Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristian Martins da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mathias, Carmen Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14910
Resumo: As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. É percebido que as HVE têm relevância no contexto da Educação Matemática, entretanto há poucos estudos que as relacionam aos Livros Didáticos (LD). Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como os exercícios presentes em LD de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental requerem HVE para serem solucionados. Dessa forma, delimitou-se o objeto de estudo às tarefas de Geometria Espacial dos cinco livros mais vendidos e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2020, e categorizaram-se as ações de visualização necessárias na resolução de cada tarefa. A partir das análises, percebe-se que os exercícios analisados priorizam o cálculo de áreas e volumes em detrimento das HVE, entretanto, ainda há a possibilidade de articulá-las em algumas atividades
id UFPA-7_1a40fff003f9c17fe3505c9b33adbc0d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14910
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino FundamentalSpatial Visualization Skills in Textbook Tasks for the 9th grade of Elementary SchoolHabilidades de Visualização Espacial; tarefas; livros didáticos; Ensino Fundamental.Spatial Visualization Skills; Tasks; Textnooks; Elementary School.As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. É percebido que as HVE têm relevância no contexto da Educação Matemática, entretanto há poucos estudos que as relacionam aos Livros Didáticos (LD). Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como os exercícios presentes em LD de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental requerem HVE para serem solucionados. Dessa forma, delimitou-se o objeto de estudo às tarefas de Geometria Espacial dos cinco livros mais vendidos e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2020, e categorizaram-se as ações de visualização necessárias na resolução de cada tarefa. A partir das análises, percebe-se que os exercícios analisados priorizam o cálculo de áreas e volumes em detrimento das HVE, entretanto, ainda há a possibilidade de articulá-las em algumas atividadesSpatial Visualization Skills (SVS) can be defined as the ability to mentally visualize, manipulate and recognize an object. It is noticed that the SVS are relevant in the context of mathematics education, however there are few studies that relate them to Textbooks (TB). In this sense, this article aims to analyze how the exercises present in TB of Mathematics of the 9th year of Elementary School (ES) that require SVS to be solved. In this way, the object of study was limited to the Spatial Geometry tasks of the five best-selling books approved by the 2020 National Book and Teaching Material Program and the Visualization Actions necessary to solve each task were categorized. Based on the analyses, the analyzed exercises prioritize the calculation of areas and volumes to the detriment of SVS, however, there is still the possibility of articulating them in some activities.Universidade Federal do ParáCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Santa MariaSilva, Cristian Martins daMathias, Carmen Vieira2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1491010.18542/amazrecm.v19i43.14910Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 202-216Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 202-2162317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14910/10753/*ref*/ABRAHAMSON, D. et al. Coordinating visualizations of polysemous action: Values added for grounding proportion. ZDM, v. 46, n. 1, p. 79-93, 2014./*ref*/ARCAVI, A. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, n. 52, p. 215-241, 2003./*ref*/BETTIN, A. D. H.; LEIVAS, J. C. P., MATHIAS, C. V. Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 36, p. 114-127, 2020./*ref*/BLANCO, T. F., DIEGO-MANTECÓN, J. M., SEQUEIROS, P. G. Procesos de Visualización en una Tarea de Generación y Representación de Cuerpos de Revolución. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 768-789, 2019./*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 25 jul. 2022./*ref*/BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: matemática: ensino médio. