A construção do espaço: dos documentos às concepções e práticas educativas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Sheila Regina Brisson
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-151556/
Resumo: Esta pesquisa traz uma síntese teórica a respeito das concepções e práticas atuais de espaço para a infância, sendo esse compreendido como um aspecto de fundamental importância para o alcance de um ambiente educativo de qualidade na educação infantil. O estudo busca sistematizar o que foi definido pela pedagogia da infância como espaço apropriado para a educação infantil, bem como esclarecer qual a concepção de infância que sustenta tal definição. São apresentados alguns modelos curriculares internacionais que defendem a ideia de espaço educador e que constroem suas práticas de modo coerente às concepções de espaço e infância trazidas pela pedagogia da infância. Este trabalho também realiza uma análise das propostas de espaço e de ambiente educativo para a educação infantil brasileira contidas em diferentes documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC). Foi possível verificar, a partir de uma pesquisa de campo configurada como um estudo de caso em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), que as propostas desses diferentes documentos estão presentes nos discursos das professoras da unidade pesquisada, discursos esses também em consonância com o que é defendido na literatura da educação infantil. Paradoxalmente, também em seus discursos, mas, especialmente, nos planejamentos das práticas de diferentes professoras, aparecem concepções de infância e de educação infantil que não se coadunam com aquela visão positiva de espaço, levando ou a uma utilização didatizada do espaço ou a um espontaneísmo das práticas. Os dados da pesquisa de campo foram coletados por meio de fontes verbais (entrevistas semi-estruturadas) e não verbais (Proposta Pedagógica da Escola; Portfólio da Escola; planejamentos das professoras; registros das reuniões pedagógicas; material produzido em PowerPoint para utilização nas reuniões pedagógicas; pareceres das professoras sobre os espaços; depoimento escrito da avaliadora externa). O quadro teórico, por sua vez, é composto por clássicos da pedagogia da infância: Comenius, Froebel, Montessori, Freinet e Dewey, e por importantes nomes da atualidade, como: Oliveira-Formosinho, Escolano, Frago, Lima, Pinazza, Kishimoto, entre outros.
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Este trabalho também realiza uma análise das propostas de espaço e de ambiente educativo para a educação infantil brasileira contidas em diferentes documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC). Foi possível verificar, a partir de uma pesquisa de campo configurada como um estudo de caso em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), que as propostas desses diferentes documentos estão presentes nos discursos das professoras da unidade pesquisada, discursos esses também em consonância com o que é defendido na literatura da educação infantil. Paradoxalmente, também em seus discursos, mas, especialmente, nos planejamentos das práticas de diferentes professoras, aparecem concepções de infância e de educação infantil que não se coadunam com aquela visão positiva de espaço, levando ou a uma utilização didatizada do espaço ou a um espontaneísmo das práticas. Os dados da pesquisa de campo foram coletados por meio de fontes verbais (entrevistas semi-estruturadas) e não verbais (Proposta Pedagógica da Escola; Portfólio da Escola; planejamentos das professoras; registros das reuniões pedagógicas; material produzido em PowerPoint para utilização nas reuniões pedagógicas; pareceres das professoras sobre os espaços; depoimento escrito da avaliadora externa). O quadro teórico, por sua vez, é composto por clássicos da pedagogia da infância: Comenius, Froebel, Montessori, Freinet e Dewey, e por importantes nomes da atualidade, como: Oliveira-Formosinho, Escolano, Frago, Lima, Pinazza, Kishimoto, entre outros.This research provides a theoretical overview about the current practices and conceptions of space for the childhood. We understand space as an aspect of fundamental importance to the achievement of a quality educational environment in early childhood education. The study aims to systematize what has been defined by childhood pedagogy as appropriate space for early childhood education. Another research goal is clarify the conception of childhood that supports the definition about space. For this, we present some international curriculum models that support the idea of educator space who build their consistent practices to space and conceptions of childhood brought by childhood pedagogy. This work also makes an analysis of the proposals about space and learning environment for Brazilian childhood education contained in different documents published by the Ministry of Education (MEC). It was possible to verify, from a field survey set up as a case study in a municipal school of early childhood education (EMEI), that the proposals of these different documents are present in the speeches of the teachers from the surveyed unit. These speeches are also in line with the principais that is argued in the literature childhood education. Paradoxically, also in their speeches, but especially in the planning of the practices of different teachers, appear conceptions of childhood and early childhood education, which are not consistent with that positive Vision of space. It leads simultaneously to a didacticism of the space or a mere spontaneity practices. The field survey data were collected through verbal sources (semi-structured interviews) and nonverbal (Pedagogical School, the School Portfolio; plans of the teachers, records of educational meetings; material produced in Powerpoint for use in pedagogical meetings ; the teacher\'s opinions on the spaces; written statement from the externai evaluator). The theoretical framework, in turn, consists of childhood pedagogy of classics: Comenius, Froebel, Montessori, Freinet and Dewey, and important current names, as Oliveira-Formosinho, Escolano, Frago, Lima, Pinazza, Kishimoto, among others.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinazza, Monica AppezzatoRuiz, Sheila Regina Brisson2016-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-151556/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-05T16:46:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122019-151556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-05T16:46:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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