Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favero, André Luiz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-30102023-155915/
Resumo: Esta tese propõe a centralidade da dimensão afetivo-cognitiva como potência maior da experiência do aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio, assumida e mobilizada pela prática aqui chamada de fissuração filosófica. Sua pesquisa se baseou numa investigação teórica multiperspectivista, no exame de produções filosóficas estudantis e na experiência docente do pesquisador, no âmbito educacional investigado. Adotando um sentido filosoficamente alargado de afetividade, que comporta o conhecimento e as ideias, sua aposta mais geral evoca um exercício de cartografia das fissuras do mundo contemporâneo, sentidas na sala de aula e aqui entendidas figurativamente como suas zonas mais sensíveis e intensivas. Trata-se de fissuras encarnadas pelos estudantes na forma de afetos diversos (ideias, desejos, alegrias, tristezas e tantos outros), sempre imanentes a quaisquer esforços cognitivos, constituindo-se também como oportunidades significativas de abertura e reação pensante às ideias-afetos mobilizadas em aula pela filosofia. Essa abordagem evoca ainda o exame e o questionamento das práticas e discursos educacionais contemporâneos desde um ângulo em que toda uma economia dos afetos considerada desde sua origem no tecido social além da escola se torna condição e perspectiva de uma melhor compreensão das experiências de aprender e ensinar no geral, das quais depende o filosofar. O exame crítico dos elementos constitutivos da relação afetivo-cognitiva no ato de filosofar nesse contexto todo permite fundamentar e defender a potência da fissuração filosófica, passando pela necessidade de uma maior sensibilidade docente para com as questões afetivo-cognitivas de ordem consciente e inconsciente, em torno de uma prática filosofante experimental com adolescentes no Ensino Médio, criativa e aberta à multidisciplinaridade. Também como decorrência do que se constatou, esta pesquisa reconhece a necessidade de uma maior atenção acadêmica especificamente a esse respeito; e esboça, em linhas gerais, a proposta de uma plataforma viva para o ensino de filosofia nas escolas, aberta a contribuições complementares e mais afetivamente orientada por sinais emanados da vida.
id USP_bb2d53f28dc5809fab184ecd158b4e72
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30102023-155915
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino MédioPhilosophizing in the fissures and fissuring oneself in philosophy: the affective-cognitive relationship in learning and teaching to philosophize in High SchoolAffective-cognitive relationshipAprender e ensinarEnsino MédioFilosofarFissuração filosóficaHigh school, Philosophical fissurationLearn and teachPhilosophizeRelação afetivo-cognitivaEsta tese propõe a centralidade da dimensão afetivo-cognitiva como potência maior da experiência do aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio, assumida e mobilizada pela prática aqui chamada de fissuração filosófica. Sua pesquisa se baseou numa investigação teórica multiperspectivista, no exame de produções filosóficas estudantis e na experiência docente do pesquisador, no âmbito educacional investigado. Adotando um sentido filosoficamente alargado de afetividade, que comporta o conhecimento e as ideias, sua aposta mais geral evoca um exercício de cartografia das fissuras do mundo contemporâneo, sentidas na sala de aula e aqui entendidas figurativamente como suas zonas mais sensíveis e intensivas. Trata-se de fissuras encarnadas pelos estudantes na forma de afetos diversos (ideias, desejos, alegrias, tristezas e tantos outros), sempre imanentes a quaisquer esforços cognitivos, constituindo-se também como oportunidades significativas de abertura e reação pensante às ideias-afetos mobilizadas em aula pela filosofia. Essa abordagem evoca ainda o exame e o questionamento das práticas e discursos educacionais contemporâneos desde um ângulo em que toda uma economia dos afetos considerada desde sua origem no tecido social além da escola se torna condição e perspectiva de uma melhor compreensão das experiências de aprender e ensinar no geral, das quais depende o filosofar. O exame crítico dos elementos constitutivos da relação afetivo-cognitiva no ato de filosofar nesse contexto todo permite fundamentar e defender a potência da fissuração filosófica, passando pela necessidade de uma maior sensibilidade docente para com as questões afetivo-cognitivas de ordem consciente e inconsciente, em torno de uma prática filosofante experimental com adolescentes no Ensino Médio, criativa e aberta à multidisciplinaridade. Também como decorrência do que se constatou, esta pesquisa reconhece a necessidade de uma maior atenção acadêmica especificamente a esse respeito; e esboça, em linhas gerais, a proposta de uma plataforma viva para o ensino de filosofia nas escolas, aberta a contribuições complementares e mais afetivamente orientada por sinais emanados da vida.This thesis proposes the centrality of the affective-cognitive dimension as the greatest power of the experience of learning and teaching to philosophize in High School, assumed and mobilized by the practice here called philosophical fissuration. Its research was based on a multiperspectivist theoretical investigation, on the examination of student philosophical productions and on the researcher\'s teaching experience, in the investigated educational context. Adopting a philosophically broad sense of affectivity, which encompasses knowledge and ideas, its more general focus evokes an exercise of mapping the fissures of the contemporary world, felt in the classroom and here figuratively understood as its most sensitive and intensive areas. These are