O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Francisco Veiga de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092016-152418/
Resumo: A proposta desta dissertação incide sobre a discussão das possibilidades e potencialidades do ensino de Filosofia na etapa do ensino médio abordado sob a perspectiva de suas conexões com o ideal de formação. Uma vez que a pesquisa seguiu o caminho de relacionar a formação com a metanarrativa emancipadora do Iluminismo, foi importante examinar até onde persiste a força desse ideal, que passa a não ter a mesma resguarda de legitimação de outrora. Esta forma de encaminhar o debate está baseada na discussão sobre a pós-modernidade proposta por Jean-François Lyotard. Partindo destas considerações, a pesquisa buscou examinar textos que abordam a relação do ensino de filosofia com o ideal de formação na situação contemporânea recorrendo a autores como Celso Favaretto, Silvio Gallo, Walter Omar Kohan e Franklin Leopoldo e Silva. Após examinar o que se entende por ideal de formação assim como a forma que ela pode ser associada a uma metanarrativa emancipadora e também suas conexões com o ensino de filosofia, a pesquisa discute aspectos chaves da filosofia de Lyotard para pensar a educação e também voltar a refletir sobre quais maneiras o ensino de filosofia pode tomar forma no cenário atual.
id USP_be58b7e59a9a55f8ea285888537698fb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29092016-152418
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipaçãoThe formation ideal and the teaching of philosophy: The current state of knowledge and the emancipation task.EducaçãoEducationEnsino de filosofiaFilosofiaFormaçãoFormationJean-François- LyotardJean-François-LyotardPhilosophyTeaching of philosophyA proposta desta dissertação incide sobre a discussão das possibilidades e potencialidades do ensino de Filosofia na etapa do ensino médio abordado sob a perspectiva de suas conexões com o ideal de formação. Uma vez que a pesquisa seguiu o caminho de relacionar a formação com a metanarrativa emancipadora do Iluminismo, foi importante examinar até onde persiste a força desse ideal, que passa a não ter a mesma resguarda de legitimação de outrora. Esta forma de encaminhar o debate está baseada na discussão sobre a pós-modernidade proposta por Jean-François Lyotard. Partindo destas considerações, a pesquisa buscou examinar textos que abordam a relação do ensino de filosofia com o ideal de formação na situação contemporânea recorrendo a autores como Celso Favaretto, Silvio Gallo, Walter Omar Kohan e Franklin Leopoldo e Silva. Após examinar o que se entende por ideal de formação assim como a forma que ela pode ser associada a uma metanarrativa emancipadora e também suas conexões com o ensino de filosofia, a pesquisa discute aspectos chaves da filosofia de Lyotard para pensar a educação e também voltar a refletir sobre quais maneiras o ensino de filosofia pode tomar forma no cenário atual.The purpose of this dissertation is to focus on the discussion of the possibilities and potentialities of the teaching of Philosophy - in high school level - approached from the perspective of its connections to the formation ideal. Once the search has taken the path of relating formation with the emancipatory metanarrative of the Enlightenment, it was important to examine how far the strength of this ideal remains, which does not have much of the same legitimacy protection as before. This way of routing the debate concerns the discussion of postmodernity proposed by Jean-François Lyotard. Based on these considerations, the research sought to examine texts that approach the teaching of philosophy related to the formation ideal in the contemporary situation counting on authors such as Celso Favaretto, Silvio Gallo, Walter Omar Kohan and Franklin Leopoldo e Silva. After examining what is meant by formation ideal - as well as how it can be associated with an emancipatory metanarrative - and its connections with the teaching of philosophy, the research discusses key aspects of Lyotard\'s philosophy to reflect on education and also to re-think about what ways the teaching of philosophy may take shape in the current scenario.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPagotto-Euzebio, Marcos SidneiMoraes, Francisco Veiga de2016-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092016-152418/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-29092016-152418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação
The formation ideal and the teaching of philosophy: The current state of knowledge and the emancipation task.
title O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação
spellingShingle O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação
Moraes, Francisco Veiga de
Educação
Education
Ensino de filosofia
Filosofia
Formação
Formation
Jean-François- Lyotard
Jean-François-Lyotard
Philosophy
Teaching of philosophy
title_short O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação
title_full O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação
title_fullStr O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação
title_full_unstemmed O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação
title_sort O ideal de formação e o ensino de filosofia: a situação atual do saber e da tarefa da emancipação
author Moraes, Francisco Veiga de
author_facet Moraes, Francisco Veiga de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Francisco Veiga de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Ensino de filosofia
Filosofia
Formação
Formation
Jean-François- Lyotard
Jean-François-Lyotard
Philosophy
Teaching of philosophy
topic Educação
Education
Ensino de filosofia
Filosofia
Formação
Formation
Jean-François- Lyotard
Jean-François-Lyotard
Philosophy
Teaching of philosophy
description A proposta desta dissertação incide sobre a discussão das possibilidades e potencialidades do ensino de Filosofia na etapa do ensino médio abordado sob a perspectiva de suas conexões com o ideal de formação. Uma vez que a pesquisa seguiu o caminho de relacionar a formação com a metanarrativa emancipadora do Iluminismo, foi importante examinar até onde persiste a força desse ideal, que passa a não ter a mesma resguarda de legitimação de outrora. Esta forma de encaminhar o debate está baseada na discussão sobre a pós-modernidade proposta por Jean-François Lyotard. Partindo destas considerações, a pesquisa buscou examinar textos que abordam a relação do ensino de filosofia com o ideal de formação na situação contemporânea recorrendo a autores como Celso Favaretto, Silvio Gallo, Walter Omar Kohan e Franklin Leopoldo e Silva. Após examinar o que se entende por ideal de formação assim como a forma que ela pode ser associada a uma metanarrativa emancipadora e também suas conexões com o ensino de filosofia, a pesquisa discute aspectos chaves da filosofia de Lyotard para pensar a educação e também voltar a refletir sobre quais maneiras o ensino de filosofia pode tomar forma no cenário atual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092016-152418/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092016-152418/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091185159962624