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 108p, 2014./*ref*/BUCKLEY, J., SEERY, N., CANTY, D. A heuristic framework of spatial ability: A review and synthesis of spatial factor literature to support its translation into STEM education. Educational Psychology Review, v. 30, n. 3, p. 947-972, 2018./*ref*/COHEN, C. A., HEGARTY, M. Spatial visualization training using interactive animation. In: Conference on Research and Training in Spatial Intelligence. Sponsored by National Science Foundation, Evanston, IL. 2008./*ref*/CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007./*ref*/DANTE, L. R. Teláris matemática, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 3ª edição: São Paulo, Editora Ática, 2018./*ref*/DEL GRANDE, J. J. Percepção espacial e geometria primária. In: LINDQUIST, M. M., SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando Geometria. Editora Atual, São Paulo, p. 156-167, 1994. GAY, M. R. G., SILVA, W. R. Araribá mais: matemática, 9º ano. Matemática, 1ª edição: São Paulo, Moderna, 2018./*ref*/GIAQUINTO, M. et al. Visual thinking in mathematics. Oxford University Press, 2007. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. Grupo GEN, 2017./*ref*/GIOVANNI JÚNIOR, J. R., CASTRUCCI, B. A conquista da matemática: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 4ª edição: São Paulo, Editora FTD, 2018./*ref*/GONZATO, M.; FERNÁNDEZ, M.; DÍAZ, J. J. Tareas para el desarrollo de habilidades de visualización y orientación espacial. NÚMEROS. Revista de Didáctica de las Matemáticas, v. 77, p. 99-117, 2011./*ref*/GORGORIÓ, N. Exploring the functionality of visual and non-visual strategies in solving rotation problems. Educational Studies in Mathematics, v. 35, n. 3, p. 207-231, 1998./*ref*/GUILLÉN, G., GONZÁLEZ, E., GARCÍA, M.A. Criterios específicos para analizar la geometría en libros de texto para la enseñanza primaria y secundaria obligatoria. Análisis desde los cuerpos de revolución. In: GONZÁLEZ, M. J., GONZÁLEZ, M. T., MURILLO, J. (Eds.). Investigación en educación matemática XIII. Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM, p. 247-258, 2009./*ref*/GUTIERREZ, A. Visualization in 3-Dimensional Geometry: In: Search of a Framework. University of Valence, Spain, 1996. Disponível em: <http://www.uv.es/Angel.Gutierrez/archivos1/textospdf/Gut96c.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2022./*ref*/HANNA, G., SIDOLI, N. Visualization and proof: a brief survey of philosophical perspectives. ZDM, v. 39, n. 1-2, p. 73-78, 2007./*ref*/HÖFFLER, T. N., LEUTNER, D. Instructional animation versus static pictures: A meta-analysis. Learning and instruction, v. 17, n. 6, p. 722-738, 2007./*ref*/IEZZI, G., DOLCE, O., MACHADO, A. Matemática e realidade, 9º ano. 9ª edição: São Paulo, Atual Editora, 2018./*ref*/KALI, Y., ORION, N. Spatial abilities of high?school students in the perception of geologic structures. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 33, n. 4, p. 369-391, 1996./*ref*/KLUPPEL, G. T. Reflexões sobre o ensino da Geometria em livros didáticos a luz da teoria de representações semióticas segundo Raymond Duval. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012./*ref*/LAPPAN, G., PHILLIPS, E. A., WINTER, M. J. Activities: Spatial Visualization. The Mathematics Teacher, v. 77, n. 8, p. 618-623, 1984./*ref*/LEIVAS, J. C. P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza da possibilidade da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009./*ref*/LOWRIE, T., LOGAN, T., RAMFUL, A. Visuospatial training improves elementary students’ mathematics performance. British Journal of Educational Psychology, v. 87, n. 2, p. 170-186, 2017./*ref*/MAIER, P. H. Spatial geometry and spatial ability–How to make solid geometry solid. In: Selected papers from the Annual Conference of Didactics of Mathematics. p. 63-75. 1996./*ref*/MATHIAS, C. V., SIMAS, F. L. B. Tarefas de Visualização em Exercícios de Geometria Espacial. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, n. 22, 2021./*ref*/PITTALIS, M.; CHRISTOU, C. Types of reasoning in 3D geometry thinking and their relation with spatial ability. Educational Studies in mathematics, v. 75, n. 2, p. 191-212, 2010./*ref*/PRESMEG, N. Contemplating visualization as an epistemological learning tool in mathematics. ZDM, v. 46, n. 1, p. 151-157, 2014./*ref*/ROCHFORD, K. Spatial learning disabilities and underachievement among university anatomy students. Medical education, v. 19, n. 1, p. 13-26, 1985./*ref*/SILVA, D. V., JOLY, M. C. R. A., PRIETO, G. Relação entre habilidades espaciais e desempenho no ensino médio. Revista Polis e Psique, v. 1, n. 1, p. 61, 2011.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T20:52:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14910Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-02-06T20:52:03Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
Spatial Visualization Skills in Textbook Tasks for the 9th grade of Elementary School
title Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
Silva, Cristian Martins da
Habilidades de Visualização Espacial; tarefas; livros didáticos; Ensino Fundamental.
