showed the possibility to elaborate and to implement didactic sequences to update the curriculum of physics of secondary school. This knowledge to teach, being transformed in knowing taught go through changes elaborated by the teacher. The relationships teacher-knowledge-student settles down at the classroom, in agreement with the situations proposed by the teacher that manages those relationships, through the one that Brousseau calls didactic contracts. Using the Didactic Situations Theory and the didactic contracts an analysis tool was built. The objective of this work is, through the observation of the classroom and using that tool, to verify the implemented situations and the succession of the didactic contracts shows the possibility a didactic sequence to turn it leaves of the school knowledge, for it being accepted by the students. The acceptance of the devolution by the student appears of this context as necessary condition, but no enough, that the learning happens.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Mauricio Pietrocola Pinto deAzevedo, Maria Cristina Paternostro Stella de2008-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102008-141845/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-09102008-141845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.
Teaching-learning situations: physics didactic sequence analysis from Brousseaus Situations Theory.
title Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.
spellingShingle Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.
Azevedo, Maria Cristina Paternostro Stella de
atualização curricular
contrato didático
didactic contract
didactic transposition
didatic situations theory
ensino de física
physics teaching
teoria das situações
transposição didática
updating curricular
title_short Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.
title_full Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.
title_fullStr Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.
title_full_unstemmed Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.
title_sort Situações de ensino - aprendizagem: análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau.
author Azevedo, Maria Cristina Paternostro Stella de
author_facet Azevedo, Maria Cristina Paternostro Stella de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina Paternostro Stella de
dc.subject.por.fl_str_mv atualização curricular
contrato didático
didactic contract
didactic transposition
didatic situations theory
ensino de física
physics teaching
teoria das situações
transposição didática
updating curricular
topic atualização curricular
contrato didático
didactic contract
didactic transposition
didatic situations theory
ensino de física
physics teaching
teoria das situações
transposição didática
updating curricular
description O ponto de partida deste trabalho são dois cursos que pretendem atualizar o currículo de física do ensino médio através da inserção da física moderna e contemporânea. Estes cursos, que fazem o que Chevallard, em sua Teoria da Transposição Didática, chama de transposição externa (do saber sábio para o saber a ensinar), mostraram a possibilidade de elaborar e implementar seqüências didáticas que atualizem o currículo de física do ensino médio. Este saber a ensinar, ao ser transformado em saber ensinado passa por mudanças elaboradas pelo professor. As relações professorsaberaluno se estabelecem na sala de aula, de acordo com as situações propostas pelo professor que gerencia essas relações, através do que Brousseau chama de contratos didáticos. Usando a Teoria das Situações Didáticas e os contratos didáticos construiu-se uma ferramenta de análise. O objetivo deste trabalho é, por meio da observação da sala de aula e usando essa ferramenta, verificar se as situações implementadas e a sucessão dos contratos didáticos mostram a possibilidade uma seqüência didática tornar-se parte do saber escolar, por ter sido aceita pelos alunos. A aceitação da devolutiva pelo aluno surge deste contexto como condição necessária, mas não suficiente, para que aconteça a aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102008-141845/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09102008-141845/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090557245390848