Entre lugares e pertencimentos: um estudo comparado sobre formação de professores em Salvador - Bahia - Brasil e em Havana - Cuba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Anunciação Conceição
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-15102024-111506/
Resumo: Essa tese teve por objetivo geral identificar como as experiências de racismo cotidiano se apresentam a partir da tematização ou omissão a respeito das questões raciais dos e das estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Bahia - UFBA, na cidade de Salvador Bahia Brasil e na Universidade Enrique José Varona - UCPEJV em Havana Cuba. Tem como objetivos específicos: identificar se os componentes curriculares dos cursos que dialogam com a temática étnica racial na percepção dos estudantes; Analisar como as questões étnico-raciais são vivenciadas e narradas pelos estudantes da UFBA em Salvador Bahia Brasil e da Universidade Enrique José Varona - UCPEJV em Havana Cuba, mapeando os antagonismos e as singularidades. Com bases em analises dos estudos decoloniais e da interculturalidade o problema de pesquisa está montado a partir das realidades de universidades públicas e está organizado da seguinte forma: a formação inicial docente é analisada como momento privilegiado para olhar uma das maneiras pelas quais a questão racial se traduz em racismo ou antirracismo nas práticas escolares, o que se dá no interior do espaço da Universidade; a perspectiva comparada obriga a compreender o estatuto da profissão docente em cada país, o que se desdobra na caracterização do perfil do alunado (classe, raça, gênero) nas universidades selecionadas e suas perspectivas, descrição da trajetória das políticas educacionais de nível superior e na formação docente e, assim, contextualização dos sentidos assumidos pela Universidade pública; examinaremos tal formação em dois diferentes níveis: 1) dos currículos vividos pelos estudantes no contexto das universidades e 2) das relações cotidianas desse modo, entendemos que será possível flagrar adinâmica das relações entre história e presente, entre reprodução e mudança, especialmente no caso brasileiro, marcado por uma recente expansão de vagas no ensino superior e pela adoção de ações afirmativas nas universidades públicas o que, dado o grau de desigualdades sócio raciais no país, teve efeitos simbólicos importantes.
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spelling Entre lugares e pertencimentos: um estudo comparado sobre formação de professores em Salvador - Bahia - Brasil e em Havana - CubaEntre lugares y pertenencias: un estudio comparativo sobre la formación docente en Salvador Bahía Brasil y en La Habana CubaCubaCubaCurrículo decolonial e InterculturalidadCurrículo decolonial e interculturalidadeEducação comparadaEducación comparadaFormação de professoresFormación del profesoradoRelaciones racialesRelações raciaisEssa tese teve por objetivo geral identificar como as experiências de racismo cotidiano se apresentam a partir da tematização ou omissão a respeito das questões raciais dos e das estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Bahia - UFBA, na cidade de Salvador Bahia Brasil e na Universidade Enrique José Varona - UCPEJV em Havana Cuba. Tem como objetivos específicos: identificar se os componentes curriculares dos cursos que dialogam com a temática étnica racial na percepção dos estudantes; Analisar como as questões étnico-raciais são vivenciadas e narradas pelos estudantes da UFBA em Salvador Bahia Brasil e da Universidade Enrique José Varona - UCPEJV em Havana Cuba, mapeando os antagonismos e as singularidades. Com bases em analises dos estudos decoloniais e da interculturalidade o problema de pesquisa está montado a partir das realidades de universidades públicas e está organizado da seguinte forma: a formação inicial docente é analisada como momento privilegiado para olhar uma das maneiras pelas quais a questão racial se traduz em racismo ou antirracismo nas práticas escolares, o que se dá no interior do espaço da Universidade; a perspectiva comparada obriga a compreender o estatuto da profissão docente em cada país, o que se desdobra na caracterização do perfil do alunado (classe, raça, gênero) nas universidades selecionadas e suas perspectivas, descrição da trajetória das políticas educacionais de nível superior e na formação docente e, assim, contextualização dos sentidos assumidos pela Universidade pública; examinaremos tal formação em dois diferentes níveis: 1) dos currículos vividos pelos estudantes no contexto das universidades e 2) das relações cotidianas desse modo, entendemos que será possível flagrar adinâmica das relações entre história e presente, entre reprodução e mudança, especialmente no caso brasileiro, marcado por uma recente expansão de vagas no ensino superior e pela adoção de ações afirmativas nas universidades públicas o que, dado o grau de desigualdades sócio raciais no país, teve efeitos simbólicos importantes.Esta tesis tuvo como objetivo general identificar cómo las experiencias de racismo cotidiano se presentan a través de la tematización u omisión sobre cuestiones raciales por parte de estudiantes de la carrera de pedagogía de la Universidad Federal de Bahía - UFBA, en la ciudad de Salvador Bahía Brasil y de la Universidad Enrique Universidad José Varona - UCPEJV en La Habana Cuba. Sus objetivos específicos son: identificar si los componentes curriculares de los cursos dialogan con la temática racial-étnica en la percepción de los estudiantes; Analizar cómo las cuestiones étnico-raciales son vividas y narradas por estudiantes de la UFBA en Salvador Bahía Brasil y de la Universidade Enrique José Varona - UCPEJV en La Habana Cuba, mapeando los antagonismos y singularidades. A partir de análisis de los estudios decoloniales y de la interculturalidad, el problema de investigación se ensambla desde las realidades de las universidades públicas y se organiza de la siguiente manera: se analiza la formación inicial docente como un momento privilegiado para mirar una de las formas en que la cuestión racial se traduce en racismo o antirracismo en las prácticas escolares, que se desarrolla dentro del espacio universitario; la perspectiva comparada requiere comprender el estatus de la profesión docente en cada país, lo que se despliega en la caracterización del perfil estudiantil (clase, raza, género) en las universidades seleccionadas y sus perspectivas, descripción de la trayectoria de las políticas de educación superior y del docente. formación y, por tanto, contextualización de los significados asumidos por la Universidad pública; Examinaremos dicha formación en dos niveles diferentes: 1) los planes de estudio experimentados por los estudiantes en el contexto de las universidades y 2) las relaciones cotidianas; de esta manera, entendemos que será posible captar la dinámica de las relaciones entre la historia y el presente. entre reproducción y cambio, especialmente en el caso brasileño, marcado por una reciente ampliación de plazas en la educación superior y la adopción de acciones afirmativas en las universidades públicas que, dado el grado de desigualdades sociorraciales en el país, tuvieron importantes efectos simbólicos.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJardim, Fabiana Augusta AlvesSilva, Maria da Anunciação Conceição2024-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-15102024-111506/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-22T12:29:06Zoai:teses.usp.br:tde-15102024-111506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-22T12:29:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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