Efeitos do uso de diferentes métodos de representação gráfica no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-25102001-091833/ |
Resumo: | Neste estudo são avaliadas três atividades com relação a seus efeitos no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Elas são baseadas respectivamente em aplicações de desenho técnico, modelos de arame e modelos de sólidos. Na terceira atividade há também exercícios em que são utilizadas máquinas com comando numérico. A avaliação foi realizada com base em ontuãções obtidas por estudantes no teste MRT, após a prática das atividades em mini cursos experimentais, os quais foram aplicados segundo o método de planejamento experimental chamado Julgamentos Cruzados, e os dados obtidos, analisados de acordo com um método Bayesiano. Concluiu-se que a atividade em que foram utilizadas aplicações de desenho técnico tem maior potencial para desenvolver a habilidade de visualização espacial, quando comparada com as outras, em que foram utilizadas respectivamente aplicações de modelos de sólidos e de arame. |
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Efeitos do uso de diferentes métodos de representação gráfica no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial.Effects of the use of different graphics methods in the spatial visualization development.cognitive processesdesenho para engenhariaengineering design graphicshabilidade de visualização espacial-desenvolvimentprocessos cognitivosspatial visualization-developmentNeste estudo são avaliadas três atividades com relação a seus efeitos no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Elas são baseadas respectivamente em aplicações de desenho técnico, modelos de arame e modelos de sólidos. Na terceira atividade há também exercícios em que são utilizadas máquinas com comando numérico. A avaliação foi realizada com base em ontuãções obtidas por estudantes no teste MRT, após a prática das atividades em mini cursos experimentais, os quais foram aplicados segundo o método de planejamento experimental chamado Julgamentos Cruzados, e os dados obtidos, analisados de acordo com um método Bayesiano. Concluiu-se que a atividade em que foram utilizadas aplicações de desenho técnico tem maior potencial para desenvolver a habilidade de visualização espacial, quando comparada com as outras, em que foram utilizadas respectivamente aplicações de modelos de sólidos e de arame.The effects of three pedagogical activities concerning their effects on the development of spatial visualization skills are presented in this study. Those activities are based respectively on the interpretation and generation of technical drawings, wireframe models, and finally on the generation and interpretation of solid models. In the third activity it has also exercises where numerical controlled machines are used. The activities were applied to a group of under-graduate students in the form of short courses, and the results were measured by MRT testing. The crossover experimental design was used to organize the order of activities and to facilitate the drawing of meaningful conclusions. The statistical analysis was performed according by Bayesian methods. It is concluded that the activity that uses applications of technical drawings has more potential to develop spatial visualization skills.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawano, AlexandreMafalda, Rovilson2000-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-25102001-091833/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-23T20:08:48Zoai:teses.usp.br:tde-25102001-091833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-23T20:08:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste estudo são avaliadas três atividades com relação a seus efeitos no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Elas são baseadas respectivamente em aplicações de desenho técnico, modelos de arame e modelos de sólidos. Na terceira atividade há também exercícios em que são utilizadas máquinas com comando numérico. A avaliação foi realizada com base em ontuãções obtidas por estudantes no teste MRT, após a prática das atividades em mini cursos experimentais, os quais foram aplicados segundo o método de planejamento experimental chamado Julgamentos Cruzados, e os dados obtidos, analisados de acordo com um método Bayesiano. Concluiu-se que a atividade em que foram utilizadas aplicações de desenho técnico tem maior potencial para desenvolver a habilidade de visualização espacial, quando comparada com as outras, em que foram utilizadas respectivamente aplicações de modelos de sólidos e de arame. |
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