A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26082022-100636/ |
Resumo: | O metrô de São Paulo fundamenta uma reflexão sobre o papel da infra-estrutura como desenho urbano. O crescimento desenfreado da mancha urbana, criando um amplo território ocupado, e o aprofundamento das desigualdades sociais estabelecem um grande desafio: ampliar a acessibilidade na metrópole paulistana. Essa ação realizada de forma ampla teria significado de inclusão social. A reestruturação do sistema de transporte, sobretudo de alta capacidade, tem sido contemporaneamente tema condutor da reorganização do tecido das grandes cidades pela característica sistêmica das intervenções. A arquitetura dessas grandes obras pode desempenhar papel fundamental nessa transformação. Pautado pela possibilidade de modernização e ampliação da rede urbana de trilhos em menos de dez anos, com a união de trem e metrô num mesmo serviço, esse estudo indica que os investimentos no sistema representariam não somente acesso aos serviços básicos que a cidade oferece, como também a possibilidade de reurbanização e adensamento de grandes áreas onde existe infra-estrutura instalada. Oportunidade que não deve ser desperdiçada. A discussão, desde os primeiros projetos até os planos mais atuais, tem o desejo de estabelecer parâmetros para as intervenções futuras. |
id |
USP_bb783202fd8d2635d7e9966f39bbc11b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26082022-100636 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbanoNot availableDesenho urbano (São Paulo - SP)Metrô (São Paulo - SP)Not availableO metrô de São Paulo fundamenta uma reflexão sobre o papel da infra-estrutura como desenho urbano. O crescimento desenfreado da mancha urbana, criando um amplo território ocupado, e o aprofundamento das desigualdades sociais estabelecem um grande desafio: ampliar a acessibilidade na metrópole paulistana. Essa ação realizada de forma ampla teria significado de inclusão social. A reestruturação do sistema de transporte, sobretudo de alta capacidade, tem sido contemporaneamente tema condutor da reorganização do tecido das grandes cidades pela característica sistêmica das intervenções. A arquitetura dessas grandes obras pode desempenhar papel fundamental nessa transformação. Pautado pela possibilidade de modernização e ampliação da rede urbana de trilhos em menos de dez anos, com a união de trem e metrô num mesmo serviço, esse estudo indica que os investimentos no sistema representariam não somente acesso aos serviços básicos que a cidade oferece, como também a possibilidade de reurbanização e adensamento de grandes áreas onde existe infra-estrutura instalada. Oportunidade que não deve ser desperdiçada. A discussão, desde os primeiros projetos até os planos mais atuais, tem o desejo de estabelecer parâmetros para as intervenções futuras.The São Paulo subway system serves as basis for assessing the role played by infrastructure in urban design. The unbridled growth of the urban area, which creates a vast occupied territory, along with mounting social inequalities presents an important challenge: to enhance overall accessibility throughout the São Paulo metropolis. If carried out in a comprehensive way, such action would be tantamount to promoting social inclusion. The restructuring of transportation systems, more notably those of high capacity, has been a guiding theme in the reorganization of big cities due to the systemic nature of the interventions. The architectural aspects involved in such large construction works could have an essential role in the transformation. This study draws on the possibility that a process of modernization and enlargement of the urban rail network could take place in less than ten years, via a joint offer of train and subway services. The analysis suggests that any investment made in the system would mean not only increased access to the basic services provided by the city, but also an opportunity to reurbanize and populate large areas where infrastructure already exists. Such opportunity should not be overlooked. From early projects to current plans, the present discussion aims at establishing parameters for future interventions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf deMuniz, Cristiane2005-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26082022-100636/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-26T18:49:16Zoai:teses.usp.br:tde-26082022-100636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-26T18:49:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano Not available |
title |
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano |
spellingShingle |
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano Muniz, Cristiane Desenho urbano (São Paulo - SP) Metrô (São Paulo - SP) Not available |
title_short |
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano |
title_full |
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano |
title_fullStr |
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano |
title_full_unstemmed |
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano |
title_sort |
A cidade e os trilhos: o metrô de São Paulo como desenho urbano |
author |
Muniz, Cristiane |
author_facet |
Muniz, Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho urbano (São Paulo - SP) Metrô (São Paulo - SP) Not available |
topic |
Desenho urbano (São Paulo - SP) Metrô (São Paulo - SP) Not available |
description |
O metrô de São Paulo fundamenta uma reflexão sobre o papel da infra-estrutura como desenho urbano. O crescimento desenfreado da mancha urbana, criando um amplo território ocupado, e o aprofundamento das desigualdades sociais estabelecem um grande desafio: ampliar a acessibilidade na metrópole paulistana. Essa ação realizada de forma ampla teria significado de inclusão social. A reestruturação do sistema de transporte, sobretudo de alta capacidade, tem sido contemporaneamente tema condutor da reorganização do tecido das grandes cidades pela característica sistêmica das intervenções. A arquitetura dessas grandes obras pode desempenhar papel fundamental nessa transformação. Pautado pela possibilidade de modernização e ampliação da rede urbana de trilhos em menos de dez anos, com a união de trem e metrô num mesmo serviço, esse estudo indica que os investimentos no sistema representariam não somente acesso aos serviços básicos que a cidade oferece, como também a possibilidade de reurbanização e adensamento de grandes áreas onde existe infra-estrutura instalada. Oportunidade que não deve ser desperdiçada. A discussão, desde os primeiros projetos até os planos mais atuais, tem o desejo de estabelecer parâmetros para as intervenções futuras. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26082022-100636/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26082022-100636/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091104872595456 |