Democracia e Diálogo Institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Bethânia Pires
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-27112020-163150/
Resumo: Esta dissertação visa a estudar diferentes concepções de democracia, de modo a ressaltar a relevância do tema e inseri-lo no contexto histórico brasileiro. Para tanto, serão estudadas teorias procedimentais da democracia, proposta por autores selecionados (John Hart Ely, Jeremy Waldron e Robert Dahl), expondo as especificidades de suas teses, seu impacto no controle judicial de constitucionalidade, semelhanças trabalhadas por outros autores e as críticas proferidas aos referidos trabalhos. Serão, igualmente, apresentadas duas teorias substancialistas da democracia, estudando seus principais elementos e comparando-as especialmente para destacar as suas discrepâncias, bem como realizando um contraponto com a concepção procedimentalista. Finalmente, serão expostos modelos de democracia deliberativa, mediante as teses de Jürgen Habermas, Christopher Zurn e Carlos Santiago Nino, comentando-se suas vantagens e desvantagens. No último capítulo, propõe-se o diálogo institucional como medida de aperfeiçoamento democrático, explicando-se a sua natureza, as suas modalidades e formas de aplicação. Tratar-se-á, outrossim, do desenho institucional brasileiro, analisando-se as possíveis aberturas a mecanismos dialógicos, por meio de institutos já consagrados no direito constitucional brasileiro, a exemplo da interpretação conforme e modulação dos efeitos da decisão em controle de constitucionalidade, verificando-se decisões judiciais em que o diálogo institucional foi observado. Conclui-se que o incentivo ao diálogo deve ser expresso e contínuo, buscando estabelecer não a última palavra ou verdades absolutas, mas um esforço conjunto, com responsabilidades compartilhadas, do uso da razão pública em prol da máxima garantia de direitos constitucionais.
id USP_bc257694292a5c4f5dfec55ef243b5ef
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27112020-163150
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Democracia e Diálogo InstitucionalDemocracy and Institutional DialogueDeliberationDeliberatividadeDemocraciaDemocracyDiálogo InstitucionalInstitutional DialogueProcedimentalismoProceduralismSubstancialismoSubstantialismEsta dissertação visa a estudar diferentes concepções de democracia, de modo a ressaltar a relevância do tema e inseri-lo no contexto histórico brasileiro. Para tanto, serão estudadas teorias procedimentais da democracia, proposta por autores selecionados (John Hart Ely, Jeremy Waldron e Robert Dahl), expondo as especificidades de suas teses, seu impacto no controle judicial de constitucionalidade, semelhanças trabalhadas por outros autores e as críticas proferidas aos referidos trabalhos. Serão, igualmente, apresentadas duas teorias substancialistas da democracia, estudando seus principais elementos e comparando-as especialmente para destacar as suas discrepâncias, bem como realizando um contraponto com a concepção procedimentalista. Finalmente, serão expostos modelos de democracia deliberativa, mediante as teses de Jürgen Habermas, Christopher Zurn e Carlos Santiago Nino, comentando-se suas vantagens e desvantagens. No último capítulo, propõe-se o diálogo institucional como medida de aperfeiçoamento democrático, explicando-se a sua natureza, as suas modalidades e formas de aplicação. Tratar-se-á, outrossim, do desenho institucional brasileiro, analisando-se as possíveis aberturas a mecanismos dialógicos, por meio de institutos já consagrados no direito constitucional brasileiro, a exemplo da interpretação conforme e modulação dos efeitos da decisão em controle de constitucionalidade, verificando-se decisões judiciais em que o diálogo institucional foi observado. Conclui-se que o incentivo ao diálogo deve ser expresso e contínuo, buscando estabelecer não a última palavra ou verdades absolutas, mas um esforço conjunto, com responsabilidades compartilhadas, do uso da razão pública em prol da máxima garantia de direitos constitucionais.This thesis aims to study different conceptions of democracy, in order to emphasize the relevance of the subject and insert it in the Brazilian historical context. Therefore, procedural theories of democracy will be studied, proposed by selected authors (John Hart Ely, Jeremy Waldron and Robert Dahl), exposing the specifics of their thesis, their impact on judicial review, similarities to the work of other authors and criticism uttered to their theories. It will also present two substantialist theories of democracy, studying its