Estudo da estabilidade direcional de veículos combinados tipo cavalo semi-reboque
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-06062024-162333/ |
Resumo: | Estudo da estabilidade direcional de veículos combinados tipo cavalo semi-reboque utilizando a técnica do \"passeio do centro de gravidade\". Obtêm-se as diversas posições que o centro de gravidade do veículo poderia ocupar, respeitando os limites de carregamento que o fabricante e a legislação impõem. Estas posições são consideradas como diferentes formas possíveis de carregamento do veículo. Para cada posição são obtidas as curvas que representam os movimentos caraterísticos do veículo ante uma pequena perturbação externa. Calculam-se também as taxas de amortecimento para estes movimentos durante trajetórias curvilínea e retilínea. O desempenho na estabilidade direcional do veículo é mostrado levando em consideração a influência de vários fatores como a variação da carga e do momento de inércia, a variação da posição de centro de gravidade do semi-reboque e a transferência de carga entre eixos ou entre pneus, devido à aplicação de aceleração lateral ou longitudinal. Uma modificação realizada no veículo exemplo é avaliada dinamicamente permitindo a comparação entre o veículo real e o modificado. As condições operacionais com menor margem de estabilidade direcional são indicadas para que possam ser evitadas pelos usuários e, assim, elevar a segurança nas estradas e possibilitar a utilização mais racional e eficiente do equipamento |
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Estudo da estabilidade direcional de veículos combinados tipo cavalo semi-reboqueStudy of the directional stability of combined truck semi-trailer type vehiclesarticulated vehiclescavalo semi-reboquedinâmica veiculardirectional stabilityestabilidade direcionalestabilidade veicularheavy vehiclestractor semi-trailervehicle dynamicsvehicle stabilityveículos articuladosveículos pesadosEstudo da estabilidade direcional de veículos combinados tipo cavalo semi-reboque utilizando a técnica do \"passeio do centro de gravidade\". Obtêm-se as diversas posições que o centro de gravidade do veículo poderia ocupar, respeitando os limites de carregamento que o fabricante e a legislação impõem. Estas posições são consideradas como diferentes formas possíveis de carregamento do veículo. Para cada posição são obtidas as curvas que representam os movimentos caraterísticos do veículo ante uma pequena perturbação externa. Calculam-se também as taxas de amortecimento para estes movimentos durante trajetórias curvilínea e retilínea. O desempenho na estabilidade direcional do veículo é mostrado levando em consideração a influência de vários fatores como a variação da carga e do momento de inércia, a variação da posição de centro de gravidade do semi-reboque e a transferência de carga entre eixos ou entre pneus, devido à aplicação de aceleração lateral ou longitudinal. Uma modificação realizada no veículo exemplo é avaliada dinamicamente permitindo a comparação entre o veículo real e o modificado. As condições operacionais com menor margem de estabilidade direcional são indicadas para que possam ser evitadas pelos usuários e, assim, elevar a segurança nas estradas e possibilitar a utilização mais racional e eficiente do equipamentoStudy of the directional stability of vehicles of the type combined truck semi- trailer using the centre of gravity range technique. Various positions that the centre of gravity of the vehicle may occupy are obtained respecting the limits of load that the manufacturer and the legislation imposes. These positions are considered as several possible forms of loading the vehicle. For each position the curves are obtained that represent the characteristic movements of the vehicle under the efifect of a small externai interference. The ratio of damping for these movements during curved and straight trajectories are also calculated. The performance of the directional stability of the vehicle is showen to take into account the influence of various factors, these are the variation of the load and of the moment of inertia, the variation of the position of the centre of gravity of the semi-trailer and the transfer of load between axles or between tires due to the application of lateral or longitudinal acceleration. A modification carried out on the example vehicle is evaluated dynamically permitting the comparison between the real and modified vehicles. The conditions of operation with minor margin of directional stability are indicated so that they may be avoided and so increase safety on the highways and to make possible the most rational and efficient use of the equipment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCanale, Antonio CarlosGutierrez, Juan Carlos Horta1999-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-06062024-162333/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-07T17:34:03Zoai:teses.usp.br:tde-06062024-162333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-07T17:34:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Estudo da estabilidade direcional de veículos combinados tipo cavalo semi-reboque utilizando a técnica do \"passeio do centro de gravidade\". Obtêm-se as diversas posições que o centro de gravidade do veículo poderia ocupar, respeitando os limites de carregamento que o fabricante e a legislação impõem. Estas posições são consideradas como diferentes formas possíveis de carregamento do veículo. Para cada posição são obtidas as curvas que representam os movimentos caraterísticos do veículo ante uma pequena perturbação externa. Calculam-se também as taxas de amortecimento para estes movimentos durante trajetórias curvilínea e retilínea. O desempenho na estabilidade direcional do veículo é mostrado levando em consideração a influência de vários fatores como a variação da carga e do momento de inércia, a variação da posição de centro de gravidade do semi-reboque e a transferência de carga entre eixos ou entre pneus, devido à aplicação de aceleração lateral ou longitudinal. Uma modificação realizada no veículo exemplo é avaliada dinamicamente permitindo a comparação entre o veículo real e o modificado. As condições operacionais com menor margem de estabilidade direcional são indicadas para que possam ser evitadas pelos usuários e, assim, elevar a segurança nas estradas e possibilitar a utilização mais racional e eficiente do equipamento |
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