Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-08122022-155944/ |
Resumo: | A presente pesquisa de caráter qualitativo trata da formação continuada de professores desenvolvida ao longo de suas carreiras e tem como foco o processo de melhoria contínua. A revisão bibliográfica tratou de modelos de formação continuada apresentados em estudos de caso que demonstram a eficácia de ciclos de melhoria contínua para o sucesso do aperfeiçoamento docente. Foram entrevistados 16 professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba com o objetivo de identificar padrões de comportamento em relação ao processo de possível melhoria contínua vivenciado pelos professores durante suas vidas profissionais. Na seção dos resultados, foram agrupados os seguintes temas recorrentes: 1. A troca com os pares é fundamental para a aprendizagem dos docentes; 2. O melhor espaço para a aprendizagem é o dia a dia da escola; 3. As reuniões de formação continuada são valorizadas pelos professores devido à possibilidade de troca com os pares; 4. Os docentes não têm apoio profissional para enfrentar suas dificuldades de ordem pedagógica; 5. Os docentes enfrentam dificuldades de ordem prática para implementar as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem; 6. O apoio profissional para os docentes superarem suas maiores dificuldades e se desenvolverem profissionalmente é insuficiente; 7. Não é feita uma avaliação formal do trabalho pedagógico; 8. Os gestores dizem não observar uma melhora efetiva na prática docente; 9. As formações continuadas não são avaliadas dentro de um processo de melhoria contínua; 10. O planejamento das formações continuadas é feito com base na necessidade docente. Concluiu-se que apesar de os professores se transformarem durante a carreira, não há um processo de melhoria contínua instituído dentro da formação continuada docente na educação pública do município de Ubatuba. |
id |
USP_bc19950a826011ac0fdc4a1ffb78765a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08122022-155944 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuadaTeacher development and continuous improvement: understanding the continuous professional developmentContinuous improvementContinuous professional developmentDesenvolvimento docenteEducação PúblicaFormação continuadaMelhoria contínuaPrática reflexivaPublic educationReflective practiceTeacher educationA presente pesquisa de caráter qualitativo trata da formação continuada de professores desenvolvida ao longo de suas carreiras e tem como foco o processo de melhoria contínua. A revisão bibliográfica tratou de modelos de formação continuada apresentados em estudos de caso que demonstram a eficácia de ciclos de melhoria contínua para o sucesso do aperfeiçoamento docente. Foram entrevistados 16 professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba com o objetivo de identificar padrões de comportamento em relação ao processo de possível melhoria contínua vivenciado pelos professores durante suas vidas profissionais. Na seção dos resultados, foram agrupados os seguintes temas recorrentes: 1. A troca com os pares é fundamental para a aprendizagem dos docentes; 2. O melhor espaço para a aprendizagem é o dia a dia da escola; 3. As reuniões de formação continuada são valorizadas pelos professores devido à possibilidade de troca com os pares; 4. Os docentes não têm apoio profissional para enfrentar suas dificuldades de ordem pedagógica; 5. Os docentes enfrentam dificuldades de ordem prática para implementar as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem; 6. O apoio profissional para os docentes superarem suas maiores dificuldades e se desenvolverem profissionalmente é insuficiente; 7. Não é feita uma avaliação formal do trabalho pedagógico; 8. Os gestores dizem não observar uma melhora efetiva na prática docente; 9. As formações continuadas não são avaliadas dentro de um processo de melhoria contínua; 10. O planejamento das formações continuadas é feito com base na necessidade docente. Concluiu-se que apesar de os professores se transformarem durante a carreira, não há um processo de melhoria contínua instituído dentro da formação continuada docente na educação pública do município de Ubatuba.The present qualitative research deals with the continuing education of teachers throughout their career and focuses on the process of continuous improvement. The literature review dealt with models of continuing education presented in case studies that demonstrate the effectiveness of continuous improvement cycles for the success of teacher development. 10 public school teachers in Ubatuba were interviewed in order to identify patterns of behavior in relation to the continuous improvement process experienced by teachers during their career. In the results section, the following recurring themes were grouped: 1. Exchanging with peers is essential for teachers\' learning; 2. Most learn from the mistakes and successes of their practice and from pupils voice; 3. Teachers face practical difficulties in implementing theoretical approaches; 4 Teachers do not have professional support to face their pedagogical difficulties; 5. Teachers face practical difficulties in implementing theoretical approaches to teaching and learning; 6. Professional support for teachers to face their greatest difficulties and to develop professionally is insufficient; 7. There is no formal evaluation of the pedagogical work; 8. Managers say they do not see an effective improvement in teaching practice; 9. Continuing training is not evaluated within a continuous improvement process; 10. The planning of continuing education is based on teaching needs. It was concluded that although teachers were transformed during their career, there is no continuous improvement process instituted within the continuing teacher education in public education in the city of Ubatuba.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Joao Alberto Arantes doMayer, Line2022-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-08122022-155944/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-09T20:43:53Zoai:teses.usp.br:tde-08122022-155944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-09T20:43:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada Teacher development and continuous improvement: understanding the continuous professional development |
title |
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada |
spellingShingle |
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada Mayer, Line Continuous improvement Continuous professional development Desenvolvimento docente Educação Pública Formação continuada Melhoria contínua Prática reflexiva Public education Reflective practice Teacher education |
title_short |
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada |
title_full |
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada |
title_fullStr |
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada |
title_sort |
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada |
author |
Mayer, Line |
author_facet |
Mayer, Line |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Joao Alberto Arantes do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mayer, Line |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Continuous improvement Continuous professional development Desenvolvimento docente Educação Pública Formação continuada Melhoria contínua Prática reflexiva Public education Reflective practice Teacher education |
topic |
Continuous improvement Continuous professional development Desenvolvimento docente Educação Pública Formação continuada Melhoria contínua Prática reflexiva Public education Reflective practice Teacher education |
description |
A presente pesquisa de caráter qualitativo trata da formação continuada de professores desenvolvida ao longo de suas carreiras e tem como foco o processo de melhoria contínua. A revisão bibliográfica tratou de modelos de formação continuada apresentados em estudos de caso que demonstram a eficácia de ciclos de melhoria contínua para o sucesso do aperfeiçoamento docente. Foram entrevistados 16 professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba com o objetivo de identificar padrões de comportamento em relação ao processo de possível melhoria contínua vivenciado pelos professores durante suas vidas profissionais. Na seção dos resultados, foram agrupados os seguintes temas recorrentes: 1. A troca com os pares é fundamental para a aprendizagem dos docentes; 2. O melhor espaço para a aprendizagem é o dia a dia da escola; 3. As reuniões de formação continuada são valorizadas pelos professores devido à possibilidade de troca com os pares; 4. Os docentes não têm apoio profissional para enfrentar suas dificuldades de ordem pedagógica; 5. Os docentes enfrentam dificuldades de ordem prática para implementar as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem; 6. O apoio profissional para os docentes superarem suas maiores dificuldades e se desenvolverem profissionalmente é insuficiente; 7. Não é feita uma avaliação formal do trabalho pedagógico; 8. Os gestores dizem não observar uma melhora efetiva na prática docente; 9. As formações continuadas não são avaliadas dentro de um processo de melhoria contínua; 10. O planejamento das formações continuadas é feito com base na necessidade docente. Concluiu-se que apesar de os professores se transformarem durante a carreira, não há um processo de melhoria contínua instituído dentro da formação continuada docente na educação pública do município de Ubatuba. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-08122022-155944/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-08122022-155944/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256819520503808 |