main elements and comparing them especially to highlight their differences, as well as performing a counterpoint to the proceduralist design. Finally, deliberative democracy models will be exposed by the thesis of Jürgen Habermas, Christopher Zurn and Carlos Santiago Nino, commenting to their advantages and disadvantages. In the last chapter, institutional dialogue is proposed as a democratic improvement measure, explaining its nature, its types and forms of application. This study will also research on the Brazilian institutional design, analyzing the possible openings for dialogic mechanisms through institutions already established in the Brazilian constitutional law, like conforming interpretation and modulating the effects of the judicial review decision, verifying judicial decisions that led to institutional dialogue. It is concluded that the incentive to dialogue should be expressed and continuous, seeking to establish not an ultimate or absolute truth, but a joint effort, with shared responsibilities, in the use of public reason in favor of the maximum guarantee of constitutional rights.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBeçak, RubensAmaro, Bethânia Pires2017-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-27112020-163150/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-27T12:57:38Zoai:teses.usp.br:tde-27112020-163150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-27T12:57:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Democracia e Diálogo Institucional
Democracy and Institutional Dialogue
title Democracia e Diálogo Institucional
spellingShingle Democracia e Diálogo Institucional
Amaro, Bethânia Pires
Deliberation
Deliberatividade
Democracia
Democracy
Diálogo Institucional
Institutional Dialogue
Procedimentalismo
Proceduralism
Substancialismo
Substantialism
title_short Democracia e Diálogo Institucional
title_full Democracia e Diálogo Institucional
title_fullStr Democracia e Diálogo Institucional
title_full_unstemmed Democracia e Diálogo Institucional
title_sort Democracia e Diálogo Institucional
author Amaro, Bethânia Pires
author_facet Amaro, Bethânia Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beçak, Rubens
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Bethânia Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Deliberation
Deliberatividade
Democracia
Democracy
Diálogo Institucional
Institutional Dialogue
Procedimentalismo
Proceduralism
Substancialismo
Substantialism
topic Deliberation
Deliberatividade
Democracia
Democracy
Diálogo Institucional
Institutional Dialogue
Procedimentalismo
Proceduralism
Substancialismo
Substantialism
description Esta dissertação visa a estudar diferentes concepções de democracia, de modo a ressaltar a relevância do tema e inseri-lo no contexto histórico brasileiro. Para tanto, serão estudadas teorias procedimentais da democracia, proposta por autores selecionados (John Hart Ely, Jeremy Waldron e Robert Dahl), expondo as especificidades de suas teses, seu impacto no controle judicial de constitucionalidade, semelhanças trabalhadas por outros autores e as críticas proferidas aos referidos trabalhos. Serão, igualmente, apresentadas duas teorias substancialistas da democracia, estudando seus principais elementos e comparando-as especialmente para destacar as suas discrepâncias, bem como realizando um contraponto com a concepção procedimentalista. Finalmente, serão expostos modelos de democracia deliberativa, mediante as teses de Jürgen Habermas, Christopher Zurn e Carlos Santiago Nino, comentando-se suas vantagens e desvantagens. No último capítulo, propõe-se o diálogo institucional como medida de aperfeiçoamento democrático, explicando-se a sua natureza, as suas modalidades e formas de aplicação. Tratar-se-á, outrossim, do desenho institucional brasileiro, analisando-se as possíveis aberturas a mecanismos dialógicos, por meio de institutos já consagrados no direito constitucional brasileiro, a exemplo da interpretação conforme e modulação dos efeitos da decisão em controle de constitucionalidade, verificando-se decisões judiciais em que o diálogo institucional foi observado. Conclui-se que o incentivo ao diálogo deve ser expresso e contínuo, buscando estabelecer não a última palavra ou verdades absolutas, mas um esforço conjunto, com responsabilidades compartilhadas, do uso da razão pública em prol da máxima garantia de direitos constitucionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-27112020-163150/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-27112020-163150/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091138418638848