Spatial Visualization Skills; Tasks; Textnooks; Elementary School.
title_short Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
title_full Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
title_sort Habilidades de Visualização Espacial em Tarefas de Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
author Silva, Cristian Martins da
author_facet Silva, Cristian Martins da
Mathias, Carmen Vieira
author_role author
author2 Mathias, Carmen Vieira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de Santa Maria

dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristian Martins da
Mathias, Carmen Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades de Visualização Espacial; tarefas; livros didáticos; Ensino Fundamental.
Spatial Visualization Skills; Tasks; Textnooks; Elementary School.
topic Habilidades de Visualização Espacial; tarefas; livros didáticos; Ensino Fundamental.
Spatial Visualization Skills; Tasks; Textnooks; Elementary School.
description As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. É percebido que as HVE têm relevância no contexto da Educação Matemática, entretanto há poucos estudos que as relacionam aos Livros Didáticos (LD). Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como os exercícios presentes em LD de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental requerem HVE para serem solucionados. Dessa forma, delimitou-se o objeto de estudo às tarefas de Geometria Espacial dos cinco livros mais vendidos e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2020, e categorizaram-se as ações de visualização necessárias na resolução de cada tarefa. A partir das análises, percebe-se que os exercícios analisados priorizam o cálculo de áreas e volumes em detrimento das HVE, entretanto, ainda há a possibilidade de articulá-las em algumas atividades
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14910
10.18542/amazrecm.v19i43.14910
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14910
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i43.14910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14910/10753
/*ref*/ABRAHAMSON, D. et al. Coordinating visualizations of polysemous action: Values added for grounding proportion. ZDM, v. 46, n. 1, p. 79-93, 2014.
/*ref*/ARCAVI, A. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, n. 52, p. 215-241, 2003.
/*ref*/BETTIN, A. D. H.; LEIVAS, J. C. P., MATHIAS, C. V. Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 36, p. 114-127, 2020.
/*ref*/BLANCO, T. F., DIEGO-MANTECÓN, J. M., SEQUEIROS, P. G. Procesos de Visualización en una Tarea de Generación y Representación de Cuerpos de Revolución. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 768-789, 2019.
/*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 25 jul. 2022.
/*ref*/BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: matemática: ensino médio. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 108p, 2014.
/*ref*/BUCKLEY, J., SEERY, N., CANTY, D. A heuristic framework of spatial ability: A review and synthesis of spatial factor literature to support its translation into STEM education. Educational Psychology Review, v. 30, n. 3, p. 947-972, 2018.
/*ref*/COHEN, C. A., HEGARTY, M. Spatial visualization training using interactive animation. In: Conference on Research and Training in Spatial Intelligence. Sponsored by National Science Foundation, Evanston, IL. 2008.
/*ref*/CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
/*ref*/DANTE, L. R. Teláris matemática, 9º ano: ensino fundamental, anos finais. 3ª edição: São Paulo, Editora Ática, 2018.
/*ref*/DEL GRANDE, J. J. Percepção espacial e geometria primária. In: LINDQUIST, M. M., SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando Geometria. Editora Atual, São Paulo, p. 156-167, 1994. GAY, M. R. G., SILVA, W. R. Araribá mais: matemática, 9º ano. Matemática, 1ª edição: São Paulo, Moderna, 2018.
/*ref*/GIAQUINTO, M. et al. Visual thinking in mathematics. Oxford University Press, 2007. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. Grupo GEN, 2017.
