Análise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Gabriel Kranen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126470
Resumo: A profissão de treinador esportivo está em constante crescimento, principalmente no voleibol. Paralelamente, cresceram também as exigências e a necessidade de conhecimento prático e teórico dos treinadores. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção de treinadores de voleibol do Rio Grande do Sul, no âmbito escolar e de entidades esportivas, em relação aos domínios dos conhecimentos e competências profissionais e ao reconhecimento das necessidades de formação e desempenho profissional a este nível, a fim de elaborar um perfil do treinador de voleibol do Rio Grande do Sul e comparar as suas percepções em função do âmbito em que trabalha. A amostra constou de 27 treinadores. Aplicou-se um questionário utilizado por Costa (2005). A análise dos resultados foi realizada através de estatística descritiva, apresentando valores absolutos e percentagens relativas. Nas análises inferenciais, recorremos aos testes de qui-quadrado e ANOVA do tipo One-Way com tratamento post-hoc de Scheffé. Todas as análises foram realizadas adotando o alfa de 0,05. Verificamos que, predominantemente, os treinadores possuem ensino superior completo e acreditam que todos os indivíduos devem ter acesso à carreira de treinador, desde que tenham ensino superior completo ou formação em curso técnico específico. Também julgam importantes e necessárias as competências e conhecimentos, as estratégias de formação e as áreas de necessidade de formação e desempenho da atividade da profissão que foram apresentados neste estudo. Encontramos diferenças entre os grupos de treinadores escolares e de entidades esportivas relacionadas à formação técnica específica, percepção nas competências, desempenho da atividade, entre outras.
id UFRGS-2_6a7ffb6748227af8eccba61fb39c8bfc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126470
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Gabriel KranenMoraes, Jose Cicero2015-09-11T02:32:05Z2015http://hdl.handle.net/10183/126470000972979A profissão de treinador esportivo está em constante crescimento, principalmente no voleibol. Paralelamente, cresceram também as exigências e a necessidade de conhecimento prático e teórico dos treinadores. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção de treinadores de voleibol do Rio Grande do Sul, no âmbito escolar e de entidades esportivas, em relação aos domínios dos conhecimentos e competências profissionais e ao reconhecimento das necessidades de formação e desempenho profissional a este nível, a fim de elaborar um perfil do treinador de voleibol do Rio Grande do Sul e comparar as suas percepções em função do âmbito em que trabalha. A amostra constou de 27 treinadores. Aplicou-se um questionário utilizado por Costa (2005). A análise dos resultados foi realizada através de estatística descritiva, apresentando valores absolutos e percentagens relativas. Nas análises inferenciais, recorremos aos testes de qui-quadrado e ANOVA do tipo One-Way com tratamento post-hoc de Scheffé. Todas as análises foram realizadas adotando o alfa de 0,05. Verificamos que, predominantemente, os treinadores possuem ensino superior completo e acreditam que todos os indivíduos devem ter acesso à carreira de treinador, desde que tenham ensino superior completo ou formação em curso técnico específico. Também julgam importantes e necessárias as competências e conhecimentos, as estratégias de formação e as áreas de necessidade de formação e desempenho da atividade da profissão que foram apresentados neste estudo. Encontramos diferenças entre os grupos de treinadores escolares e de entidades esportivas relacionadas à formação técnica específica, percepção nas competências, desempenho da atividade, entre outras.The sports coaching profession is constantly growing, especially in volleyball, which shows great evolution in the last two decades. At the same time, the requirements and the need for practical and theoretical knowledge of the coaches increased. Thus, this study aims to identify the perception of volleyball coaches of Rio Grande do Sul, in schools and sports entities, regarding the areas of professional knowledge and skills, recognition of training needs and professional performance at this level in order to draw up a volleyball coach profile Rio Grande do Sul and compare their perceptions depending on the scope of employment. The sample consisted of 27 coaches. A questionnaire used by Costa (2005) was applied. The analysis was performed using descriptive statistics, showing absolute and relative percentages. In the inferential analysis, we used the chi-square test and ANOVA One-Way type treatment with post-hoc Scheffé. All analyzes were performed adopting the 0.05 alpha. We found that predominantly the coaches have completed higher education and believe that all individuals should