fissures incarnated by students in the form of different affections (ideas, desires, joys, sadness and many others), always immanent to any cognitive efforts, also constituting significant opportunities for openness and thinking reaction to the mobilized affect-ideas in philosophy class. This approach also evokes the examination and questioning of contemporary educational practices and discourses from an angle in which an entire economy of affections considered from its origins in the social fabric beyond the school becomes a condition and perspective for a better understanding of learning experiences and teaching in general, on which philosophizing depends. The critical examination of the constitutive elements of the affective-cognitive relationship in the act of philosophizing in this context allows us to base and defend the power of the philosophical fissuration, passing through the need for greater teaching sensitivity towards the affectivecognitive issues of a conscious and unconscious order, in around an experimental philosophical practice with teenagers in High School, creative and open to multidisciplinarity. Also as a result of what was found, this research recognizes the need for greater academic attention specifically in this regard; and outlines, in general terms, the proposal for a living platform for teaching philosophy in schools, open to complementary contributions and more affectively guided by signs emanating from life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMrech, Leny MagalhaesFavero, André Luiz2023-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-30102023-155915/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-31T19:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-30102023-155915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-31T19:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio
Philosophizing in the fissures and fissuring oneself in philosophy: the affective-cognitive relationship in learning and teaching to philosophize in High School
title Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio
spellingShingle Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio
Favero, André Luiz
Affective-cognitive relationship
Aprender e ensinar
Ensino Médio
Filosofar
Fissuração filosófica
High school, Philosophical fissuration
Learn and teach
Philosophize
Relação afetivo-cognitiva
title_short Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio
title_full Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio
title_fullStr Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio
title_full_unstemmed Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio
title_sort Filosofar nas fissuras e fissurar-se na filosofia - a relação afetivo-cognitiva no aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio
author Favero, André Luiz
author_facet Favero, André Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mrech, Leny Magalhaes
dc.contributor.author.fl_str_mv Favero, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Affective-cognitive relationship
Aprender e ensinar
Ensino Médio
Filosofar
Fissuração filosófica
High school, Philosophical fissuration
Learn and teach
Philosophize
Relação afetivo-cognitiva
topic Affective-cognitive relationship
Aprender e ensinar
Ensino Médio
Filosofar
Fissuração filosófica
High school, Philosophical fissuration
Learn and teach
Philosophize
Relação afetivo-cognitiva
description Esta tese propõe a centralidade da dimensão afetivo-cognitiva como potência maior da experiência do aprender e ensinar a filosofar no Ensino Médio, assumida e mobilizada pela prática aqui chamada de fissuração filosófica. Sua pesquisa se baseou numa investigação teórica multiperspectivista, no exame de produções filosóficas estudantis e na experiência docente do pesquisador, no âmbito educacional investigado. Adotando um sentido filosoficamente alargado de afetividade, que comporta o conhecimento e as ideias, sua aposta mais geral evoca um exercício de cartografia das fissuras do mundo contemporâneo, sentidas na sala de aula e aqui entendidas figurativamente como suas zonas mais sensíveis e intensivas. Trata-se de fissuras encarnadas pelos estudantes na forma de afetos diversos (ideias, desejos, alegrias, tristezas e tantos outros), sempre imanentes a quaisquer esforços cognitivos, constituindo-se também como oportunidades significativas de abertura e reação pensante às ideias-afetos mobilizadas em aula pela filosofia. Essa abordagem evoca ainda o exame e o questionamento das práticas e discursos educacionais contemporâneos desde um ângulo em que toda uma economia dos afetos considerada desde sua origem no tecido social além da escola se torna condição e perspectiva de uma melhor compreensão das experiências de aprender e ensinar no geral, das quais depende o filosofar. O exame crítico dos elementos constitutivos da relação afetivo-cognitiva no ato de filosofar nesse contexto todo permite fundamentar e defender a potência da fissuração filosófica, passando pela necessidade de uma maior sensibilidade docente para com as questões afetivo-cognitivas de ordem consciente e inconsciente, em torno de uma prática filosofante experimental com adolescentes no Ensino Médio, criativa e aberta à multidisciplinaridade. Também como decorrência do que se constatou, esta pesquisa reconhece a necessidade de uma maior atenção acadêmica especificamente a esse respeito; e esboça, em linhas gerais, a proposta de uma plataforma viva para o ensino de filosofia nas escolas, aberta a contribuições complementares e mais afetivamente orientada por sinais emanados da vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-30102023-155915/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-30102023-155915/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257472947978240