/*ref*/GIOVANNI JÚNIOR, J. R., CASTRUCCI, B. A conquista da matemática: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 4ª edição: São Paulo, Editora FTD, 2018.
/*ref*/GONZATO, M.; FERNÁNDEZ, M.; DÍAZ, J. J. Tareas para el desarrollo de habilidades de visualización y orientación espacial. NÚMEROS. Revista de Didáctica de las Matemáticas, v. 77, p. 99-117, 2011.
/*ref*/GORGORIÓ, N. Exploring the functionality of visual and non-visual strategies in solving rotation problems. Educational Studies in Mathematics, v. 35, n. 3, p. 207-231, 1998.
/*ref*/GUILLÉN, G., GONZÁLEZ, E., GARCÍA, M.A. Criterios específicos para analizar la geometría en libros de texto para la enseñanza primaria y secundaria obligatoria. Análisis desde los cuerpos de revolución. In: GONZÁLEZ, M. J., GONZÁLEZ, M. T., MURILLO, J. (Eds.). Investigación en educación matemática XIII. Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM, p. 247-258, 2009.
/*ref*/GUTIERREZ, A. Visualization in 3-Dimensional Geometry: In: Search of a Framework. University of Valence, Spain, 1996. Disponível em: <http://www.uv.es/Angel.Gutierrez/archivos1/textospdf/Gut96c.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2022.
/*ref*/HANNA, G., SIDOLI, N. Visualization and proof: a brief survey of philosophical perspectives. ZDM, v. 39, n. 1-2, p. 73-78, 2007.
/*ref*/HÖFFLER, T. N., LEUTNER, D. Instructional animation versus static pictures: A meta-analysis. Learning and instruction, v. 17, n. 6, p. 722-738, 2007.
/*ref*/IEZZI, G., DOLCE, O., MACHADO, A. Matemática e realidade, 9º ano. 9ª edição: São Paulo, Atual Editora, 2018.
/*ref*/KALI, Y., ORION, N. Spatial abilities of high?school students in the perception of geologic structures. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 33, n. 4, p. 369-391, 1996.
/*ref*/KLUPPEL, G. T. Reflexões sobre o ensino da Geometria em livros didáticos a luz da teoria de representações semióticas segundo Raymond Duval. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.
/*ref*/LAPPAN, G., PHILLIPS, E. A., WINTER, M. J. Activities: Spatial Visualization. The Mathematics Teacher, v. 77, n. 8, p. 618-623, 1984.
/*ref*/LEIVAS, J. C. P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza da possibilidade da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.
/*ref*/LOWRIE, T., LOGAN, T., RAMFUL, A. Visuospatial training improves elementary students’ mathematics performance. British Journal of Educational Psychology, v. 87, n. 2, p. 170-186, 2017.
/*ref*/MAIER, P. H. Spatial geometry and spatial ability–How to make solid geometry solid. In: Selected papers from the Annual Conference of Didactics of Mathematics. p. 63-75. 1996.
/*ref*/MATHIAS, C. V., SIMAS, F. L. B. Tarefas de Visualização em Exercícios de Geometria Espacial. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, n. 22, 2021.
/*ref*/PITTALIS, M.; CHRISTOU, C. Types of reasoning in 3D geometry thinking and their relation with spatial ability. Educational Studies in mathematics, v. 75, n. 2, p. 191-212, 2010.
/*ref*/PRESMEG, N. Contemplating visualization as an epistemological learning tool in mathematics. ZDM, v. 46, n. 1, p. 151-157, 2014.
/*ref*/ROCHFORD, K. Spatial learning disabilities and underachievement among university anatomy students. Medical education, v. 19, n. 1, p. 13-26, 1985.
/*ref*/SILVA, D. V., JOLY, M. C. R. A., PRIETO, G. Relação entre habilidades espaciais e desempenho no ensino médio. Revista Polis e Psique, v. 1, n. 1, p. 61, 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 202-216
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 202-216
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465146531119104