have access to coaching, provided they have completed higher education or training in specific technical course. Also they find important and necessary skills and knowledge, training strategies and areas of need for training and performance of the profession activity that were presented in this study. Differences between school and sports entities coaches were found regarding specific technical training, awareness on skills, work performance, among others.application/pdfporVoleibolTreinadoresVolleyballCoachesPerceptionProfessional skillsNeed for trainingAnálise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972979.pdf000972979.pdfTexto completoapplication/pdf1117740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126470/1/000972979.pdfaa4c3af74e50e34c8bc599fdf3866fe9MD51TEXT000972979.pdf.txt000972979.pdf.txtExtracted Texttext/plain137502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126470/2/000972979.pdf.txtf0ebb2ec91f939f87332cce314345f8cMD52THUMBNAIL000972979.pdf.jpg000972979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126470/3/000972979.pdf.jpg346cfa8588f843fd867d1660e025ab96MD5310183/1264702018-10-22 09:27:15.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:27:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formação
title Análise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formação
spellingShingle Análise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formação
Cunha, Gabriel Kranen
Voleibol
Treinadores
Volleyball
Coaches
Perception
Professional skills
Need for training
title_short Análise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formação
title_full Análise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formação
title_fullStr Análise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formação
title_full_unstemmed Análise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formação
title_sort Análise da percepção dos treinadores de voleibol no domínio dos conhecimentos e compet}encias profissionais e no reconhecimento das necessidades de formação
author Cunha, Gabriel Kranen
author_facet Cunha, Gabriel Kranen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Gabriel Kranen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Jose Cicero
contributor_str_mv Moraes, Jose Cicero
dc.subject.por.fl_str_mv Voleibol
Treinadores
topic Voleibol
Treinadores
Volleyball
Coaches
Perception
Professional skills
Need for training
dc.subject.eng.fl_str_mv Volleyball
Coaches
Perception
Professional skills
Need for training
description A profissão de treinador esportivo está em constante crescimento, principalmente no voleibol. Paralelamente, cresceram também as exigências e a necessidade de conhecimento prático e teórico dos treinadores. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar a percepção de treinadores de voleibol do Rio Grande do Sul, no âmbito escolar e de entidades esportivas, em relação aos domínios dos conhecimentos e competências profissionais e ao reconhecimento das necessidades de formação e desempenho profissional a este nível, a fim de elaborar um perfil do treinador de voleibol do Rio Grande do Sul e comparar as suas percepções em função do âmbito em que trabalha. A amostra constou de 27 treinadores. Aplicou-se um questionário utilizado por Costa (2005). A análise dos resultados foi realizada através de estatística descritiva, apresentando valores absolutos e percentagens relativas. Nas análises inferenciais, recorremos aos testes de qui-quadrado e ANOVA do tipo One-Way com tratamento post-hoc de Scheffé. Todas as análises foram realizadas adotando o alfa de 0,05. Verificamos que, predominantemente, os treinadores possuem ensino superior completo e acreditam que todos os indivíduos devem ter acesso à carreira de treinador, desde que tenham ensino superior completo ou formação em curso técnico específico. Também julgam importantes e necessárias as competências e conhecimentos, as estratégias de formação e as áreas de necessidade de formação e desempenho da atividade da profissão que foram apresentados neste estudo. Encontramos diferenças entre os grupos de treinadores escolares e de entidades esportivas relacionadas à formação técnica específica, percepção nas competências, desempenho da atividade, entre outras.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-11T02:32:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/126470
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972979
url http://hdl.handle.net/10183/126470
identifier_str_mv 000972979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126470/1/000972979.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126470/2/000972979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126470/3/000972979.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa4c3af74e50e34c8bc599fdf3866fe9
f0ebb2ec91f939f87332cce314345f8c
346cfa8588f843fd867d1660e025ab96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447152267100160