Isso não é coisa de menina: a ausência de mulheres no cargo de treinadoras no voleibol de alto rendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fetter, Julio Cezar Soares da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-11052023-101241/
Resumo: Embora possua grandes conquistas e apelo nacional em ambos os naipes, com títulos da mais alta importância, historicamente o voleibol brasileiro produz diversas desigualdades de gênero não sem lutas por equidade. Dentre essas, está a ocupação de cargo de treinadora no voleibol brasileiro de alto rendimento. Enquanto parece haver um encaminhamento naturalizado de homens atletas para essa função após sua transição de carreira, as mulheres acabam por ocupar outros postos. Nas últimas três edições da principal competição brasileira tivemos apenas uma mulher treinadora, em apenas uma temporada. À vista disso, sob um viés decolonial que valoriza outras formas de compreender e produzir saberes, este trabalho buscou investigar as razões da ausência de treinadoras no voleibol brasileiro de alto rendimento. As narrativas biográficas, principal método deste estudo, visaram, não a uma análise de discurso, mas a uma compreensão do fenômeno, das questões de gênero e escolhas na transição de carreira que pudessem elucidar o problema desta pesquisa a partir de todas as subjetividades e dos elementos concretos daquelas que narraram sua história. Outros dados também foram obtidos a partir de projeto de pesquisa em parceria com a CBV. Assim, três pós-atletas olímpicas narraram suas trajetórias de vida: Jacqueline Silva, Érika Coimbra e Fabiana Alvim. Em diálogo com suas narrativas, esta dissertação conceituou o cargo de treinadora como uma face pública do esporte, tendo suas ações e atitudes atraindo grande atenção do público e mídia. Foram identificados diferentes vestígios que trazem luz aos fatores desse cenário de desigualdade e constatou-se ainda a produção de uma modalidade que corrobora para a adjetivação de suas atletas pautada em conceitos hegemônicos. Do controle de seus corpos, passando pelos discursos da maternidade, silenciamento de suas vozes e por uma sororidade memorável, suas narrativas trouxeram elementos que mostraram a construção de um teto de vidro, que impede mulheres de ocuparem cargos de treinadoras nas principais equipes do país, ampliando as desigualdades vivenciadas. Por fim, foram propostas ações concretas, partindo da educação dos e nos espaços esportivos, à ressignificação desses espaços e medidas propositivas, para que possamos romper com essa realidade e construir possibilidades efetivas visando a ocupação de mulheres dos cargos de treinadoras de alto rendimento no voleibol brasileiro.
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À vista disso, sob um viés decolonial que valoriza outras formas de compreender e produzir saberes, este trabalho buscou investigar as razões da ausência de treinadoras no voleibol brasileiro de alto rendimento. As narrativas biográficas, principal método deste estudo, visaram, não a uma análise de discurso, mas a uma compreensão do fenômeno, das questões de gênero e escolhas na transição de carreira que pudessem elucidar o problema desta pesquisa a partir de todas as subjetividades e dos elementos concretos daquelas que narraram sua história. Outros dados também foram obtidos a partir de projeto de pesquisa em parceria com a CBV. Assim, três pós-atletas olímpicas narraram suas trajetórias de vida: Jacqueline Silva, Érika Coimbra e Fabiana Alvim. Em diálogo com suas narrativas, esta dissertação conceituou o cargo de treinadora como uma face pública do esporte, tendo suas ações e atitudes atraindo grande atenção do público e mídia. Foram identificados diferentes vestígios que trazem luz aos fatores desse cenário de desigualdade e constatou-se ainda a produção de uma modalidade que corrobora para a adjetivação de suas atletas pautada em conceitos hegemônicos. Do controle de seus corpos, passando pelos discursos da maternidade, silenciamento de suas vozes e por uma sororidade memorável, suas narrativas trouxeram elementos que mostraram a construção de um teto de vidro, que impede mulheres de ocuparem cargos de treinadoras nas principais equipes do país, ampliando as desigualdades vivenciadas. Por fim, foram propostas ações concretas, partindo da educação dos e nos espaços esportivos, à ressignificação desses espaços e medidas propositivas, para que possamos romper com essa realidade e construir possibilidades efetivas visando a ocupação de mulheres dos cargos de treinadoras de alto rendimento no voleibol brasileiro.Although it has great achievements and national appeal in both male and female, with titles of the highest importance, Brazilian volleyball historically produces several gender inequalities - not without fighting for equity. Among these inequalities, there is the absence of women as volleyball coaches at the high level. While there seems to have been a naturalized forwarding of male athletes to this function after their career transition, at the last three editions of the Brazilian Superliga, as an example, we had only one woman as a coach in one of these seasons. In view of this, under a decolonial perspective that values other ways of understanding and producing knowledge, this research sought to investigate the reasons for the lack of female coaches in Brazilian high-performance volleyball. As the main study method, we used the biographical narratives, as a way of understanding the phenomenon, the gender issues and the career transition choices, elucidating the problem of this research from all the subjectivities and concrete elements of those who narrated their stories. Other data were also obtained from a research project in partnership with the CBV. Thus, three post-Olympic athletes shared their trajectories: Jacqueline Silva, Erika Coimbra and Fabiana Alvim. With that, comprehending the coach position as a public face of sport, with its actions and attitudes attracting great attention from the audience and medias, different traces were identified that shed light to these inequality scenarios factors and it was also verified the production of a modality that corroborates to place adjectives to its female athletes based on hegemonic concepts. From the control of their bodies, passing through motherhood discourses, silencing their voices and a memorable sorority, their narratives brought elements that showed the building of a glass ceiling, which denies women from occupying these spaces and expands the inequalities experienced. Finally, it was necessary to think in concrete actions, from education to building different meanings of sport spaces, with the purpose of breaking with this reality and building effective possibilities for women to occupy the high-performance coach position in Brazilian volleyball.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRubio, KatiaFetter, Julio Cezar Soares da Silva2023-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-11052023-101241/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-12T17:03:56Zoai:teses.usp.br:tde-11052023-101241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-12T17:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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